Translate

sábado, 24 de novembro de 2012

Ômega-3 : Panacéia sem efeitos colaterais?


Desconheço atualmente quem não saiba relatar pelo menos uma boa indicação do ômega-3. Afinal, alardeado por médicos, nutricionistas e apresentadores de televisão, esta "gota dourada de saúde" é o medicamento da moda dos últimos 3 anos. Assim como foi a "cartilagem de tubarão", o "óleo de linhaça", a "ração humana"....e porque não falar também do "elixir  paregórico" e da "coca-cola", esta lançada inicialmente em 1886 pelo farmacêutico John Pembertom.

A verdade é uma só: por trás dos supostos e reais benefícios destes produtos, há uma grande indústria que manipula o consumo desenfreado e indiscriminado de tais "medicamentos" pela população.
E a sociedade, na ânsia de saúde, da beleza e de retardar o envelhecimento ( afinal vivemos em uma era de culto aos jovens), rende-se ao apelo sobretudo midiático. "Omega-3: você ainda não tomou?! é ótimo!" diz uma apresentadora, "Combate o envelhecimento, reduz os triglicérides, tira suas dores e inflamações, diminui os ataques cardíacos e deixa você mais disposto! O que você está esperando? Tome agora!"...( Compre, compre, compre!!!)
Não faço aqui nenhuma apologia à "criminalização do uso do ômega -3"! Muito pelo contrário, creio em seus efeitos benéficos à saúde quando bem indicado e usado; entretanto, como quase todos os medicamentos, o seu uso é passível de efeitos colaterais...e muitos.

Bem, certamente você não verá isto alardeado na televisão. Distante dos consultórios médicos, será difícil alguém conseguir falar sobre os efeitos colaterais do ômega-3. " É um remédio natural, não é Dra.? Comprei  6 caixas na promoção da televisão, não faz mal nenhum."
Há meses comecei a ficar intrigada com a incidência crescente de dispepsia (má-digestão), crises de gastrite e diarréia entre os meus pacientes, sobretudo entre os idosos. E em uma anamnese dirigida a resposta era quase sempre a mesma: " Sim, dra. Comecei a tomar 3 cápsulas de ômega-3  por dia." O tratamento para tais problemas digestivos era sempre efetivo: suspender e/ou diminuir o uso do medicamento.

Desta forma, elenco aqui alguns dos efeitos colaterais comumente encontrados ao uso do ômega-3:


  • Intoxicação por metais pesados
  • Diarréia
  • Dispepsia (arrotos, náuseas, má-digestão, dor abdominal, gases aumentados e empachamento)
  • Gosto amargo na boca (peixe)
  • Reações alérgicas (prurido e erupções cutâneas)
  • Ganho de peso
  • Cefaléia
  • Sangramentos e tendência a sangramento ( principalmente em pacientes que usam  medicamentos anticoagulantes/antiagregantes plaquetários)
  • Elevações dos níveis de LDL Colesterol
  • Sobrecarga metabólica e aumento das enzimas hepáticas
  • Interações com outros medicamentos em uso

À tempo, pesquisa publicada pelo Instituto Nacional do Câncer Americano - Washington, em julho de 2013, demonstra que  os homens que consomem suplementos de ômega-3 têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata. O estudo destaca ainda que este risco é da ordem de 71%.
"Demonstramos, mais uma vez, que o uso de suplementos nutricionais pode ser prejudicial", disse Alan Kristal, pesquisador do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer e principal autor do artigo.

Você já tinha ouvido falar sobre isto?

Bem, busco com este artigo alertar a população para o risco da automedicação. Nada com a alcunha de "natural" é desprovido de efeitos colaterais. Até mesmo a Água em quantidade excessiva pode levar o indivíduo à morte por intoxicação hídrica.
Não use medicamentos, suplemento alimentares e vitaminas sem a adequada orientação de seu médico.
E lembre-se: mais do que em "pílulas mágicas", a saúde está na prática de uma alimentação saudável, atividade física, na prevenção de doenças (visitas regulares ao médico) e no equilíbrio da mente.  

Abraços a todos!


Não se automedique, cada organismo é único. O que faz bem para uma pessoa talvez possa lhe causar problemas de saúde.

