Translate

terça-feira, 13 de abril de 2010

Hemorróidas: Sintomas e Tratamento

Hemorróida ou Doença hemorroidária é uma afecção das mais frequentes, estimando-se que cerca de 50% da população tiveram, têm, ou terão a doença em graus variáveis.
Infelizmente, o preconceito, o medo e o constrangimento fazem com que os portadores de sintomas hemorróidários protelem a ida ao especialista e lancem mão da automedicação, mascarando muitas vezes doenças importantes como o Câncer Colorretal.
Um equívoco contudo, se analisarmos que o exame proctológico é um procedimento geralmente rápido e indolor e que grande parte das hemorróidas podem ser tratadas em consultório, sem cirugias.

Afinal, o que são hemorróidas?

O termo hemorróidas refere-se a condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal anal se tornam dilatadas( varicosas) e/ou inflamadas. Existem dois tipos principais de hemorróidas:


Hemorróidas Internas - dependendo da sua apresentação é classifida em 4 graus:

1º grau - as veias estão aumentadas em tamanho ou número, porém não há prolapso das mesmas após a evacuação ou esforços físicos
2º grau - há prolapso das veias no momento da evacuação/esforço, que retornam para dentro do canal e reto espontaneamente, após o esforço evacuatório cessado;
3º grau - semelhante ao 2º grau, mas há necessidade de manobras digitais para que as hemorróidas retornem para dentro;
4º grau - as veias ficam permanentemente prolapsadas e exteriorizadas e não retornam para o interior do reto mesmo com manobras digitais.

Hemorróidas Externas - geralmente percebe-se as veias dilatadas externamente, próximo ao orifício anal.

Hemorróidas Mistas - quando existem concomitantemente mamilos hemorroidários interno e externos dilatados

Em outras palavras hemorróidas são veias dilatadas na região anal que podem ser internas, externas ou mistas.

Quais as causas de Hemorróidas?

A natureza exata da doença hemorroidária não é ainda completamente conhecida, mas vários fatores predisponentes são importantes no seu surgimento :
  •  Constipação intestinal (prisão de ventre)
  •  Esforço para evacuar
  •  Obesidade
  •  Diarréia crônica
  •  Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade
  •  Dieta pobre em fibras e baixa ingestão de líquidos
  •  Uso abusivo de laxantes
  •  Gravidez
  •  Sexo anal
  •  Predisposição familiar (história familiar de hemorróidas)
  •  Tabagismo
  •  Cirrose e hipertensão portal
  •  Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos propicie a formação de hemorróidas)
Independente dos fatores de risco, as hemorróidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.

Quais são os sintomas?

A doença hemorroidária, em boa parte dos casos, é assintomática, sendo diagnosticada ao exame físico; porém as pessoas portadoras de hemorróidas podem apresentar diferentes sintomas, com vários graus de intensidade.


Sangramento - É a queixa principal, mais frequente e, às vezes, a primeira a manifestar-se. Pode ser visto no papel higiênico, gotejando no vaso sanitário ou acontecendo em jato, durante e/ou imediatamente após a evacuação. A hemorragia volumosa é rara, porém a perda de sangue discreta mas contínua pode acarretar um quadro de anemia. É importante lembrar que outras doenças também podem causar sangramento pelo canal anal, como as fissuras anais, as doenças inflamatórias intestinais e os tumores colorretais, motivo pelo qual devemos sempre procurar um proctologista para definir, com precisão, a causa do sangramento.

Prolapso - Caracteriza-se pela exteriorização do mamilo hemorroidário interno, para fora do canal anal, durante o ato evacuatório ou durante as atividades físicas. O mamilo pode retornar espontaneamente ou necessitar ser recolocado, digitalmente, para o interior do canal anal.

Exsudação Perianal - Caracteriza-se pela umidade da pele perianal causada pela presença de muco nessa região. Acompanha-se, em geral, pelo prurido anal e irritação local.

Desconforto Anal - Durante ou após a evacuação pode haver uma pressão anal, definida pelo paciente como um desconforto, porém sem dor anal, porque a simples presença da doença hemorroidária não causa dor. A presença de dor está relacionada às complicações, como a trombose hemorroidária externa e o hematoma peri-anal, ou pela associação com outras enfermidades dolorosas dessa região, como a fissura anal, por exemplo.

Existe risco das hemorróidas se tornarem câncer?


Não. Hemorróidas não são e nunca se tornarão câncer. O problema é que muitas vezes os sintomas do câncer colorretal e anal são idênticos aos da doença hemorroidária. Por isso, diante de qualquer um dos sintomas relatados acima é importante procurar um especialista para estabelecer um diagnóstico diferencial, especialmente em pessoas maiores de 50 anos.



Como é feito o diagnóstico?

Diante dos sintomas relatados pelo paciente, o médico precisa fazer um exame da região anal (exame proctológico) para avaliar o tipo de hemorróida e descartar a existência de neoplasia. Nos pacientes acima de 50 anos e naqueles com risco aumentado para o câncer colorretal a colonoscopia deve ser realizada.
No exame proctológico o médico realiza a inspeção local, o toque retal e a anuscopia e/ou retossigmoidoscopia. Na realização da anuscopia e retossigmoidoscopia é utilizado um aparelho onde há um sistema de iluminação que permite avaliar o canal anal e o reto internamente. Assim, o examinador define o tipo de hemorróida, o que é fundamental para definir o tratamento.

Quais as complicações das  hemorróidas?
Entre as complicações mais freqüentes podem ser destacadas as tromboses, os estrangulamentos, as hemorragias e anemias, as ulcerações com infecção secundária e os abscessos.

