Translate

sábado, 24 de novembro de 2012

Ômega-3 : Panacéia sem efeitos colaterais?


Desconheço atualmente quem não saiba relatar pelo menos uma boa indicação do ômega-3. Afinal, alardeado por médicos, nutricionistas e apresentadores de televisão, esta "gota dourada de saúde" é o medicamento da moda dos últimos 3 anos. Assim como foi a "cartilagem de tubarão", o "óleo de linhaça", a "ração humana"....e porque não falar também do "elixir  paregórico" e da "coca-cola", esta lançada inicialmente em 1886 pelo farmacêutico John Pembertom.

A verdade é uma só: por trás dos supostos e reais benefícios destes produtos, há uma grande indústria que manipula o consumo desenfreado e indiscriminado de tais "medicamentos" pela população.
E a sociedade, na ânsia de saúde, da beleza e de retardar o envelhecimento ( afinal vivemos em uma era de culto aos jovens), rende-se ao apelo sobretudo midiático. "Omega-3: você ainda não tomou?! é ótimo!" diz uma apresentadora, "Combate o envelhecimento, reduz os triglicérides, tira suas dores e inflamações, diminui os ataques cardíacos e deixa você mais disposto! O que você está esperando? Tome agora!"...( Compre, compre, compre!!!)
Não faço aqui nenhuma apologia à "criminalização do uso do ômega -3"! Muito pelo contrário, creio em seus efeitos benéficos à saúde quando bem indicado e usado; entretanto, como quase todos os medicamentos, o seu uso é passível de efeitos colaterais...e muitos.

Bem, certamente você não verá isto alardeado na televisão. Distante dos consultórios médicos, será difícil alguém conseguir falar sobre os efeitos colaterais do ômega-3. " É um remédio natural, não é Dra.? Comprei  6 caixas na promoção da televisão, não faz mal nenhum."
Há meses comecei a ficar intrigada com a incidência crescente de dispepsia (má-digestão), crises de gastrite e diarréia entre os meus pacientes, sobretudo entre os idosos. E em uma anamnese dirigida a resposta era quase sempre a mesma: " Sim, dra. Comecei a tomar 3 cápsulas de ômega-3  por dia." O tratamento para tais problemas digestivos era sempre efetivo: suspender e/ou diminuir o uso do medicamento.

Desta forma, elenco aqui alguns dos efeitos colaterais comumente encontrados ao uso do ômega-3:


  • Intoxicação por metais pesados
  • Diarréia
  • Dispepsia (arrotos, náuseas, má-digestão, dor abdominal, gases aumentados e empachamento)
  • Gosto amargo na boca (peixe)
  • Reações alérgicas (prurido e erupções cutâneas)
  • Ganho de peso
  • Cefaléia
  • Sangramentos e tendência a sangramento ( principalmente em pacientes que usam  medicamentos anticoagulantes/antiagregantes plaquetários)
  • Elevações dos níveis de LDL Colesterol
  • Sobrecarga metabólica e aumento das enzimas hepáticas
  • Interações com outros medicamentos em uso

À tempo, pesquisa publicada pelo Instituto Nacional do Câncer Americano - Washington, em julho de 2013, demonstra que  os homens que consomem suplementos de ômega-3 têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata. O estudo destaca ainda que este risco é da ordem de 71%.
"Demonstramos, mais uma vez, que o uso de suplementos nutricionais pode ser prejudicial", disse Alan Kristal, pesquisador do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer e principal autor do artigo.

Você já tinha ouvido falar sobre isto?

Bem, busco com este artigo alertar a população para o risco da automedicação. Nada com a alcunha de "natural" é desprovido de efeitos colaterais. Até mesmo a Água em quantidade excessiva pode levar o indivíduo à morte por intoxicação hídrica.
Não use medicamentos, suplemento alimentares e vitaminas sem a adequada orientação de seu médico.
E lembre-se: mais do que em "pílulas mágicas", a saúde está na prática de uma alimentação saudável, atividade física, na prevenção de doenças (visitas regulares ao médico) e no equilíbrio da mente.  

Abraços a todos!


Não se automedique, cada organismo é único. O que faz bem para uma pessoa talvez possa lhe causar problemas de saúde.

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 18% das mortes por envenenamento se devem à automedicação.  
O Brasil está entre os 5 maiores consumidores de medicamentos do mundo e a facilidade em adquirir remédios sem prescrição médica e o baixo controle das propagandas de produtos farmacêuticos ajudam a explicar a presença do País neste ranking.





17 comentários:

  1. Sempre achei isto doutora, minha mãe vive tomando remédio por conta. Este aí ela também já toma. Vou mostrar pra ela. Obrigado. Jefferson

    ResponderExcluir
  2. Tive disenteria e arrotos com gosto de peixe. Tive que parar.
    Vanice - Sao Caetano-SP