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 18% das mortes por envenenamento se devem à automedicação.  
O Brasil está entre os 5 maiores consumidores de medicamentos do mundo e a facilidade em adquirir remédios sem prescrição médica e o baixo controle das propagandas de produtos farmacêuticos ajudam a explicar a presença do País neste ranking.





60 comentários:

  1. Sempre achei isto doutora, minha mãe vive tomando remédio por conta. Este aí ela também já toma. Vou mostrar pra ela. Obrigado. Jefferson

    ResponderExcluir
  2. Tive disenteria e arrotos com gosto de peixe. Tive que parar.
    Vanice - Sao Caetano-SP

    ResponderExcluir
  3. Tomei por mais de um ano o ômega 3, por indicação médica, para combater artrite reumatoide e sindrome de
    sjogrein.Na ânsia de melhorar, passei a ingerir 2 capsulas por dia, 1 pela manhã, outra à tarde.Não melhorei
    praticamente nada e ainda por cima, o efeito colateral que deu foi a sensação de que a minha garganta havia
    se plastificado.Nada matava minha sede.Por mais água que tomasse, ela passava pela garganta sem me saciar.
    Ao suspender o uso do ômega 3, a garganta foi voltando ao normal.Todavia, levou uns 3 meses para o efeito
    do medicamento sumir todo.Hoje em dia tomo somente 1 a 2 por semana, devido à boa propaganda que fazem dele,
    mas já não confio mto nesses benefícios.Sei de outras pessoas que tb tiveram essa sede implacável com o uso
    deste suplemento.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Verdade doutora. Da um amargo na boca muito grande e incomodante. diarreia e.. Vou parar depois que vi seu comentário . Obrigado por ser tão humilde, e disponibilizar essas informações tão valiosas para as pessoas com dúvidas!

      Excluir
    2. Estou tomando ômega 3 há 3 dias e me apareceu uma urticária pelo corpo todo,horrível a coçeira...hoje não tomarei para fazer o teste.

      Excluir
  5. Pois é Dra... o brasileiro vai muito pela propaganda, eu tomo o óleo de linhaça que também é omega 3, só que não tem propaganda na tv, não tem nenhum tipo de gosto e foi indicado pelo meu médico pq além de ser ressecada eu estava fazendo quimioterapia e me ajudou muito não ter a pele e os cabelos recessados. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço o seu comentário e divulgação, Adriana! Espero que esta seja uma semente de alerta contra a automedicação e o consumismo inconsciente deflagrado pela mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho arrotado muito e com náuseas não paro de ter vontade de arrotar começou semana passada com azia aí parou e uns dias pra CA náusea tontura muito arroto,e inchaço e desconforto agora estou com muita vontade de arrotar e com dores e inchaço! Oque pode ser!

      Excluir
  7. Agora fiquei com medo... Minha cardiologista me receitou uma capsula ao dia de ômega 3 6 e 9, só que além de estar com triglicerídeo alto, tbm estou com o colesterol alto e pelo que li, o ômega 3 aumenta o LDL... Já li tbm que ele aumenta a glicose e causa sangramentos, só que estou diabética, então, será que a médica acertou na escolha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo pois minha mãe e meu pai estavam com enxames de sangue muito ruins, depois do omega 3 estão ótimos todos os enzames

      Excluir
    2. É ótimo pois minha mãe e meu pai estavam com enxames de sangue muito ruins, depois do omega 3 estão ótimos todos os enzames

      Excluir
  8. Dra.Terry Rocha gostaria de saber no caso dos homens devido ao risco aumentado no caso do cancer de próstata, poderiam tomar as capsulas duas vezes por semana e não todo dia para assegurar níveis de omega 3 adequados?
    Obrigado,
    Rubens

    ResponderExcluir
  9. Rubens,
    A consistência dos resultados destes estudos sugere que estes ácidos graxos estão envolvidos na gênese do tumor e recomendações para aumentar a ingestão de ômega-3, principalmente através de suplementos, devem considerar seus riscos potenciais.
    Portanto, pessoas com história familiar de Ca próstata, devem ver este suplemento com restrição.

