Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A prevenção do câncer através da boa alimentação

A boa alimentação previne o câncer?





Atualmente fortes evidências indicam que a dieta e a nutrição podem influenciar o risco de câncer.
É bem clara a ação protetiva da ingestão de frutas frescas e vegetais por exemplo, com a diminuição do risco de certos cânceres epiteliais, como o oral, esofagiano e gástrico.



Um prato rico e colorido no almoço é sinônimo de saúde. Os benefícios de comer bem já não é mais novidade e pequenas mudanças na rotina diária podem agregar excelentes resultados à vida de cada um. 


Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos revelou que uma dieta regular, com 9 tipos de vegetais por dia, é uma forma de prevenir vários tipos de câncer. Em contrapartida, pesquisas realizadas em animais que se alimentaram com carne vermelha apontaram o aumento dos riscos de se desenvolver a doença. De acordo com a pesquisa, um cardápio variado em fibras é capaz de diminuir 30% dos casos de câncer como tumores de boca, laringe, faringe, estômago e intestino.

 
 
Estudos realizados na China e na Itália sugeriram que o alho e a cebola podem reduzir o risco de câncer do estômago.
 

Evitar alguns alimentos em excesso é essencial. A bebida alcoólica, além dos diversos danos que pode causar, aumenta os ricos do câncer de boca, esôfago, fígado e reto. Outro aspecto relevante é o modo de se preparar e conservar os alimentos: alimentos conservados em sal como carne de sol e peixes salgados podem estar associados ao câncer de estômago. Assim como os alimentos ricos em nitritos e nitratos (embutidos e alguns enlatados) podem aumentar o risco de câncer gástrico e intestinal.

 
Estimativas sugerem que um terço ou mais de todos os cânceres pode estar relacionado à praticas dietéticas e nutricionais.

Já é comprovado também que indivíduos que ingerem mais fibras - frutas, verduras, legumes, farelo de trigo, granola, linhaça, quinoa por exemplo - , vitaminas e sais minerais, apresentam menor probabilidade de desenvolver o câncer, principalmente o de intestino. Sabe-se hoje que determinados nutrientes e antioxidantes apresentam um papel protetor quanto ao câncer de um modo geral (licopenos, betacarotenos, vitamina E, entre outros). Tais nutrientes estão presentes nas frutas, nos vegetais e também na versão integral do pão, do arroz e da farinha de trigo.
    

Seguem aqui algumas recomendações para uma dieta saudável, que minimiza os riscos de se contrair um câncer:


  1. Ter uma dieta variada, comendo-se de tudo um pouco, desde que com moderação;
  2. Ingerir cerca de três frutas diferentes ao longo do dia;
  3. Comer um vegetal verde-escuro pelo menos uma vez ao dia (na salada, refogado ou na forma de suco);
  4. Comer menos carne vermelha e acrescentar o peixe ao seu cardápio duas vezes na semana.
  5. Evitar frituras, enlatados, embutidos, churrasco;
  6. Diminuir refrigerantes, sucos açucarados e industrializados, dando preferência ao suco natural, além de beber água constantemente;
  7. Diminuir e limitar o consumo de sal;
  8. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas; 
  9. Acrescentar diariamente de duas a três castanhas do Pará, nozes ou amêndoas;
  10. Acrescentar 1 a 2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça  ou farelo de trigo na dieta, diariamente;
  11. Utilizar, pelo menos 2 a 3 vezes por semana, o pão ou o arroz integral;
  12. A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama na mulher e ajuda a prevenir a obesidade no bebê amamentado;
  13. Preferir o uso de azeite e óleos de soja, milho, canola e girassol no preparo dos alimentos;
  14. Evitar o consumo de banha, bacon, toucinho ( gorduras saturadas)
  15. Consumir mel;
  16. Reduzir o consumo de açúcares, doces e farináceos brancos;
  17. Ingerir ao menos 2 litros de líquidos por dia (6 a 8 copos).
 
É importante relembrar a importância da manutenção do peso ideal, uma vez que a obesidade está relacionada ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável podem reduzir em 63% os tumores de boca, faringe e laringe. O controle da obesidade pode fazer com que o câncer de mama tenha sua incidência reduzida em 30%. Desta forma, temos que repensar nossa alimentação, pois ela pode ser fator de proteção ou aumentar os riscos de desenvolvimento do câncer. Precisamos aumentar o consumo de frutas, fibras, verduras, legumes e peixes, e deixar de lado alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas, como refrigerantes e alimentos industrializados.
 
O Câncer é tido cada vez mais como uma doença basicamente passível de ser prevenida.
 
VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE?
 
 
CÂNCER: TRATÁVEL, CURÁVEL E PREVENÍVEL!
 
Precisamos falar mais sobre isto.
 
 
 
 


BUSQUE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA!