Translate

sábado, 5 de janeiro de 2013

Sintomas Noturnos do Refluxo Gastroesofágico


A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma afecção crônica decorrente do refluxo de parte do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e/ou órgãos adjacentes a ele.
É uma doença com alta prevalência em todo o mundo e caracteriza-se, do ponto de vista clínico, pela presença de pirose (azia, queimação retroesternal) e regurgitação. Vale lembrar que pacientes com DRGE podem apresentar, além dos sintomas típicos, outros sintomas adicionais ou mesmo isolados associados ao refluxo, como dor torácica não cardíaca, disfagia (dificuldade de deglutição), rouquidão, pigarros faríngeos, tosse crônica, apnéia do sono, entre outros. Aproximadamente 78% dos pacientes com rouquidão e 80% dos pacientes com asma têm sintomas que podem estar associados à DRGE.



O Refluxo gastroesofágico noturno está associado às formas mais graves da DRGE, como as esofagites (inflamação da mucosa esofágica), estenose (estreitamento do esôfago devido à inflamação recorrente pelo ácido), esôfago de Barrett e adenocarcinoma esofágico.
A pirose durante o sono e distúrbios do sono são manifestações comuns da DRGE noturna e apresentam um importante impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Estudo realizado por Kindt e cols. (2011) avaliou a prevalência da pirose e sua associação com distúrbios do sono, demonstrando que 84% dos 9.322 pacientes atendidos referiam distúrbios do sono devido ao refluxo ácido noturno. Eis os resultados:

  • 47% Refluxo ao acordar pela manhã
  • 45% Acordam durante a noite com sintomas
  • 39% Dificuldade para dormir
  • 35% Cansaço matinal
  • 30%, 35% e 12%  pirose noturna leve, moderada e intensa, respectivamente. 
Além da pirose, os pacientes podem referir refluxo de comida para a boca e, por vezes, engasgo noturno (despertam assustados à noite com repentino engasgo causado pela presença de conteúdo gástrico à boca).

Este quadro frequentemente vem acompanhado de uma sensação de sufocamento e falta de ar, fazendo os pacientes dormirem com vários travesseiros ou quase sentados na tentativa de aliviar o desconforto noturno.

Há uma complexa relação entre a DRGE e o sono: transtornos do sono podem induzir distúrbios gastrointestinais, enquanto que sintomas gastrointestinais também podem provocar ou piorar alterações do sono. 
Os mecanismos de clareamento esofágico (a deglutição, a salivação e os movimentos peristálticos do esôfago) pioram durante o sono, resultando em um prolongamento de tempo de contato do ácido com a mucosa esofágica. Desta forma, o refluxo noturno pode ocasionar distúrbios do sono e por outro lado, estes  distúrbios podem agravar a DRGE pelo contato prolongado do ácido e pelo aumento da percepção sensorial. Este fato pode facilitar a ocorrência de complicações da DRGE e diminuir a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. 

Alguns fatores estão relacionados com maior risco de sintomas noturnos e distúrbios do sono em pacientes com DRGE:
  • TABAGISMO
  • ÁLCOOL
  • ESOFAGITE GRAVE
  • JOVENS
  • OBESIDADE
  • DRGE HÁ MAIS DE 5 ANOS
  • PIROSE E REGURGITAÇÃO DIÁRIA
O tratamento da DRGE visa controlar os sintomas, cicatrizar as lesões e prevenir recidivas/complicações. A grande maioria dos pacientes se beneficia com o tratamento clínico, que deve abranger medidas comportamentais e farmacológicas simultaneamente.

As medidas comportamentais previnem situações e alimentos que promovam ou facilitem o refluxo.
Pacientes com distúrbios do sono decorrente de pirose noturna se beneficiam com as seguintes medidas:
  1. Elevar a cabeceira da cama cerca de 10 a 15 cm
  2. Evitar refeições copiosas à noite
  3. Não se deitar após as refeições, aguardando um período mínimo de 2 horas

Importante: Nunca pratique a automedicação. Casos graves de DRGE são frequentemente mascarados pelo uso a longo prazo de medicações inadequadas, levando a complicações importantes como úlceras, estenose e até mesmo adenocarcinoma esofágico. Procure sempre um médico especialista. 



105 comentários:

  1. Eu tenho essa parada ....e horrível ......o axido queima......e quando me sento percebo que o alimento desce de uma só vez....p estômago de volta.....o medicamento p tratamento e caro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual remédio pra isso sofro tanto

      Excluir
    2. Eu também sofro com a DRGE noturna. NEXIUN 40mg é ótimo.
      Mas é bem caro. Você pode ligar no 0800 do Laboratório e eles te cadastram para ter um desconto de uns 30%, por ser medicação de ALTO CUSTO e de USO CONTÍNUO.
      As vezes fico meses sem precisar tomar, mas quando o Refluxo começa, nao tem jeito.
      Tem que tomar, as consequências são GRAVES.

      Excluir
    3. Oi eu estou desesperada não consigo mais ter prazer em comer cnada😭 poso ligar mesmo pra,ter esse desconto já não sei mais o qui fazer

      Excluir
    4. Mano, acabei de ter isso. É desesperador, eu achei que estivesse morrendo. Agora não sei que horas posso deitar. Eu soltei um arroto kkkk. Espero não ter nunca mais

      Excluir
  2. As mães quando acabam de amamentar os bebes, deixam ele na posição vertical até o arroto e nós devemos fazer o mesmo, ao nos alimentar de preferência comer pouco fazer a digestão e não beber muita água.
    OBS: Isso só acontece nesses de comer muito "Gula". Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, estou na crise porque estava muito gulosa, mas aprendi a lição e com fé em Deus vou melhorar...