    Agradeço os comentários e divulgação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Dra, meu nome e Regina e estou tomando ômega 3 a 1 semana, tenho sensação de empachamento e dor de estomago, também muita azia... Hoje dia 30/10/2013, passei mal na aula de pilates, com taquicardia, azia, dor de estomago e secura na boca... Pode ter alguma relação com o seu uso?

    ResponderExcluir
  11. DRA, OBRIGADA POR TANTOS ESCLARECIMENTOS, MINHA MAE TOMA 3 POR DIA, DA TOP THERM, ESTA COM AS PERNAS ENORMES DE INCHADA, TORNOZELOS DOENDO, MUITO EDEMA , INCHAÇO NO ABDMEM, PARECE ESTAR GRAVIDA DE 15 MESES, E ONTEM APARECERAM UMAS MANCHAS EM TODA A PERNA ABAIXO DO JOELHO, MANCHAS VERMELHAS, PARECENDO PICADAS DE PERNILONGO POR TODA A PERNA, INTERNAS. SERA INTOXICAÇÃO??? ELA TEM NEUROPATIA, ACHAVAMOS QUE A BARRIGA ERA PELO FATO DE MUITOS REMEDIOS, MAS AGORA CAIU NOSSA FICHA, O QUE FAZER PRA REVERTER ESSE CASO?? OBRIGADA PELA AJUDA, DEUS A ABENÇOE

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber Dra. Terry Medeiros, se o Omega-3 é contra-indicado pra quem tem hepatite C (VHC)?
    Antecipadamente agradeço o retorno.

    ResponderExcluir
  13. bom dia dra..... comecei tomar omega 3 ,1 comprimido por dia,fazem hoje 5 dias....más sinto que não está me fazendo bem,tenho arritimia cardiaca e as vezes chega a 230 btm,tenho sempre que ir p ps,para voltar ao normal,como tenho o colesterol alto e triguiceries tb resolvi experimentar,mesmo pq num precisa de receita,vc lig compra e recebe......tomo 75 de levoid,20 de propanolol cada 12 hs,e rivotril gotas p durmir a noite ,não tenho como consultar um médico antes de agosto que esta marcado minha consulta....na opinião da sra.dra.é melhor parar com o omega 3?sinto uns arrotos,e a sensação de estar empachada depois que começei a tomar esse omega 3 que dizem fazer muito bem ao organismo.obrigada pela a atenção.

    ResponderExcluir
  14. Doutora, boa noite!!!

    após o início do uso, comecei a apresentar vários efeitos, porém só agora comecei a associar como este óleo.

    meus sintomas são: diarréia, produção excessiva de gases, dores abdominais, prurido por todo o corpo, e por ultimo e que mais me incomoda é o ressecamento ocular que eu não consegui associar a mais nada e começou justamente com o início do uso do óleo.

    Doutora, pode esse ressecamento ocular ter relação com a ingestão diária desse óleo?

    ResponderExcluir
  15. Helo. Não entendo ... Tudo o que havia lido até aqui sobre o produto, diz que ele abaixa os níveis do colesterol ruim e dos triglicerídeos, aumenta os níveis do bom colesterol, justamente por se tratar de óleo de peixe. Então tudo que li sobre o referido é falácia?

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe comprou e teve uma baita diarreia, além de ficar arrotando muito, com dor de cabeça. foi ao médico e os exames do fígado estavam altos. Eles só querem saber de vender , mais não falam dos efeitos colaterais. Entendi que nada é bom pra todo mundo.
    Vânia Aparecida - Pinda/SP

    ResponderExcluir
  17. Li em um dos comentários que a paciente relata batimentos cardíacos acelerados e diz que toma rivotril. Usei rivotril durante 6 meses e minha pulsação que era normal começou a acelerar, e também a pressão arterial subiu muito. Estes dois sintomas ocorreram principalmente durante o sono. Quando suspendi o rivotril, (com muita dificuldade, porque ele é viciante) tudo voltou ao normal.

