Translate

sexta-feira, 20 de abril de 2012

DEZ DICAS para viver em paz com seu estômago


Pacientes com problemas digestivos referem que suas queixas, como azia, dor de estômago e má-digestão, muitas vezes estão relacionadas à alimentação e percebem que tais sintomas melhoram com a reeducação alimentar. Frequentemente, na rotina e correria diárias, adquirimos "vícios alimentares" ( longos períodos de jejum, cafezinhos múltiplos, doces em exagero, entre outros) que perpetuam a agressão ao aparelho digestivo.
Em 2011, foi realizada uma pesquisa em Londres pela qual se averiguou que a maior parte da população  gastava em média apenas 40 minutos ao dia para se alimentar. Fato este assustador, se pensarmos que o dia tem 24 horas e que a alimentação é a fonte de nutrição e energia para as nossas atividades diárias.
Precisamos mudar isto! Transformemos o ato de comer em algo prazeroso e saudável!

Aqui vão algumas dicas úteis que podem ajudar:
  • NUNCA TOME MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
O uso indiscriminado de medicamentos podem mascarar certos sintomas digestivos e retardar o diagnóstico de doenças mais graves, como o próprio câncer. Cuidado com os medicamentos para dor, antigripais e outros à base de ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios. Eles são uma das principais causas de úlceras e problemas digestivos. Veja: "Antiinflamatórios e seus efeitos nocivos no estômago." http://saudedigestiva.blogspot.com.br/2010/04/antiinflamatorios-e-seus-efeitos.html
  • BOM SENSO
A principal regra é evitar aquilo que lhe faz mal,  o que seu estômago não tolera, e dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas. É um verdadeiro exercício de autopercepção mediante a correria diária. E vale a pena! Você não precisa passar fome para fazer uma dieta. A dieta nunca deve ser restritiva e sim SUBSTITUTIVA: substituir o que não lhe cai bem , por aquilo que seu estômago aceita melhor e não prejudica a digestão. O segredo é COMER CERTO!
  • FAÇA TODAS AS SUAS REFEIÇÕES
Alimente-se nos horários corretos e procure comer em ambiente tranquilo, sem pressa. Mastigue bem os alimentos, pois a boa mastigação facilita a digestão. Lembre-se: a digestão dos alimentos incia-se na boca, portanto coma devagar, sinta o sabor da comida!
Procure fazer as 3 principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar - ou lanche da noite).

  • NÃO FIQUE MUITO TEMPO EM JEJUM
Não fique muito tempo sem alimentar-se. Coma de 3 em 3 horas, entre o intervalo das principais refeições. Uma fruta, uma barra de cereais, um iogurte são alimentos leves e impedem que o ácido cloridríco produzido aja diretamente no estômago vazio, provocando danos e sintomas. O certo é fracionar as refeições, comendo pouco, porém várias vezes ao dia.

  • EVITE DEITAR-SE LOGO APÓS AS REFEIÇÕES
Procure não dormir de estômago "cheio" e evite ingerir alimentos no meio da noite. Espere sempre de uma hora e meia à duas horas para deitar-se após a sua última refeição. ( Isto vale também para a cesta - aquela dormidinha depois do almoço!)

  • FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES
Preparados da maneira adequada e saudável, sempre fazem bem. Alimentos ricos em fibras devem ser preferidos; cereais integrais, frutas, verduras e legumes devem estar presentes na alimentação diária, pois auxiliam no processo digestivo.

  • O LEITE
Cuidado com o uso abusivo do leite.Embora ele provoque uma sensação imediata de alívio da queimação, o leite contém muito cálcio e proteína que são potentes estimulantes da secreção ácida do seu estômago, causando um aumento tardio da acidez e piorando em um segundo momento a sensação de azia. Você pode tomar de 1 a 2 copos de leite por dia. Evite tomar leite antes de dormir.

  • EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS E CIGARRO
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois o álcool é irritante da mucosa gástrica. Isto vale também para o café. Evite tomar "inúmeros" cafezinhos ao longo do dia.
O fumo está relacionado a problemas gástricos, como gastrites, úlcera e até mesmo câncer. Logo, o fumo dificulta definitivamente o seu tratamento. Deixar de fumar é o ideal, mas quando isto não for possível de imediato, reduza ao máximo o número de cigarros por dia.

  • EVITE OS ALIMENTOS "VILÕES" DO ESTÔMAGO
Alimentos gordurosos e condimentados, frituras, doces muito concentrados em açúcar, embutidos, bebidas gaseificadas, frutas e sucos cítricos podem lentificar a digestão e provocar/agravar os sintomas; desta forma, devem ser evitados.

  • EQUILÍBRIO EMOCIONAL E LAZER
Relaxe. No auxílio do seu tratamento, busque fazer atividades que você goste para aliviar o estresse e melhorar a sua qualidade de vida. Caminhadas, ioga, dança, pilates, andar de bicicleta, artesanato...tudo vale para equilibrar a mente e fazer as pazes com o seu estõmago. Lembre-se: o estresse emocional, a ansiedade, o nervosismo, são fatores que aumentam a produção ácida do estômago e deflagram ou pioram a gastrite.


Melhorou? Parabéns! Continue sempre seguindo uma dieta adequada, pois se você voltar a abusar da alimentação, saiba que seu estômago irá alertá-lo!

Siga da melhor forma possível as orientações do seu médico e procure voltar às consultas nas datas estabelecidas.

Saiba mais!  Gastrite - Cuide bem de seu estômago
Acesse: http://saudedigestiva.blogspot.com.br/2010/03/gastrite-cuide-bem-de-seu-estomago.html