      Excluir
    2. Há uma semana fomos assombrados de madrugada com ela puxando o ar e, após uns segundos, engasgada, em pânico, pois o ar nem entrava e nem saía. Isso aconteceu mais duas vezes de madrugada e duas ao acordar. Passei a dormir com ela do meu lado e observei que, antes das crises, ela fazia um barulhinho “glub” “glub” como se quisesse arrotar e não conseguia. Até que acordava de sobressalto, engasgada e asfixiada. Toda a família acordava e corria para o quarto dela, tentando-a acalmar para ela recobrar a respiração, que acontecia uns 30 segundos depois. Resultado: todos em casa preocupadíssimos com a chegada do horário de dormir, já temendo a próxima crise. Até que comecei a pesquisar na internet sobre “engasgo noturno” e o primeiro site que abri foi o seu. Achei os sintomas bem parecidos com o que minha filha passou e resolvemos buscar ajuda médica, pois até então, desde que ela nasceu, sempre tratamos as crises de bronquite asmática que ela costuma ter. Quando chegamos no Pediatra (só conseguimos marcar com essa especialidade, pois era dia de sábado), assim que falei em “engasgo noturno”, ele já balançou a cabeça e diagnosticou-a com refluxo. De imediato, passou omeprazol 20g em jejum, passou um exame de cintilografia para pesquisa de refluxo (que fará na quinta-feira próxima) e provavelmente passará outro medicamento após o exame. Não sei qual, mas, disse que não passou ainda para não mascarar o resultado do exame. Também receitou uma dieta especial: nada de cítricos, nem gordurosos, nem refrigerante, nem chocolate, e jantar só até às 2:00 hs que antecedem o horário de dormir. Mas, o que achei fundamental saber é que esse médico falou de pronto que se tratava de refluxo porque ele também tinha a doença há anos, chegando até a fazer uma cirurgia para resolver o problema, mas não teve muito resultado. Também receitou o travesseiro anti – refluxo (que está ajudando muitíssimo na respiração dela). Também nos falou que refluxo e doença respiratória muitas vezes andam juntas, que, muitas vezes, tratando o refluxo, a bronquite asmática e outros problemas respiratórios desaparecem.
      Já fazem dois dias que ela está tomando essa dose em jejum: 20 mg de omeprazol e dormindo com esse travesseiro especial, e agradeço a Deus, nessas duas últimas noites, não teve crise, nem de madrugada, nem de manha. Rogo aos céus que continue assim.

      Excluir
    3. OI Larissa, meu filho tem 9 anos e começou com isto faz uma semana, mesmo sintoma, vou ver um médico e evitar alimentação antes de dormir.

      Excluir
    4. Larissa,minha filha esta com esse mesmo problema,queria saber se realmente o da sua filha foi resolvido com esse tratamento...

      Excluir
    5. Os sintomas da sua filha foram exatamente iguais aos meus, pensei que fosse algo relacionado ao coração porém ao procurar a Cardiologista ela me encaminhou para o Gastro e assim fui diagnosticada com refluxo e por conta disso a minha falta de ar durante o sono. Houve dias em que meu marido precisou me sacudir para o meu ar poder voltar, Horrível!

      Excluir
    6. Meu filho tem 6 anos e a chegada da noite me deixa angustiada e ele também já fica com medo,pois mesmo tomando bronoprida após as refeiçoes ele não comendo em tomando lquido para dormir,é raro o dia que não engasga.Teve crises que demoraram muito pra ele conseguir voltar a respirar,ele se debateu,e ficou roxo,e eu não conseguia desengasgar.Hoje ele engasgou a´pos o jantar foi tomar agua e engasgou.Tenho muito medo dele engasgar quando eu ou se não tiver algém que possa ajuda-lo a desengasgar.É preocupante e triste ver isso.

      Excluir
    7. Nao deixem de procurar um neurologista para avaliar se há apneia obstrutiva do sono. Tenho refluxo também e de nada vai adiantar trata-lo se a apneia existir. Se é ruim pra mim que sou adulta, imagina para os pequenos!

      Excluir
    8. LARISSA CASTRO, TBM JÁ ACONTECEU COMIGO DA MESMA FORMA UMAS 6 VEZES...TU ACORDA DE SÚBITO TOTALMENTE SER AR JÁ ENGASGADO COM O REFLUXO...OLHOS ARREGALADOS PENSANDO QUE VAI MORRER, PQ O AR NÃO VEM...E O MOTIVO DE PENSAR QUE TU VAI MORRER É O "ACORDAR" SE SÚBITO JÁ SEM AR...É HORRÍVEL...SÓ QUEM PASSA PRA RELATAR MESMO...MAS DEPOIS DE SAPATEAR UM POUCO, MAS APAVORADO E SOLTANDO UM GRITO QUE DÁ PRA OUVIR 2 QUADRAS SEGUINTES, QUANDO FINALMENTE O REFLUXO DESCE É APAVORANTE MAS AFINAL O AR RETORNOU E FICA A QUEIMAÇÃO POR CASA DO SUCO GÁSTRICO...HOUVE TBM UMAS 2 VEZES EM QUE EU ACORDEI ANTES DE ESTAR ENGASGADO E SENTINDO O REFLUXO SUBINDO...DEI GRAÇAS A DEUS QUE ME ACORDEI A TEMPO...NUNCA PROCUREI TRATAMENTO...SÓ OS CUIDADOS NECESSÁRIOS...E UM POUCFO ANTES DE DEITAR SE EU SINTO ALGUMA AZIA, POR MÍNIMA QUE SEJA...EU JÁ VOU TOMANDO LOGO O HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO 6% QUE É TIRO E QUEDA...ESSE VENDIDO EM FARMÁCIA...LEMBRANDO QUE ISSO NÃO É UM TRATAMENTO...MAS O ALÍVIO É RÁPIDO E NO MEU CASO DURADOURO...SABE AQUELA AZIA MALDITA QUE NÃO PASSA NUNCA E É PERSISTENTE...POIS É...NO MEU CASO PASSA COMO SE FOSSE POR MÁGICA...ESSE É TIPO DE UM ANTI-ÁCIDO, SÓ SUPER MAIS RÁPIDO...MAS LEMBRANDO...ISSO NO MEU CASO...JÁ O OMEPRAZOL ESSE SIM E PARA O TRATAMENTO...

      Excluir
    9. A quem possa interessar, eu tive esse problema creio eu que pelo péssimo hábito de comer antes de dormir.
      Evitar comer antes de dormir é uma boa, e se comer, procure dormir virado pro lado esquerdo (sobre o braço esquerdo). Nessa posição o estômago fica no angulo ideal para o seu formato e impossibilita que o ácido volte pela garganta.

