Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

19 de Maio - Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais

Worldwide, five million people live with Crohn’s disease and ulcerative colitis, conditions known as inflammatory bowel diseases (IBD). Help us to raise awareness and join our fight against IBD.







Juntos podemos sensibilizar a população e lutar pelos pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa!

Visite a página no Twitter em http://twitter.com/worldibdday
Com seu apoio aumentamos a visibilidade mundial destas doenças digestivas crônicas que muitas vezes são incompreendidas e desconhecidas pelo público em geral.

#DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL - Ajude a espalhar esta palavra ao redor do mundo!

Não deixe também de visitar o site www.worldibdday.org
Lá você terá acesso a materiais e recursos educativos destinados  a pacientes e seus familiares.

INFORMAÇÃO !


Como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa interferem na digestão

 As doenças inflamatórias intestinais representam um desafio para  pacientes no que diz respeito a alimentação.Sintomas típicos, tais como diarréia, dor abdominal e perda de peso podem também se relacionar com fatores dietéticos, já que eles podem ser com frequência deflagrados ou piorados com a ingestão de certos alimentos.

A Doença de Crohn pode afetar qualquer segmento do trato digestivo, da boca ao ânus. O local mais comum de inflamação, entretanto, é o segmento final do intestino delgado (o íleo terminal) e a primeira parte do intestino grosso (ceco). As alterações inflamatórias na Doença de Crohn afetam todas as camadas da parede intestinal, explicando a ocorrência frequente de fístulas com outros órgãos ou com a parede abdominal.

Na Doença de Crohn, os distúrbios afetando o intestino delgado podem resultar na absorção inadequada de nutrientes, levando o paciente a quadros de perda peso, inapetência, diarréia  e deficiência de um ou mais nutrientes (vitaminas A,D,E,K, zinco, magnésio, entre outros).
Os pacientes, especialmentes aqueles que sofreram cirurgia no íleo terminal, podem requerer tratamento regular com suplementação de vitamina B12 periodicamente.

Na Retocolite Ulcerativa, a inflamação é restrita exclusivamente ao cólon (intestino grosso) e ao reto.
Durante a fase de atividade da doença (fase aguda), a capacidade do cólon de absorver água é seriamente prejudicada e diminuída, levando a quadro de diarréias que podem ser severas.
Diferentemente da DC, a inflamação na RCUI é limitada a camada mucosa ( mais superficial) do intestino e como o processo inflamatório afeta apenas o intestino grosso,  as deficiência nutricionais são menos comuns do que no caso da Doença de Crohn. Todavia, podem ser observadas redução do ferro (anemia ferropriva) e albumina (ambas  por conta da perda de sangue nas fezes) e eletrólitos, particularmente o potássio. Um sintoma comum é a ocorrência de diarréia sanguinolenta com mistura de muco ( catarro) e , por vezes, secreção purulenta.


Durante o curso da doença, um grande número de pacientes com DII apresenta uma má nutrição geral ou deficiência de nutrientes específicos.
As causas potenciais para o desenvolvimento de déficit nutricional nas doenças inflamatórias intestinais incluem:
  •  Ingestão dietética reduzida por falta de apetite ou redução voluntária por causa de dor ou distensão abdominal.
  • Absorção reduzida de nutrientes no intestino delgado ( má absorção)
  • Movimentos intestinais aumentados nos casos de diarréa com perda associada de nutrientes
  • Interações entre fármacos e nutrientes
  • Requisitos nutricionais aumentados durante fases de inflamação ativa ou infecções.
  • Doenças associadas 
Existe alguma dieta especial para Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?

Não. A maioria dos pacientes tolera bem todos os tipos de alimentos e não requer restrições dietéticas maiores. É aceito que nas DIIs a manutenção de uma boa alimentação  é mais importante do que uma dieta restritiva específica. Algumas vezes , pacientes com Doença de Crohn apresentam uma estenose (estreitamento) no intestino delgado.Nestas situações, uma dieta com baixo teor de fibras (resíduos - frutas, vegetais, sementes) ou uma dieta líquida pastosa podem ser benéficas para minimizar  a dor abdominal e outros sintomas. Frequentemente estas modificações dietéticas são temporárias, até que a inflamação que  causou o estreitamento responda aos medicamentos.
Alguns pacientes portadores de DIIs cursam com intolerância à lactose (açúcar do leite), especialmente na fase ativa da doença. Uma dieta com restrição de leite e derivados portanto, é recomendável nesta fase.