    ResponderExcluir
  3. Tomei por mais de um ano o ômega 3, por indicação médica, para combater artrite reumatoide e sindrome de
    sjogrein.Na ânsia de melhorar, passei a ingerir 2 capsulas por dia, 1 pela manhã, outra à tarde.Não melhorei
    praticamente nada e ainda por cima, o efeito colateral que deu foi a sensação de que a minha garganta havia
    se plastificado.Nada matava minha sede.Por mais água que tomasse, ela passava pela garganta sem me saciar.
    Ao suspender o uso do ômega 3, a garganta foi voltando ao normal.Todavia, levou uns 3 meses para o efeito
    do medicamento sumir todo.Hoje em dia tomo somente 1 a 2 por semana, devido à boa propaganda que fazem dele,
    mas já não confio mto nesses benefícios.Sei de outras pessoas que tb tiveram essa sede implacável com o uso
    deste suplemento.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dra... o brasileiro vai muito pela propaganda, eu tomo o óleo de linhaça que também é omega 3, só que não tem propaganda na tv, não tem nenhum tipo de gosto e foi indicado pelo meu médico pq além de ser ressecada eu estava fazendo quimioterapia e me ajudou muito não ter a pele e os cabelos recessados. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o seu comentário e divulgação, Adriana! Espero que esta seja uma semente de alerta contra a automedicação e o consumismo inconsciente deflagrado pela mídia.

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei com medo... Minha cardiologista me receitou uma capsula ao dia de ômega 3 6 e 9, só que além de estar com triglicerídeo alto, tbm estou com o colesterol alto e pelo que li, o ômega 3 aumenta o LDL... Já li tbm que ele aumenta a glicose e causa sangramentos, só que estou diabética, então, será que a médica acertou na escolha???

    ResponderExcluir
  7. Dra.Terry Rocha gostaria de saber no caso dos homens devido ao risco aumentado no caso do cancer de próstata, poderiam tomar as capsulas duas vezes por semana e não todo dia para assegurar níveis de omega 3 adequados?
    Obrigado,
    Rubens

    ResponderExcluir
  8. Rubens,
    A consistência dos resultados destes estudos sugere que estes ácidos graxos estão envolvidos na gênese do tumor e recomendações para aumentar a ingestão de ômega-3, principalmente através de suplementos, devem considerar seus riscos potenciais.
    Portanto, pessoas com história familiar de Ca próstata, devem ver este suplemento com restrição.

    Agradeço os comentários e divulgação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Dra, meu nome e Regina e estou tomando ômega 3 a 1 semana, tenho sensação de empachamento e dor de estomago, também muita azia... Hoje dia 30/10/2013, passei mal na aula de pilates, com taquicardia, azia, dor de estomago e secura na boca... Pode ter alguma relação com o seu uso?

    ResponderExcluir
  10. DRA, OBRIGADA POR TANTOS ESCLARECIMENTOS, MINHA MAE TOMA 3 POR DIA, DA TOP THERM, ESTA COM AS PERNAS ENORMES DE INCHADA, TORNOZELOS DOENDO, MUITO EDEMA , INCHAÇO NO ABDMEM, PARECE ESTAR GRAVIDA DE 15 MESES, E ONTEM APARECERAM UMAS MANCHAS EM TODA A PERNA ABAIXO DO JOELHO, MANCHAS VERMELHAS, PARECENDO PICADAS DE PERNILONGO POR TODA A PERNA, INTERNAS. SERA INTOXICAÇÃO??? ELA TEM NEUROPATIA, ACHAVAMOS QUE A BARRIGA ERA PELO FATO DE MUITOS REMEDIOS, MAS AGORA CAIU NOSSA FICHA, O QUE FAZER PRA REVERTER ESSE CASO?? OBRIGADA PELA AJUDA, DEUS A ABENÇOE

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber Dra. Terry Medeiros, se o Omega-3 é contra-indicado pra quem tem hepatite C (VHC)?
    Antecipadamente agradeço o retorno.

    ResponderExcluir
  12. bom dia dra..... comecei tomar omega 3 ,1 comprimido por dia,fazem hoje 5 dias....más sinto que não está me fazendo bem,tenho arritimia cardiaca e as vezes chega a 230 btm,tenho sempre que ir p ps,para voltar ao normal,como tenho o colesterol alto e triguiceries tb resolvi experimentar,mesmo pq num precisa de receita,vc lig compra e recebe......tomo 75 de levoid,20 de propanolol cada 12 hs,e rivotril gotas p durmir a noite ,não tenho como consultar um médico antes de agosto que esta marcado minha consulta....na opinião da sra.dra.é melhor parar com o omega 3?sinto uns arrotos,e a sensação de estar empachada depois que começei a tomar esse omega 3 que dizem fazer muito bem ao organismo.obrigada pela a atenção.

    ResponderExcluir
  13. Doutora, boa noite!!!

    após o início do uso, comecei a apresentar vários efeitos, porém só agora comecei a associar como este óleo.

    meus sintomas são: diarréia, produção excessiva de gases, dores abdominais, prurido por todo o corpo, e por ultimo e que mais me incomoda é o ressecamento ocular que eu não consegui associar a mais nada e começou justamente com o início do uso do óleo.

    Doutora, pode esse ressecamento ocular ter relação com a ingestão diária desse óleo?

    ResponderExcluir
  14. Helo. Não entendo ... Tudo o que havia lido até aqui sobre o produto, diz que ele abaixa os níveis do colesterol ruim e dos triglicerídeos, aumenta os níveis do bom colesterol, justamente por se tratar de óleo de peixe. Então tudo que li sobre o referido é falácia?

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe comprou e teve uma baita diarreia, além de ficar arrotando muito, com dor de cabeça. foi ao médico e os exames do fígado estavam altos. Eles só querem saber de vender , mais não falam dos efeitos colaterais. Entendi que nada é bom pra todo mundo.
    Vânia Aparecida - Pinda/SP

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!