      Excluir
    10. Ola, com ou sem o travesseiro?

      Excluir
  3. A MINHA MÃE SE ENGASGA A PONTO DE FALTAR O AR, NÃO SO A NOITE COMO AO COMER, AO LER, ENGASGA COM A SALIVA.

    ResponderExcluir
  4. Há algum tempo estamos tambem assombrados de madrugada, de manha, durante as refeições, com a minha mae de 75 anos, tambem puxando o ar e, após uns segundos, engasgada, em pânico, pois o ar nem entra e nem saí. Isso aconteceu mais vezes de dia de madrugada e ao comer , ao acordar. Passei a dormir na casa dela, deixei minha vida para dormir na casa dela, pois a falta de ar, quase fez ela morrer asfixiada a ponto de desmaiar, e ficar 10 dias na UTI, AGORA NOVAMENTE, Até que acorda de sobressalto, engasgada e asfixiada. Toda a família acordava e corria para o quarto dela, tentando-a acalmar para ela recobrar a respiração, que acontecia uns 30 segundos depois DE USAR A BOMBINHA SERETID, para a ASMA. Resultado: todos em casa preocupadíssimos com a a proxima crise, . Até que comecei a pesquisar na internet sobre “engasgo noturno e diurno, e no almoço, e ate com a propria salivar”

    ResponderExcluir
  5. Gente, estou desesperada ajudem a salvar minha mae, ela ja teve refluxo, mas fez endoscopia e nao deu refluxo, ela tem asma e bronquite......Mas o que é isso, toda vez a garganta dela fecha e ai fica sem ar, a ponto de desmaiar, se a gente naão correr pra dar a bonbinha SERETID, QUE SALVA ELA....ja ocorreu de no hospital um dia eles quererem fazr uma traquiostomia, firar a traqueia , a garganta para entrar o ar, mas comoela tem diabete, e neuropatia diabetica e usa remedios fortes como o CYMBALTA 60MG, eunão deixei, entao deram uma adrenalina, ai abriu a garganta.....SOS....ME AJUDEM,.....PELO AMOR DE DEUS!!!! EU ESTOU DESESPERADA: rosana.2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe tem sintomas parecidos com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Recomendo que a leve ao neurologista!

      Excluir
    2. Faz tempo que engasgava principalmente dormindo o medméd disse que era refluxo medmo sem pedtp nenhum exame fiz o tratamento melhorou agora faz uns dias voutou novamente a mesma eensasen horrível de engasgo noturno que deixa meu marido desesperado

      Excluir
  6. Eu tive o primeiro engasgo hoje acordei engasgada com falta de ar e o estomago inchado querendo arrotar e nao conseguia dai veio a tosse nossa foi horrível me levantei e tomeei sal de fruta dai consegui arrotar um pouquinho do coloquei um monte de travesseiro p me deitar tenho notado q estou salivando muito a noite e também estou c uma tosse seca ha dois meses ja fui ao medico e ja tomei dois tipos de xarope e nao passa o q será isso❔

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tb... esta noite foi power, vou no médico... se eu comer massa, pizza, etc... fatal

    ResponderExcluir
  8. eu tb essa noite foi um dus fataliti foi orrivel eu nunca tinha passado por isso urfa

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, deu-me coragem para procurar um especialista Já fiz o exame , mas não acusou nada, mas o meu médico diz que é um refluxo mínimo, O meu problema é só tosse a toda há hora uma comichão que me dá no começo da garganta, e muitas vezes seguido de espilrros. É horrivél.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente por favor o que deu muito certo para um jovem que conheço: Tirou de sua alimentação a carne vermelha frutas ácidas como lhe havia indicado sua médica. O resultado foi excelente. Tente por alguns dias. Fique na Paz.

      Excluir
  10. ACORDO SEMPRE PROCURANDO VOLTAR O AR ,ACHO QUE É O ESTOMAGO,.O MEDICO DISSE QUE É REFLUX ESSE REFLUX VAI PRA O INFERNO TO CURADA EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir
  11. GEMTE VAMOS ENTREGEGAR AAS ENFERMIDAES A JESUS ABTES DE DORMI AIR ELE CURACOITADOS DOS MEDICOS JA ESTÃO SEM SABER DE NADA JESUS MEDICO DOS MEDICOS.

    ResponderExcluir
  12. COMA MAIS POUCA ACABA TODOS SUFOCOS DO SONO.

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse problema há aproximadamente 30 anos, quando tive os primeiro sintomas cheguei a desmaiar e ninguém conseguia entender o que estava acontecendo, ficava um bom tempo sem sentir algo subitamente tinha outra crise e fui deixando... até que há 17 anos atrás senti que estava sendo frequente essas crises procurei o médico e qual foi minha surpresa! Cada médico que passava dizia algo diferente, alguns até insinuavam que eu criava tudo isso era psicológico, tomei vários xaropes, fiz vários exames, inclusive polissonografia, resultado negativo apesar de ter todos os sintomas a médica não conseguia explicar, eu tinha tinha todos os sintomas da apnéia do sono. Fiz endoscopia e não acusava o refluxo, procurei um outro profissional que me indicaram quando ela suspeitou do refluxo (nesse meio tempo se passaram 6 anos); fiz todos os exames e não acusou algo, ela resolveu fazer dois exames mais sofisticados "manometria e PH metria" nesses exames que acusou o refluxo, desde então eu tomo omeprazol 40 mg o qual não esta mais fazendo algum efeito, se eu passar qualquer tipo de situação aonde fique nervosa tenho a sensação que vou morrer a qualquer momento, até a água que eu tomo me da azia e me engasgo com a própria saliva, tenho dificuldade para respirar, e ultimamente tenho crises noturnas terríveis de acordar e começar a pular no meio da casa sem ar, acordar todos e ninguém saber exatamente o que fazer, tenho uma filha casada que é enfermeira que ensinou meus filhos a me segurar por trás e colocar a uma das mãos de punho fechado na boca do estômago e a outra fazer uma pressão na parte de cima para poder o diafragma abrir e o ar entrar mais ou menos isso... não consigo explicar corretamente só de lembrar começo a chorar, pois tenho a sensação que a qualquer momento posso morrer por falta de ar. Voltei ao gastro ele solicitou vários exames estou aguardando a dia do retorno para ver o que ele vai dizer, ele já falou sobre a cirurgia, mas nem sempre tem um bom resultado.
    Desesperada com toda essa situação... Isso porque tenho apenas 50 anos imagina quando estiver com mais idade, a tendência e piorar esses sintomas.

