Translate

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Qual é o seu risco de desenvolver Câncer Colorretal (intestinal)?



A ocorrência e mortalidade por câncer colorretal mostra uma tendência de crescimento, principalmente em países desenvolvidos e áreas urbanas. Os tumores colorretais atingem um número maior de pessoas a partir dos 50 anos. No Brasil, com o aumento da expectativa de vida, esse câncer está cada fez mais frequente, fazendo com que a prevenção seja a palavra de ordem do momento.

O risco pode ser avaliado dentro das seguintes faixas:
  •  Risco habitual: pessoas com mais de 50 anos e sem outros fatores de risco
  •  Risco moderado: histórico pessoal de pólipo maior do que um centímetro ou múltiplos pólipos de qualquer tamanho e os indivíduos com antecedente pessoal de câncer do intestino tratado, além de pessoas com histórico familiar de câncer de intestino ou câncer ginecológico (mama, endométrio ou ovário) em um ou mais parentes de primeiro grau
  • Alto risco: indivíduos com histórico familiar de polipose adenomatosa familiar, ou de câncer colorretal hereditário não-polipóide, ou ainda que apresentem diagnóstico de doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa)
Estudos apontam que em até 75% dos casos, o câncer de intestino não tem caráter familiar, o que aumenta a necessidade de hábitos preventivos e rastreamento.

O Câncer Colorretal acomete o intestino grosso (também chamado de cólon) e o reto. A maioria desses tumores surge como evolução de lesões pré-málignas, os chamados pólipos adenomatosos.

 O tempo estimado para essa transformação é de dez anos. Quando um pólipo é retirado, um câncer pode ter sido prevenido – isso torna a detecção dos pólipos e seu tratamento por meio do exame de colonoscopia uma estratégia de saúde muito importante.

Quando a colonoscopia detecta e remove um pólipo, este é enviado para ser avaliado por um patologista. O número de pólipos e o resultado da anatomia patológica é utilizado para determinar o intervalo em que a colonoscopia deverá ser repetida. Caso você tenha tido pólipos colorretais consulte seu médico para determinar quando você deverá repetir sua colonoscopia.

Pessoas com mais de 50 anos ou que possuam os fatores de risco devem procurar fazer o rastreamento. Os principais exames usados para rastreamento do câncer colorretal são o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. Pergunte ao seu médico sobre quando você deverá iniciar o rastreamento e com que exame.

Lembre-se: o câncer colorretal é uma doença 100% evitável, portanto, merece sua atenção!


Saiba mais! Leia também:

Seus pais, seus avós e seus tios sempre cuidaram da sua saúde.
Agora você vai lembrá-los o quanto é importante cuidar da deles, também.
Compartilhe um dos nossos conselhos com a sua família e faça parte do movimento#vaipormim