Translate

domingo, 22 de março de 2015

Hidratação - O Equilíbrio do Organismo

Neste 22 de março, dia mundial da Água , acho relevante discorrer brevemente sobre a importância deste líquido em nosso organismo.
A quantidade total de água em um indivíduo com peso médio de 70 kg é de cerca de 40 litros, o equivalente a 57% de seu peso corporal total. No recém-nascido, este valor pode atingir 75% do peso corporal , enquanto em indíviduos obesos a porcentagem de água do organismo diminui , chegando, algumas vezes , a 45%.
Ingestão Diária de Água
A maior parte de nossa ingestão diária de água (aproximadamente dois terços) é realizada por via oral na forma de água pura ou de outros líquidos, enquanto o restante provém dos alimentos ingeridos.
Há de se ressaltar ainda , que uma pequena quantidade (150 a 250 ml)também é sintetizada no organismo como consequência da oxidação do hidrogênio presente nos alimentos.
Logo, a ingestão normal de líquido, incluindo a quantidade sintetizada, atinge em média,  cerca de 2.300 ml por dia.
Perda diária de Água corporal
Destes 2.300 ml de água ingeridos, aproximadamente 1.400 ml são eliminados na urina, 100 ml no suor e 100 ml nas fezes. Os 700 ml restantes são eliminados por evaporação a partir do aparelho respiratório ou por difusão através da pele ( perdas insensíveis de água).
Em ambientes muito quentes ou durante o exercício físico, a perda de água no suor aumenta e chega a atingir 1,5 a 2,0 litros por hora, o que obviamente, pode determinar rápida depleção dos líquidos corporais.
Aí reside a necessidade de nos hidratarmos adequadamente ao longo dos dias , a fim de repormos os líquidos corporais tão importantes para a fisiologia básica de nosso organismo.
Se deixamos para beber água apenas quando temos sede, esperamos as células desidratarem e o cérebro nos enviar o "impulso neural da sede" para nos hidratarmos. Tal fato deixa nosso organismo trabalhar sempre "no limite", o que a longo prazo trará prejuízos irreversíveis aos nossos órgãos e tecidos, como pele, rins , intestino, coração, entre outros.
A água é pois , nosso combustível, essencial ao equilíbrio orgânico:
- Auxilia na digestão, na absorção e no transporte de nutrientes;
- Atua como meio para vários processos químicos e metabólicos;
- Ajuda a manter a temperatura corporal estável;
- É fundamental para a formação de todos os tecidos;
- É a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, suor…) que lubrificam os órgãos e as articulações;
- É o melhor hidratante que existe para a pele, deixando-a macia e elástica.

Sendo a substância mais abundante do corpo, em uma situação limite, beber água pode ser mais importante do que se alimentar. O homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, entretanto, pode morrer em poucos dias (em média 4 dias) por falta de água em seu organismo.

Água : Como e quanto consumir?
Hidratar-se de forma correta também é importante.
Em indíviduos adultos é recomendável a ingestão de no mínimo 2 litros de líquidos ao dia, sendo que esta quantidade pode variar de acordo com a temperatura ambiente e atividade física.
No calor, devemos ficar ainda mais atentos, pois a perda de líquidos pelo organismo é muito rápida.
Quando você sentir sede, saiba que você já teve 1 a 2%  do seu peso perdido em água.
Ao falarmos em hidratação, englobamos a água propriamente dita e também líquidos em geral: sucos naturais, chás, água de côco, sopas, etc.
Devemos evitar, na medida do possível, sucos industrializados e refrigerantes pois além de menos nutritivos , apresentam elevado teor de corantes, conservantes, acidulantes e gás.
O ideal é fracionarmos a quantidade de líquidos ao longo do dia, ingerindo pequenas quantidades várias vezes , tal como 8 copos de 250 ml nas 24 horas.

Aqui estão 5 bons motivos para você não deixar de beber água:


  1.  Regula a temperatura corporal - Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.
  2.  Desintoxica o corpo - Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.
  3. Absorção e transporte de nutrientes - A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.
  4. Emagrecimento - Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem nenhuma caloria.
  5. Pele bonita - Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.



"Água é a fonte da vida"
Se as pessoas se hidratassem adequadamente, muitas doenças digestivas (constipação intestinal, câncer colorretal), renais (cálculos renais), dermatológicas (dermatoses) entre outras , poderiam ser evitadas.
A água é um dos melhores e mais acessíveis remédios da natureza.
Você já tomou água hoje?