    ResponderExcluir
  14. CONSULTAS MÉDICAS E ORIENTAÇÕES EM SAÚDE

    A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.

    Pelas suas limitações, não deve ser intrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico.

    0 Código de Ética Médica vigente, promulgado em 1988, disciplina que é vedado ao médico:

    Artigo 62 - Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente cessado o impedimento e Artigo 134 - Dar consulta, diagnóstico ou prescrição por intermédio de qualquer veículo de comunicação de massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso me fa muito medo muitas vezes acordo no meio da noite com o coração disparado e com uma tontura horrível parece q vou morrer .Dai vou ao banheiro e provoco vômito daí melhora .o que devo fazer

      Excluir
  15. gostei de todas informações apesar que tem pessoas desenformadas de tdo, eu sou uma paciente assim tenho falta de ar a noite e as vezes de dia, mas tenho bronquite, asma e angiodema tdos na areas de respiração tem dia que acho que vou morrer mas me cuido com cardio pulmunar, cardiologista, acumputurista, e alergista mesmo assim tem dia que é um sufoco, parabens a todos que se informam e nos ficamos sabendo obrigada

    ResponderExcluir
  16. Oi, estou fazendo tratamento a 10 dias com uma medicação chamada TECTA 40mg e com Dramim antes das refeições e continuo, dia sim ,dia não, tendo sufocamentos a noite. É normal?

    ResponderExcluir
  17. Meu filho de 18 anos está tendo umas crises com engasgos ,geralmente quando deita ou come,não tem azia, não tem dores abdominais ,começou com uma tosse seca tipo alergica. , dei vários antialérgicos e antitussigenos e melhorou depois que oarei de dar,claro acompanhado por um médico , o qual não descartou a possibilidade de ser emocional ou estresse por conta do vestibular . Melhorou mas ainda tem slguns engasgos dois ou três diários ou noturnos .Como devo proceder ?

    ResponderExcluir
  18. Meu filho de 18 anos está tendo umas crises com engasgos ,geralmente quando deita ou come,não tem azia, não tem dores abdominais ,começou com uma tosse seca tipo alergica. , dei vários antialérgicos e antitussigenos e melhorou depois que oarei de dar,claro acompanhado por um médico , o qual não descartou a possibilidade de ser emocional ou estresse por conta do vestibular . Melhorou mas ainda tem slguns engasgos dois ou três diários ou noturnos .Como devo proceder ?

    ResponderExcluir
  19. caramba... acabei de ter um engasgo noturno. Me levantei tentando respirar e acho que respirei o refluxo e aí fui cambaleando até o banheiro tentando tossir para liberar as vias aéreas, desesperado, mas sem ar nos pulmões não é possível tossir e isso torna a situação mais desesperadora ainda. Quando por fim consegui voltar a respirar senti uma forte dor nas vias aéreas de tanto que fiz esforço para ibera-las.
    O negócio é tão cruel que só depois me dei conta que estava segurando um travesseiro e com força.
    Decidi parar de fumar, estou fazendo exercícios para melhorar meu peso e condicionamento e também quero cuidar da alimentação com especial atenção para a janta.

    ResponderExcluir
  20. caramba... acabei de ter um engasgo noturno. Me levantei tentando respirar e acho que respirei o refluxo e aí fui cambaleando até o banheiro tentando tossir para liberar as vias aéreas, desesperado, mas sem ar nos pulmões não é possível tossir e isso torna a situação mais desesperadora ainda. Quando por fim consegui voltar a respirar senti uma forte dor nas vias aéreas de tanto que fiz esforço para ibera-las.
    O negócio é tão cruel que só depois me dei conta que estava segurando um travesseiro e com força.
    Decidi parar de fumar, estou fazendo exercícios para melhorar meu peso e condicionamento e também quero cuidar da alimentação com especial atenção para a janta.

    ResponderExcluir
  21. oi meu nome é Servita, tenho constantemente estas crises a noite, a garganta fecha falta-me o ar, e durante o dia fico cansada, sem animo, não estou jantando já há algum tempo. Há anos atras tive tuberculose e quando faço esforço fisico noto que o pulmão mais atingido forma edema que sinto do lado esquerdo, penso que estas falta de ar e engasgo possa estar relacionada com o pulmão. O que vcs me orientam? é uma sensação de morte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho isso tambem,é horrivel.Quando acontece lavanto acabeça pra trás e lavanto tambem os braços.Vouto a respirar rapidinho.

      Excluir
  22. PS_ não tenho nenhum vicio e alimento-me bem e bebo agua com regularidade..

    ResponderExcluir
  23. De um tempo pra cá venho notado em mim alguns sintomas, meu pai sofre de refluxos e meu irmão também, tenho tosse, salivação continua, arroto quando me levanto, quanto estou de pé fico normal, não consegui dormir de ontem pra hoje é neste exato momento estou assim desde que me deitei são 5h da manhã, tosse (parece que tem catarro), arroto suave, boca cheia de saliva. Estou acima do peso mas malhando a 2 meses direto, tenho asma, mas sem crise a tempos

    ResponderExcluir
  24. Minha mãe com 84 anos está tomando Tecta 40MG há 11 dias. Mas, continua com tosse, rouquidão. A cama foi elevada. Será que demora para passar a crise?!!

    ResponderExcluir
  25. Oi gente,tenho refluxo há 23 anos e não durmo bem desde então... Agora, a novidade é que acordo asfixiada como sempre e com mais uma novidade desperto com falta de ar e tudo formigando, mãos, braços e língua, situação triste esta 😒

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj de madrugada acordei com uma queimação horrível só no meio do estomago com as mão formigando e coração acelerado,o que será isso meu Deus?