    ResponderExcluir
  18. Minha espoa foi orientada a tomar o ômega 3, porém como ela tem alergia (vermelhidão) manifesta logo após a ingestão de peixe, fez a pergunta, inclusive a pessoa de área médica, se o tal ômega 3 poderia desencadear o processo alérgico. Ninguém soube responder. Cara Doutora, haveria risco acentuado no caso dela, ao igerir o complexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a tomar ômega 3 há uns 15 dias, agora estou cheia de bolinhas avermelhadas na testa. Acho que é alergia, pois as bolinhas não estão sumindo de jeito nenhum. Parei de tomar ontem o ômega 3 e comecei a tomar hoje antialérgico, para quem sabe as bolinhas sumirem. Se ela é alérgica a peixe, talvez seja melhor não arriscar.

      Excluir
  19. É muito preocupante hoje em dia confiar em estudos divulgados bombasticamente. O mesmo produto ou atividade pode ser bom ou ruim, depende apenas da pesquisa que se escolha. O ômega 3 possui diversos outros estudos que afirmam seus benefícios. Um único estudo, que não se sabe com que critérios e seriedade foi realizado não pode receber tanto crédito. Pergunto: há uma incidência muito alta de CA de próstata entre os esquimós? Será que os eventuais malefícios não adviriam da eventual contaminação por metais pesados? São ponderações apenas para refletirmos.

    ResponderExcluir
  20. e tem a ver com tumor de próstata,não é?Abraços, Jerônimo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gosto de peixe na boca é normal pois o produto é óleo de peixe. Já tentei usar omega 3 varias vezes e sempre me faz mal. Me deixa letárgico, (lento), raciocinio lento. Já entendi que pra mim nao faz bem, mesmo tendo boas indicaçoes para varias coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomo omega 3 ha varios anos e me sinto muito bem ; nunca tive nenhum sintoma negativo . Tomo uma capsula ao dia junto ao almoço .

      Excluir
  23. Comecei a tomar ontem e já percebi que não funciona bem pra min, posso comer peixe a vontade que não dá nada. Mas esse tal oleo me causa má digestão, arrotos frenéticos e gosto de peixe.

    ResponderExcluir
  24. Dificilmente remédio faz mal para mim; de tanto ver falar no rádio dos benefícios desse tal ômega, comprei um vidro, tomei dois dias, minha barriga inchou e parece que engoli 10 kg de brasa!

    ResponderExcluir
  25. Comecei a tomar o ômega 3 ontem, e por enquanto estou me sentindo muito bem. Por orientação médica comprei um livre de metais pesados, que me alertou que nem todos são puros (nâo oxidados) e livre de metais pesados. Que era para eu suspeitar de produtos baratos, o meu realmente foi bem carinho.

    ResponderExcluir
  26. Pensei em tomar o ômega porque li num site que o uso dele com o Gestinol 28 ajuda quem tem endometriose, que é o meu caso. O Gestinol foi recomendado pela minha ginecologista, mas logo no 1°dia de uso do ômega senti enjoo, isso passa?

    ResponderExcluir
  27. eu tomo 3 por dia e me sinto ótimo nunca tive nenhum tipo de problema.

    ResponderExcluir
  28. Para quem vai começar a tomar o ômega 3, tem que saber que pode dar diarreia no inicio, depois volta ao normal, eu indico seguramente o Óleo de Avestruz, que contem Ômega 3, 6,7 e 9, totalmente natural.

    ResponderExcluir
  29. Esse estudo foi muito mal feito. Mas infelizmente, as pessoas o repassem sem nem sequer ter lido. Não averiguam se de fato merece crédito, vai só replicando feito papagaio. Vejam uma explicação muito boa sobre o artigo: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/omega-3-e-cancer-de-prostata.html

