Translate

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Antiinflamatórios e seus efeitos nocivos no estômago

Os processos inflamatórios são, sem dúvida, problemas bastante comuns em nosso dia a dia.
Inadvertidamente, consumir antiinflamatórios sem prescrição médica é comum não somente no caso de doenças específicas, como artrite reumatóide ou osteoartrite, mas também em muitos outros em que estão presentes fenômenos dolorosos em geral, incluindo dores de cabeça, gripes, contusões e cólicas menstruais.
Em todo mundo, medicamentos aintiinflamatórios não hormonais ( AINHs) e o ácido acetilsalicílico (AAS) são consumidos e por não ter acompanhamento médico, boa parte dos usuários destes e de outros antiinflamatórios apresentam algum tipo de sintoma gástrico, como dor de estômago, azia, náuseas e vômitos, sintomas estes que frequentemente levam à interrupção do tratamento.

O que os AINHs e os AAS podem causar de mal no aparelho digestivo?
O uso destes medicamentos podem proporcionar o aparecimento de sintomas de queimação gástrica, azia, dor e desconforto abdominal, além de complicações como gastrite, úlcera e hemorragias digestivas.

As ações lesivas dos AINHs e dos AAS atinge outros órgãos?
Infelizmente, as ações lesivas dos antiinflamatórios sobre o trato gastrointestinal não se limitam apenas ao estômago e ao duodeno, mas incluem também o esôfago, todo intestino delgado e cólon. Além disto, o seu uso indiscriminado está associado a problemas renais e cardíacos.

O uso de antiinflamatórios aumenta a chance de complicações de doenças?
Sim. as úlceras pépticas têm sua incidência significativamente aumentada com o uso de AINHs, corticóides( antiinflamatórios hormonais) e AAS. As complicações ocorrem de maneira silenciosa, sendo frequente o aparecimento de hemorragia e perfuração do órgão como primeiro sinal. O risco de possíveis complicações é maior se a pessoa tiver mais de 60  anos de idade ou se já possuir uma história pregressa de gastrite ou úlcera.

Fatores de risco para  ÚLCERAS induzidas por AINHs : 
  • Idade maior que 60 anos
  • História prévia de gastrite, úlcera e hemorragia
  • Co-tratamento com corticóides
  • Uso de altas doses de AINHs
  • Associação de AINHs
  • Co-tratamento com anticoagulantes
  • Sexo feminino
  • Tabagismo
  • Infecção por " helicobacter pylori "  
Quais os antiinflamatórios não hormonais mais comuns?
Alguns exemplos: ácido acetilsalicílico, diclofenaco, nimesulida, meloxicam, piroxicam, indometacina, ibuprofeno, celecoxibe. Antiinfamatórios como o celecoxibe e o lumiracoxib são menos agressivos, porém também podem causar complicações renais , cardíacas e gastrointestinais.

Por que os AINHs agridem o aparelho digestivo?
Pois o uso prolongado de antiinflamatórios interfere na capacidade do estômago de proteger-se contra os seus ácidos.
O estômago possui três defesas contra os sucos digestivos: o muco, que reveste a parede gástrica e a protege contar o ácido; o bicarbonato, que neutraliza o ácido do estômago; e a circulação sanguínea gástrica, que ajuda na renovação e reparação celular. Os AINHs interferem nestes mecanismos de proteção e, com as defesas do estômago baixas, os sucos gástricos podem ferir e lesar de maneira superficial ou profunda a mucosa do órgão, desencadeando sintomas e doenças.

Estudos epidemiológicos sugerem que 15 a 40% dos pacientes que utilizam AINHs apresentam algum tipo de sintoma digestivo, sendo que 10% destes pacientes são obrigados a interromper o tratamento devido a severidade dos sintomas. Além disto, de todos os usuários crônicos de AINHs, 10 a 30% poderão vir a desenvolver úlcera péptica, predominantemente úlcera gástrica.
Existe ainda uma grande preocupação quanto ao uso de AAS em baixa dosagem para a prevenção de fenômenos tromboembólicos cardivasculares e seu impacto sobre o trato gastrointestinal. Segundo estudos apresentados no último Congresso Europeu de Gastrenterologia-UEGW de  Londres em 2009, estima-se que a incidência de úlceras com sangramento em usuários crônicos de AAS para a prevenção de eventos cardiovasculares seja de 1,2 por 100 pacientes-ano.