      Excluir
  26. MEU Deus... Não aguento mais. Muita saliva branca e Espinosa, tosse seca,sufocamento

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho isso as vezes parece que vou morrer. Nesse exato momento estou acordada tendo uma crise. Não é fácil.

    ResponderExcluir
  28. É assustador as crises mesmo, me da muito e batedeira ou seja sintomas de infarto, falta de ar, formigaçao nas maos, aceleraćao do coraçao q vai os batime tos a 120 pois tenho oximetro e da pra medir aqui, ja fui parar algumas vezes no hospital e os medicos preocupados e faz eletro daqui e outro exame dali e graças a Deus é so o corpo mesmo acusando q tem algo errado mas na hkra da crise avente so pensa besteira, negocio e ficar calmo q sempre passa e o meu probmema sao com gases ja q tive q parar com o refri hehe me livrei do cjgarro e so bebo u as cervejas nos finais de semana, e vou trr q parar tb, fazer outro tratsmento prq ja to com 40 mg de manha e 40mg a tarde de omeprazol desses baratinho q parece mais farinha de trigo e bromoprida ante das refeiçoes

    ResponderExcluir
  29. É assustador as crises mesmo, me da muito e batedeira ou seja sintomas de infarto, falta de ar, formigaçao nas maos, aceleraćao do coraçao q vai os batime tos a 120 pois tenho oximetro e da pra medir aqui, ja fui parar algumas vezes no hospital e os medicos preocupados e faz eletro daqui e outro exame dali e graças a Deus é so o corpo mesmo acusando q tem algo errado mas na hkra da crise avente so pensa besteira, negocio e ficar calmo q sempre passa e o meu probmema sao com gases ja q tive q parar com o refri hehe me livrei do cjgarro e so bebo u as cervejas nos finais de semana, e vou trr q parar tb, fazer outro tratsmento prq ja to com 40 mg de manha e 40mg a tarde de omeprazol desses baratinho q parece mais farinha de trigo e bromoprida ante das refeiçoes

    ResponderExcluir
  30. Oi, minha filha de 6 anos está com início, ela se engasga e acorda assustada, às vezes vem acompanhado de vômito, me dá cada sussto, tenho medo de acontecer algo grave pois ela é cardíaca. Queria alguma orientação sobre isso, tem o risco de ter sufocamento com isso?

    ResponderExcluir
  31. Olá, tenho 40 anos e desde os 20 convivo com refluxo noturno. Realmente é péssimo acordar com falta de ar, quando o refluxo é mais intenso dar um pulo da cama é inevitável, são segundos demorados até voltar a respiração normal. No meu caso o resolve se eu não tomar bebidas com gás e álcool, chocolate, condimentos (molhos ácidos) até 3 horas antes de deitar, e não comer qualquer coisa e deitar logo ajuda também, assim como travesseiro alto, o dizem ideal seria ter a cabeceira inclinada uns 15 cm, uso só travesseiro mais alto. Tomar um anti-ácido e domperidona também ajuda. Outra coisa é ficar dentro do peso ideal, quando eu estava acima do peso o refluxo era mais frquente. Omeprazol também ajuda, o médico pode solicitar uma endoscopia só para ver se está ok, mas a correção do refluxo é só por cirurgia em último caso.

    ResponderExcluir
  32. Acabei de ter um engasgo, o primeiro da vida, mas acho que foi pq eu comi e fui deitar, minha garganta está um pouco inflamada. Eu puxava o ar mas não conseguia soltar, a primeira coisa que fiz quando voltei ao normal foi arrotar, pois estava preso.

    ResponderExcluir
  33. tudo que foi dito as vezes a contece mas quando esta muito calor fico co muita falta de ar e horrivel

    ResponderExcluir
  34. Ando passando por isso também, e desesperador, feito pra durmi e acordo sem consegui respirar, sem ar algum nos pulmões, não sei o que fazer, estou começando a ficar com medo de dormir, percebi que essas coisas começaram comigo depois que ganhei pouco de peso, estou desesperado não sei o que fazer, preciso de ajuda urgente.

    ResponderExcluir
  35. Galera o negocio é enlouquecedor, ainda mais pra mim q tenho maninde doenças! Fazem uns 15 dias (logo apos uma bebedeira) q estou cm os sintomas atacados do refluxo! Antes eram esporadicos, mas desta vez estou tendo uma crise! Todo dia praticamente acordando cm
    Essa falta de ar! De dia um pigarro horrivel! Mudei totalmente minha alimentacao e ja emagreci 8 kg, mas ta dificil passar os sintomas! Fiz endoscopia e nao acusou nd de anormal graças a Deus! Estou aguardando passar o periodo de festas pra eu retornar ao medico e ver algum tratamento a ser feito! Mas dormir tem sido horrivel, pra piorar sou muito ansioso e nervoso! Essa noite tive crise e achei esse site, lendo os comentarios me senti mais confortavel!'mas vamos sair dessa pessoal , se Deus quiser! Abco

    ResponderExcluir
  36. Estou tendo umas crises com engasgos ,geralmente quando deito ou come,não tenho azia, não tenho dores abdominais ,começou com uma tosse seca tipo alergica. , ja tomei vários antialérgicos e antitussigenos e melhorou depois que parei de tomar volta as vequalos medicamentos é claro são acompanhado por um médico , o qual não descartou a possibilidade de ser emocional ou estresse por conta do vestibular . Melhorou mas ainda tenho alguns engasgos dois ou três diários ou noturnos .Como devo proceder ?