    ResponderExcluir
  30. Gente, fui na nutricionista e ela me recomendou ômega 3 duas vezes ao dia. Uma antes do almoço e outro antes do jantar. Não posso tomar mais que isso pq tenho triglicerides e colesterol alto. Já fazem 3 meses que tomo e tudo melhorou, dores nas articulações, exames de sangue excelentes, eztou dormindo melhor, fico mais disposta durante o dia e as fraquezas nas pernas e batimentos,cardíacos acelerados, desapareceram.
    A doutora me disse para tomar cuidado com certas marcas, pois a maioria não tem a quantidade exata de ômega. Então ela me deu duas opções, uma receita para fazer numa farmácia de manipulação ou então comprar o fish oil 1.000 MG da sundown naturais que é o único confiável. Estou me dando muito bem com ele e não tenho esses efeitos colaterais de gosto de peixe na borra, arrotos ou gazes.
    Procurem um bom médico e vejam se estes efeitos que muita gente relata aqui, não está relacionado a outros medicamentos ou até mesmo um exagero nas doses. Só um médico pode avaliar a quantidade exata com relação ao histórico de cada um. Lembre-se ninguém é igual a ninguém, portanto não saíam por aí comprando benefícios vendidos em programas de TV...eles só ganham dinheiro e agente perde saúde.
    Bora se avaliar com um profissional antes..
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase Morro com Esse Sundown comprei Pq e americano e nao confio em
      Nada brasileiro! Eu cheguei a pensar q ia morrer de tanto ir ao banheiro vomitar, gosto de peixe amargo na boca, cefaleia td Isso ai!
      Prefiro meu salmao cru que nao engorda e recebo na fonte ! P colesterol vou Ter q me adaptar so Crestor de qq jeito tb da mtos efeitos colaterais ! Olhe e melhor fazer dieta restritiva academia 2 ao dia do q omega 3

      Ate a sibutramina e inocente junto deste remedio!!!!
      Magra p sempre amem!

      Excluir
    2. Oq a Elaine oliveira documentou pode fazer sentido,faço uso do óleo de peixe da sundown 1000mg duas vezes ao dia e me sinto muito bem,tiglicerides baixou de 200 pra 120 e o colesterol também baixou,mas vale ressaltar q faço exercícios quase todo dia e me alimento muito bem ,sem refrigerantes ,excessos diários.óleo de peixe precisa estar visivel na embalagem a procedência ,a filtragem se é livre de metais pesados e procurar uma marca confiável,falo pq ja fiz uso de outras marcas nacionais e me senti mal,gosto de peixe na boca costuma indicar a oxidação do óleo de peixe.

      Excluir
    3. Oq a Elaine oliveira documentou pode fazer sentido,faço uso do óleo de peixe da sundown 1000mg duas vezes ao dia e me sinto muito bem,tiglicerides baixou de 200 pra 120 e o colesterol também baixou,mas vale ressaltar q faço exercícios quase todo dia e me alimento muito bem ,sem refrigerantes ,excessos diários.óleo de peixe precisa estar visivel na embalagem a procedência ,a filtragem se é livre de metais pesados e procurar uma marca confiável,falo pq ja fiz uso de outras marcas nacionais e me senti mal,gosto de peixe na boca costuma indicar a oxidação do óleo de peixe.

      Excluir
  31. Um dos grandes problemas está na situação em si, ou seja, pobre precisa brigar por uma vaga em algum PS e então acabam por se automedicar, o que já não acontece com a classe mais "saudável" financeiramente.

    ResponderExcluir
  32. Passei muito mal com omega 3
    Tive uma diarreia .... Minha Barriga inchou que parecia esta gravida! Muitos gases!!!!!
    Tomei Floratil , simeticona e precisei tomar imosec senao nao parava! Sou magra ex modelo de familia obesa e sou convicta em dizer quer emagrecer dieta academia e ate a sibutramina excelente remedio! Nao Tomem omega 3! Conan o Salmao cru que e mto mais delicioso e nao engorda!!
    Esse omega 3 ia me deixar baleia Isso sim!
    Quase Morro!

    ResponderExcluir
  33. Dra Terry Rocha, muito obrigado por sua matéria sobre os efeitos colaterais do ômega 3. Comecei a tomar por conta própria e me arrependi. No meu caso deu prisão de ventre.

    ResponderExcluir
  34. Atualmente passei a tomar omega 3 da centrum, e depois de 10 dias de uso , apresentei febre, boca amarga, dor no estomago e diarreia que atualmente não passa. Estou tomando agua sem parar, e tudo que como em menos de 1 hora evacuo, o que devo fazer Dr.

    ResponderExcluir
  35. Atualmente passei a tomar omega 3 da centrum, e depois de 10 dias de uso , apresentei febre, boca amarga, dor no estomago e diarreia que atualmente não passa. Estou tomando agua sem parar, e tudo que como em menos de 1 hora evacuo, o que devo fazer Dr.