Existe alguma proteção contra os efeitos gastrointestinais lesivos dos AINHs e AAS ?
Atualmente contamos com opções de medicamentos capazes de diminuir a acidez gástrica e proteger o esôfago, estômago e duodeno de tais agressões. Naqueles pacientes que necessitam de uso prolongado ou crônico dos antiinflamatórios faz-se necessária a adequada avaliação dos fatores de risco para gastrite, doença ulcerosa péptica e suas complicações.

Vale lembrar: antiinflamatórios usados de forma incorreta podem ser prejudiciais à saúde.
Como em qualquer outra situação, antes de tomar qualquer medicamento, consulte sempre o médico para obter o melhor tratamento e orientação para  o seu caso.

20 comentários:

  1. minha mãe tem 72 anos e vive tomando anti-inflamatório e remédio para dores por conta.Conclusão: no ano passado teve uma ulcera no estômago com hemorragia séria. Obrigada pelo alerta! Vou ler para ela.
    Marise Tenório

    ResponderExcluir
  2. Seria o caso de usar bicarbonato de sódio, para reduzir a acidez e ajudar a proteger o estomago...?

    ResponderExcluir
  3. O bicarbonato seria uma medida paleativa, pq se vc neutraliza o ácido o corpo dá um jeito de produzir mais acido para compesar. Então o tratamento para a proteção do estomago seria inibidores da boma de protons ( inibir a formação de ácido).
    Ex: Omeprazol, pantoprazol, pantocal

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO GOSTEI MUITO DA SUA MATERIA POIS ESTOU TRATANDO UM PANGASTRITE A UM MES E AGORA TIVE QUE USA UM CORTICOIDE POR 5 DIA MAS FASSO USO DE OMEPRAZOL POSSO FICAR TRANQUILO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faltou fazer uso do português também!

      Excluir
    2. Fala serio. Ninguem merece. Vim fazer críticas aqui. Eu heim!!!

      Excluir
    3. Cuidado Omeprazol inibi a absorção de vitamina B12, e na verdade faz mal ao estômago pq inibi a formação do ácido gástrico, e a maioria dos problemas estomacais são por falta, e não por execesso de ácido gástrico.

      Excluir
    4. Boa noite, gostaria de saber então se posso tomar omeprazol pq vou começar a tomar celecoxibe, e tenho medo q me dia o estômago.

      Excluir
  5. Olá! Operei ano passado de cancer de próstata. O remédio que estou tomando chamasse Destilbenol 1 mg e a médica receitou para que eu tomasse tb o AAS, segundo ela porque o Destilbenol pode trazer complicações cardíacas. Mas acabei de ler aqui que o próprio AAS pode trazer complicações cardíacas.??? E agora?
    Ps.: Estou para começar a fazer radioterapia também. Obrigado. Fernando

    ResponderExcluir
  6. Olá fasso uso contínuo de antiflamatorio faz três anos que tomo direto nunca tomei nada para proteger o estômago antes agora essa semana comecei a sentir dores fortes no abdômen e a barriga inchar fui ao medico eledisse que é o eestômago.por eu ter tomado remédio três anos acabou afetando o estômago.queria saber eu corro risco ter ter uma úlcera.ou algo deste tipo sinto muita dor frequentemente.

    ResponderExcluir
  7. tenho hepatite b cronica. Posso usar o Celebra (celecoxibe)?

    ResponderExcluir
  8. tenho hepatite c estou com hernia de disco o medico me indicou celebra tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu médico sabe que você tem hepatite é mesmo assim receitou, significa que não tem problema. Se estiver com dúvidas, converse com ele pra maiores esclarecimentos.

      Excluir
  9. Olá! Já faz um tempo que sei que antiinflamatórios causam vários efeitos maléficos ao estômago, porém uma dúvida sempre me rondou. Quando usamos um antiinflamatório que não seja por via oral, e sim por via EV ou IM (injetáveis), os danos ao estômago como: gastrite, úlcera, sangramento; são os mesmos?
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Já faz um tempo que sei que antiinflamatórios causam vários efeitos maléficos ao estômago, porém uma dúvida sempre me rondou. Quando usamos um antiinflamatório que não seja por via oral, e sim por via EV ou IM (injetáveis), os danos ao estômago como: gastrite, úlcera, sangramento; são os mesmos?
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os efeitos são os mesmos, independente da via de ingestão.

      Excluir
  11. Bom dia,fiz alguns exames e contatou sangue nas fezes. Porém tomei,anteriormentr,umas 3cxs de antijlamatorio.Isso poderia alterar o exame?

    ResponderExcluir
  12. Fiz bariatrica faz 1 ano, gostaria de saber se posso tomar meloxicam.

    ResponderExcluir
  13. Fiz bariátrica á 2 meses. Posso tomar meloxicam p artrose?

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!