    ResponderExcluir
  37. Minha mãe também tem ela acorda assustada achando que vai morrer e fica com vontade de vomitar
    passa alguns minutos ela volta ao normal

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dra Larissa,a primeira vez que fui ao medico e foi diagnosticado gastrite e hérnia de hiato, foi em 1986, desde então tenho convivido com este edema, ou doença, não sei, a mais ou menos 15 anos comecei a ter refluxo e vômitos após as refeições, consultei um medico ele me passou um exame de Manometria e pHmetria esofágicas, quando apresentei o resultado, o medico diagnosticou refluxo patológico, que cirurgia não resolveria, o ideal seria mudar meus hábitos alimentares. Fiz o possível, os refluxo diminuíram, e até os vômitos.
    A pouco mais de seis meses Comecei a ter refluxos noturnos,e as vezes que tenho vômito são quase que diárias. Agora mesmo estou aqui assustado e com medo de dormir, porque tive uma crise a pouco.
    Estive em um médico hoje e ele me informou que meu problema tinha muito haver com o meu psico-neural, me encaminhou para um tratamento com um profissional da área de psicologia. Em resumo, eu como mau, sempre cantarolado, durmo mau, mesmo com remédio, e agora então com este refluxo noturno.. tomo remédio pra gastrite, pressão, colesterol, depressão e para dormir, mesmo assim tenho uma qualidade de vida bem ruim...o que a Dra. me aconcellha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você tendo crises de refluxo durante a noite é aconselhável tomar remédio para dormir?

      Excluir
  39. Oi Dra. Tem acontecido algo bem parecido comigo, estive até internado durante 05 dias.
    Me deito para dormir, de repente, acordo sobressaltado, não consigo respirar, puxo o ar fazendo um esforço enorme e não consigo solta-lo de uma vez só, só bem pouquinho, isso chega a durar as vezes até 1 minuto, parece que vou morrer a qualquer momento, horrível.
    aos poucos vou tentando me acalmar para poder voltar ao normal, quando volto, muito cansado, lágrimas nos olhos, e percebo, um fluído mas espesso na minha boca, vindo como se fosse do nariz que as vezes chega a escorrer também. Quan durmo com o travesseiro ( triangulo ) não tenho esses episódios. Não sei mas o que fazer. Já ouvi opinião de vários médicos, e ate agora não consigo melhorar. Que médico especialista devo procurar para tentar me ajudar ? Agradeço desde já a sua orientação.

    ResponderExcluir
  40. Gente, acabei de ter uma crise, as minhas não são tao frequentes, tenho hérnia de hiato e refluxo comprovados, sinto muita dor nas costas, é horrível, quase matei meus pais de susto, agora estou aqui na cama com medo de dormir e acordar sufocado de novo, é muito ruim

    ResponderExcluir
  41. Criei um grupo no whatsapp para falarmos sobre assunto. Entrem aqui:
    https://chat.whatsapp.com/8c3K5BKIjAuB3Gb5eU7cxC

    ResponderExcluir
  42. Tive 3 engasgos em uma semana. É terrível, parecia que eu ia morrer sufocada. Consultei um otorrino e um gastro, mas a noite sempre é estressante, não consigo dormir de medo de engasgar novamente.

    ResponderExcluir
  43. Acabei de ter um engasgo, a aflição foi tanta q o condomínio todo ouviu. Acordei de repente sem ar, pior eu estou sozinho, pensei q iria morrer. Parece que fiquei sem ar por 1 hora. Assim que consegui respirar veio um gosto e queimação horríveis na garganta. Estou com medo de voltar dormir. Já tive dentro do ônibus algumas vezes, as pessoas não entendiam e começavam rir, era só cochilar a boca começava salivar e o engasgo era certo. segunda-feira vou ao médico, estou com muito medo. Perdi o sono!

    ResponderExcluir
  44. Estou lidando com esse problema aproximadamente 15 anos já tive várias experiências noturnas com sufocamento e asfixia de ar e após 30 segundos ao ficar em pé o que sentimos o suco gástrico descendo para o estômago e conseguindo a voltar a respirar.
    95% das vezes que eu correram este problema foi devido a comer lasanha, pizza, misto quente e ATUM (minhas comidas favoritas) antes de dormir.
    Diante de qualquer tratamento médico é muito importante emagrecer ter o hábito de uma alimentação saudável.
    Ao procurar um médico sem plano de saúde e desesperado foi indicado realizar uma cirurgia para fechamento de cinder a válvula responsável pelo esse refluxo valor do procedimento para o médico gastro era de r$ 10000
    E me informar melhor sobre essa cirurgia realmente é uma é uma cirurgia que pode melhorar mas ouvi relatos que se fechar de maneira incorreta a pessoa não consegue mais arrotar qualquer alimento que ele a pessoa come se sente empanturrado.
    O melhor procedimento que houve foi do meu primo médico que me disse que antes de qualquer procedimento cirúrgico o médico deveria ter informado que emagrecer seria o primeiro passo e sabe que deu certo mas até hoje tenho que me policiar quanto aos alimentos que como quatro horas antes de dormir.


    ResponderExcluir
  45. Sinto umas 7 vezes, Eu sinto uma dor, um no debaixo da garganta e uma dor no peito.

    Oque é?

    ResponderExcluir
  46. Olha pessoal eu tenho isso é no meu caso está ligado a gula antes de dormir aí vai umas dicas que podem ajudar: não exagerar na janta e não exagerar na água antes do sono, inclinar um pouco o tronco com ajuda de travesseiros, comer alimentos ricos em fibras como cenouras, aveia mas a maça me ajudou muito, quando engasgo a noite com refluxo ( agora mais raro) levanto os braços pra cima bem alto e mantenha a calma, com a dor do peito eu abro os braços como que irá dar um abraço e levanto pra cima como quem bate asas, durante o dia faço pequenas seções de alongamento com os braços bem curtas de um ou dois minutos após as refeições, ao acordar me espreguiçou bem, bebo água em jejum e espero um pouco antes de comer alguma coisa, tento evitar cerveja e refrigerante e gorduras animais e vegetais. Espero ter ajudado um pouco, realmente é algo bem ruim principalmente durante o sono que parece mais um pesadelo.

    ResponderExcluir
  47. Essa noite achei que fosse morrer. Acordei engasgada com a garganta fechada sem poder respirar. O ar não entrava. Meu marido ficou muito preocupado, coitado querendo ajudar. tentei me acalmar e depois de uns trinta segundos fui voltando, coração acelerado.Medo de voltar a dormir. Tomei um pouco de água e me acalmei. Tentava tossir...vou adotar alguns cuidados como alimentação, jantar mais cedo e dormir com um travesseiro mais alto. Já aconteceu comigo durante o dia. Gente é horrível. Que Deus nos livre disso.