    ResponderExcluir
  36. Comecei tomando o da toptherm faz algum tempo, nos primeiros dias não senti nada mas recentemente tenho sentido um mal estar no estômago, náusea, tontura e excesso de gases, tenho tomado 3 cápsulas ao dia e só agora associei os sintomas com o uso do ômega 3, vou diminuir a quantidade, mas se o problema continuar jogo no lixo.

    ResponderExcluir
  37. Comecei a tomar 03 capsulas do Sundown 1000, Boca muito ácida, dor de cabeça, diarréia e fogueira no estomago. Esses foram os efeitos. Nunca mais. Sardinhas saem mais em conta!!

    ResponderExcluir
  38. eu tomo omega 3 e começo numa suadeira isso e nornal?

    ResponderExcluir
  39. DEPOIS QUE TOMEI O OMEGA 3 MEU CABELO FICOU SUPER OLEOSO!!!

    ResponderExcluir
  40. Minha psiquiatra me receitou três cápsulas ao dia, 25 gotas de vitamina D. Comecei a tomar duas uma a noite e outra de manhã. Observei que fico com a boca amarga.

    ResponderExcluir
  41. Minha psiquiatra me receitou três cápsulas ao dia, 25 gotas de vitamina D. Comecei a tomar duas uma a noite e outra de manhã. Observei que fico com a boca amarga.

    ResponderExcluir
  42. Amei todas as explicações,passei muito mal depois d iniciar c ômega 3 hoje.O braço parecia chumbo,e a garganta parecia querer colar.Havia ingerido as 3 recomendada.



    ResponderExcluir
  43. Procurei ler um pouco na internet pois passei a ter arrotos constantes, má digestão e empachamento.

    ResponderExcluir
  44. Também tive urticaria quando tomava ômega 3, suspendi o uso e nunca mais tive as reações. Diminiu a dose, ainda assim a urticaria voltou. Então decidi parar completamente com uso. Uma pena porque os benefícios são tantos, mas meu organismo não aceitou muito bem.

    ResponderExcluir
  45. Também tive urticaria quando tomava ômega 3, suspendi o uso e nunca mais tive as reações. Diminiu a dose, ainda assim a urticaria voltou. Então decidi parar completamente com uso. Uma pena porque os benefícios são tantos, mas meu organismo não aceitou muito bem.

    ResponderExcluir
  46. O Ômega 3 que não tem metais pesados que causam problemas são os da Noruega e Canadá que tem rigoroso controle e são importados bem caros...esses são os bons que não causam danos e se vê excelentes resultados. Eu tomo há algum tempo junto com cápsulas de vitamina D3 de 10000 Ui. Emagreci e não tenho nenhuma dor no corpo e acabou minha enxaqueca.
    Jane

    ResponderExcluir
  47. Eu faço uso do Ômega3 ha quase um ano e o que consegui foi um aumento significativo do colesterol e também do HDL e da Gama-glutamiltransferase(gama GT) e minha garganta parece que tem algo tenho uma tosse inexplicável e nada que eu faça adianta. Boca seca a noite um amargo horrível na boca de vez em quando insônia. Fiz eco da garganta e RX e não tem nada.Agradeço se a Doutora puder me responder.

    ResponderExcluir
  48. O pior suplemento que já tomei na vida , sofro de dores terríveis,gastrite empachamento, tudo mesmo após meses depois ter consumido isso por apenas cinco dias, quando comecei desconfiar e parei, já fazem meses e só tive piora, exames alterados. De trigl/ col/ e Gama GT, coisa que nunca tive. As dores são terríveis , não comprem sem orientação médica e mesmo assim desconfiem de mudanças após o consumo. Realmente ninguém fala essa verdade sobre esse produto, parabéns Dra. Foi aqui que confirmei minhas suspeitas sobre esse ele. E conheço mais pessoas que relatam os mesmos sintomas de mal estar associado com Omega 3.

    ResponderExcluir
  49. Já tomo ômega 3 faz tempo e nunca tive nenhum problema ....estranho todo mundo relatar problemas

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!