    ResponderExcluir
  48. Acabou de acontecer....tó ate tremendo..pensei que ia morrer....DESTA VEZ NUNCA MAIS COMO A NOITE....NUNCA MAIS....

    ResponderExcluir
  49. Boa noite...ou seja, Boa madrugada...
    Que sensação horrível, acordar engasgado com um no na garganta...
    Tomo Omeprazol 20 mg em jejum todos os dias mas é só comer massas a noite que acordo engasgado.. É ridículo acordar e começar a sapatear para o ar voltar...
    Meu médico sugeriu cirurgia de hérnia de hiato.. Preciso tomar decisões....

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Celma-Tive o primeiro engasgo na madrugada deste Domingo, foi a coisa mais horrível que já senti! parece que vai morrer sufocado não entrar ar pelo nariz e muito menos pela boca!.Tenho gastrite e esofagite estou em tratamento com Pantoprazol e Dompliv. Depois do episódio fiquei muito rouca, com dificuldade para engolir, falta de apetite e sinto dor no toráx.

    ResponderExcluir
  52. Tenho refluxo gastroesofágico e faz uns três anos que tenho este sufocamento, mas, antes era só de dia, agora estou tendo a noite também. Hoje acordei às 04:30 engasgada. Resolvi procurar sobre o assunto e encontrei este site. Nesta noite comi lasanha, mesmo em pouca quantidade atacou meu refluxo. Vou procurar um médico novamente para ver o que fazer.

    ResponderExcluir
  53. Que terror! Assustador.
    Acabei de passar por isso, acordei com falta de ar terrível pulando tentando respirar trombando em tudo, até que cheguei ao banheiro, quando consegui respirar uma dor imensa no estômago um gosto azedo na garganta e tive uns dois arrotos pequenos, é apavorante acordei minha filha,marido sentimento de morte, medo de volta dormir chorei muito com muito medo, resolvi procurar o que era, até que vi os comentários, continuo com medo de voltar pra cama, estômago esta queimando, mais um pouco mais aliviada.
    Agora esperar o dia clarear e procurar um médico.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite tenho os mesmos simtomas que a maioria aqui.
    Vamos fazer um grupo de whatssap para debater sobre tratamentos.
    Meu numero 48996304185

    ResponderExcluir
  55. Tive duas vezes. É muito ruim mesmo, mas as informações desse blog me deu uma luz. Obg

    ResponderExcluir
  56. Galera, tenho uma grande dica importante.
    Quem estiver do seu lado avisa que tem esse tipo de problema, e pede para ele na hora que acontecer te lembrar de respirar pelo nariz, acontecia comigo, um dia minha esposa falou respira pelo nariz, e deu certo nunca mais passei o medo, quando acontece ela já fala, respira pelo nariz, respira pelo nariz, e eu volto.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  57. Gostaria de agradecer ao Dr. EBOSELE por me ajudar a me fazer acreditar no feitiço mágico, ele trouxe meu amante de volta ao encontro 10: am ontem de manhã, entrei em contato com ele há 3 dias para me ajudar a trazer o meu ex de volta para mim e ele contou eu, ele me ajudará isso, uma vez que ele acabe de lançar o feitiço, o meu amante voltará para mim com dois dias, depois que ele acabou de lançar o feitiço, ele me chamou e disse que ele apenas queria que o espirito fosse que meu amante venha me procurar, ontem de manhã em 10: meu namorado voltou para mim, ele me disse que ele lamenta muito por me machucar rompendo comigo. Este é o ótimo trabalho de dr ebosele, você pode contatá-lo, eu nunca acredito em forst quando vi tantas pessoas falando sobre a bondade dele, então eu digo, permitam-me dar uma chance, fiquei surpreso por ele realmente ter trabalhado para mim você pode entrar em contato com ele se você tiver um namoro ou um relacionamento quebrado ou quer que alguém se apaixone aqui é dr ebosele detalhes: dreboselesolutioncenter@hotmail.com você também pode fazer o que ele está em: +2348147461232 entre em contato com ele para ajudá-lo também

    ResponderExcluir
  58. Estou há 3 dias c todos esses sintomas, tomo remédio p refluxo há tempos mas nunca tinha tido esses episódios a noite... Tenho medo de deitar p dormir... Agora estou com dor no peito e nas costas e empachamento, sei q vai acontecer de novo... Mesmo tomando omeprazol e competidora, demora umas 2 hrs p eu voltar a dormir!

    ResponderExcluir
  59. Estou tendo uma crise agora. Uma sensação q um vômito subiu para garganta, garganta raspando, um mal estar. Estou tomando agua para tentar aliviar. Agora é rezar e esperar passar.

    ResponderExcluir
  60. Comecei a ter sufocamento enquanto comia em agosto de 2017,desde lá até eu entender oque estava acontecendo e fui em diversos médicos,achando que eu tinha uma doença grave no coração,isso foi aumentando muito minha ansiedade até que encontrei o site que falava sobre refluxo e sintomas,fiz endoscopia não acusa refluxo mas tenho todos sintomas ,gosto amargo na boca queimação no peito,arrotos ,me engasgo a noite e fico o dia todo com o gosto acido na boca ,ja perdi 15 kg, o único remédio que ajuda mesmo é o esomax ou nexium mas são caros , Mas vale a pena pois a dor que da no peito e a garganta queima horrível

    ResponderExcluir
  61. ALGUÉM SABE SE O ENGASGO POR CAUSA DO REFLUXO PODE SER FATAL EM ALGUM CASO? TIPO, O ÁCIDO SOBE, SUFOCA E NÃO DESCE MAIS?

    ResponderExcluir
  62. Eu tabem sinto isto ,li num comentario mais acima que ele ouvia a esposa tentando arrotar mais nao conseguia ao dormir ,eu apos acodar com a ancia da morte começo a arrotar com a barriga inchada de ar .o amargo da morte.

    ResponderExcluir
  63. Tenho vivenciando essa triste experiência há dois meses, tosse incessante, procura desgastante por vários hospitais na expectativa de solução, fiz vários exames, até para embolia pulmonar, tomei muitos medicamentos como antibiótico, antialérgico, antitussigeno, inalação, mas nada de melhorar. As crises noturnas foram se tornando mais frequentes, acordo com a sensação de que tem algo tapando minha traquéia, não consigo respirar, e o desespero toma conta de mim e da minha família. Ao contrário de muitos, não sinto queimação no esôfago, entao acreditei não se tratar de refluxo, porém, como a tosse, rouquidão e pigarro pioraram na última semana, busquei ajuda com um otorrino a princípio, relatei todos os meus sintomas e a médica com toda atenção e segurança na informação considerou se tratar de refluxo, me encaminhou para exames de imediato e de fato foi apontado refluxo laringico, vou iniciar a medicação amanhã, já estou melhorando minha alimentação e pretendo iniciar atividade física. Me esforçarei para alcançar o alívio e cura dessa doença. Desejo boa sorte a todos vocês.

    ResponderExcluir
  64. Acordei pela manhã engasgado com bastante líquido amargo, é estou com rouquidão até agora, não tinha nada no estômago, além de muito líquido, passei a tarde tomando somente chá e água, desde 17:00 horas, quando me acordei engasgado, eram 05:00 horas...

    ResponderExcluir
  65. Acabei de sentir os sintomas citados acima. Estou com medo de voltar a dormi e sentir novamente, tomei Omeprazol deu uma aliviada.. espero que venho a ter melhora...

    ResponderExcluir
  66. Eu sinto muito dor no estomago, sempre a noite, não sei mais o que fazer, pois vi na net que o omeprazol está causando problemas sérios a saúde.

    ResponderExcluir
  67. Tive o primeiro episódio hoje. Estava dormindo e do nada senti que fosse arrotar, mas parece que alguma coisa agarrou na minha garganta e eu comecei a ficar sem ar. Comecei a puxar o ar e não conseguia respirar de jeito nenhum. Minha mãe perguntando o que estava acontecendo e eu só puxando o ar para tentar respirar, até que eu conseguir voltar a respirar e em seguida soltei um arroto. Achei que estava morrendo, uma sensação horrível. Agora estou com azia. Será que isso pode voltar a acontecer com frequência? Essa é a primeira vez que acontece comigo. Estou com muito medo!!

    ResponderExcluir
  68. BOM DIA!! As vezes engasgo durante o sono, alguma dica se estiver sozinha o que fazer? esta noite engasguei foi horrível meu marido não estava,

    ResponderExcluir
  69. Eu tive esse emgalgo pensei que ia morrer ontem a noite tô com medo de dormir e acontece novamente

    ResponderExcluir
  70. Então amigos, eu li quase todos, eu também tive isso hoje 07/Maio/2018, jantei pizza com a família assisti o fantástico e comecei a sentir uma sensação de estômago cheio tomei uma água tônica e dormi as 2:00 da madrugada acordei sufocando, com a sensação de afogado no ácido do estômago extramente forte demorei alguns minutos a voltar ao normal, o que pude concluir e melhorar a alimentação dieta de algumas coisas como bebidas pretas, café, coca cola esses venenos ! Verificar se tem asma e bronquite que contribuem tmb o tratamento causa isto! Usar travesseiro anti refluxo! Usar o remédio mais simples pro estômago Omeprazol por uns 3 meses, antes do café da manhã! Fazer exames é fundamental... comida balanceada ajuda tmb! Abraços vamos vencer !!!

    ResponderExcluir
  71. hoje anoite eu acordei assustado com uma falta de ar e uma queimação na garganta, pensei que ia vomitar pq deu uma ansia de vomito derrivel

    ResponderExcluir
  72. acordei de madrugada com uma falta de ar tremenda ( não conseguia respirar por uns 5 segundos ) em seguida uma queimação muito forte na garganta.

    ResponderExcluir
  73. Me engasguei dormindo acordei sufocada achei que ia morrer foi horrivel, fiquei com pigarro e tosse por horas. É desesperador...

    ResponderExcluir
  74. Tenho refluxo a uns cinco anos nao consigo melhorar de jeito nenhum nao aguento mais ficar sem comer tanta coisa,e mesmo assim tenho sempre pela madrugada todos os dias muita dor de estômago

    ResponderExcluir
  75. Acordo sufocada sinto-me abafada cm se não tivesse arrumado respirar suada agoniada...um dia pensei ia morrer veio Tossi reca tampo minha garganta dei pulo da cama totalmente sufocada. Procurando o fôlego...terrível parece vou morrer do nada com falta de ar aff

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Nossa acabei de acorda com esse sintomas citados ai sem pode respira achei que iria morrer acho que aconteceu pq jantei e tomei coca e fui deita nunca tinha acontecido isso comigo

    ResponderExcluir
  78. Faz três meses que estou com um pigarro na garganta,e agora com engasgo,oque faço pois meu filho de 2 meses só mamã e me passaram Omeprazol???

    ResponderExcluir
  79. Hoje de madrugada tive minha primeira crise,è uma coisa horrível fui correndo para o banheiro tentar vomitar e nao saia nada só o suco gástrico que me sufocou por alguns segundos.

    ResponderExcluir
  80. É horrível, durante minha adolescência vez ou outra muito raramente acordava sufocada e não sabia o que era, hj na fase adulta parece que as crises pioraram e acontecem com mais frequência, minha última foi horrível, não conseguia respirar, puxava o ar e não soltava estava desesperada,não sei o que fazer para melhorar, durmo com 3 travesseiros pq tenho medo, pois quando isso acontece parece que vou morrer sufocada

    ResponderExcluir
  81. Olá! Gostaria de expressar minha profunda gratidão pela informação valiosa fornecida neste artigo sobre os sintomas noturnos do refluxo. Foi extremamente esclarecedor e útil. A abordagem detalhada e a explicação clara ajudaram-me a entender melhor o que estou enfrentando e como posso lidar com isso. Este tipo de conteúdo é essencial para quem procura orientação e compreensão sobre sua saúde digestiva. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Continuem com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!