Qual é o tratamento?
A terapêutica a ser instituída dependerá do tipo de sintoma apresentado, da sua gravidade, assim como do grau do prolapso. Inúmeros tratamentos clínicos (medicamentoso, crioterapia, fotocoagulação, ligadura elástica) ou cirúrgicos (Técnica convencional, Grampeamento - PPH, Desarterização Hemorroidária Transanal guiada por doppler - TDH) podem ser empregados na abordagem de pacientes com doença hemorroidária, cabendo ao proctologista experiente encontrar o mais eficiente para cada caso.
Atualmente, calcula-se que o tratamento cirúrgico seja reservado para cerca de 10% a 20% das pessoas com doença hemorroidária, sendo a maioria (80%-90%) adequadamente tratada pelas modalidades terapêuticas conservadoras .


Cirurgia Convencional (Milligan-Morgan) - para o tratamento de mamilos hemorroidários internos maiores, que normalmente se exteriorizam pelo orifício anal, ou mamilos externos. As técnicas existentes consistem na retirada do mamilo hemorroidário através de incisões e dissecções cirúrgicas. Para a realização destas cirurgias, em geral, o paciente é submetido à uma raquianestesia  ou peridural e seu período de internação hospitalar, em média, é de 24 horas.

O pós-operatório de hemorroidectomia (cirurgia para hemorróidas) é muito sofrido? Quanto tempo leva para o paciente retornar com as suas atividades do dia-a-dia?


A dor no pós-operatório é determinada por alguns fatores importantes como o limiar de dor individual do paciente e a demora para o paciente evacuar. Atualmente dispomos de um amplo e moderno arsenal terapêutico que visa o controle adequado da dor, a regularização do hábito intestinal e a cicatrização adequada da ferida cirúrgica. Seguramente, o pós-operatório de hemorroidectomia não é desconfortável como alardeado por crenças passadas.
A cicatrização completa geralmente acontece de três a cinco semanas, mas já nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente pode retomar suas atividades se estiver disposto, tempo que é muito variável de pessoa para pessoa.


Leia também: Hemorróidas - Avalie seus sintomas

71 comentários:

  1. Ótima matéria.Muito bem explicada e clara!Sempre tive dúvida sobre a cirurgia de hemorróida.
    Neide A.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria. Tira muitas das duvidas que temos em relação a hemorroidas.

    ResponderExcluir
  3. Dra. ,
    é verdade que pimenta faz mal para hemorróida?
    Gostei do seu blog.Parabéns!
    Ricardo Arruda/SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo,
    Na verdade a pimenta propriamente dita e alimentos condimentados não causam hemorróidas, mas provocam uma vasodilatação que acentuam os sintomas de indivíduos que possuem a afecção ou têm predisposição para tê-la.Desta maneira, recomendamos evitar o uso destes alimentos para estes pacientes.

    Obrigada a todos pelos comentários e questionamentos. Assim poderemos criar um canal de informação e debate de assuntos importantes da gastroenterologia e coloproctologia. Este é nosso propósito!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dra. Terry,

    Meu sobrinho tem 3 anos e intestino preso,as vezes sangra.Queria saber se crinça tem hemorroida.Obrigado.Fátima

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dra. excelente artigo, muito esclarecedor, nem sempre conseguimos fazer perguntas de certos assuntos a alguém, como hemorroidas por exemplo.
    Nilze

    ResponderExcluir
  7. Fátima,
    A doença hemorroidária afeta ambos os sexos, em todas as raças e idades, com maior incidência na quarta década de vida, ocorrendo raramente na infância e na adolescência.
    Sangramento em crianças desta idade é comumente devido à fissuras anais ou pólipos intestinais e o diagnóstico diferencial deve ser estabelecido.

    Abraços.

    Dra. Terry

    ResponderExcluir
  8. Oi Doutora.Muito bom o seu site.Parabéns. Karina.

    ResponderExcluir
  9. De uns dias pra cá tenho sentido um pouquinho de Incomodo quando vou ao banheiro.não consigo fazer coco direito tendo que fazer um pouco de força,e com isso eu sinto um pouquinho de dor e ardencia e sangra um pouco!será que estou com hemorróidas?e depois que eu acabo de fazer fica bastante dolorido!o que será que tenho?me ajudem por favor!!!!

    ResponderExcluir
  10. oi ja fazem 1 mes e meio que fiz a hemorroidectomia e sinto muita dor e nem sinal de recuperaçao ,existe algum tipo de remedio para diminuir ou ate extinguir a dor após a evacuação?me ajude por favor,faço banho de assento com permanganato e passo nebaciderme cada vez que evacuo ou ate tres vezes por dia ,mas a dor durante e depois a evacuação é terrível

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE!!!
    REFERENTE A ESTA FRASE:"Seguramente, o pós-operatório de hemorroidectomia não é desconfortável como alardeado por crenças passadas."NA PRÁTICA É BEM DIFERENTE...FUI OPERADA HÁ 5 DIAS, E DEVO DEIXAR MEU TESTEMUNHO QUE DE A RECUPERAÇÃO É TRAUMÁTICA SIM...DOLOROSA EM EXCESSO SIM PRINCIPALMENTE AO EVACUAR, INSUPORTÁVEL A PONTO DE NÃO CONSEGUIR TERMINAR.
    MAS FIZ A CIRURGIA PELA CERTEZA DE QUE QUANDO ESTIVER RECUPERADA, NÃO TERIA NUNCA MAIS AS DORES QUE TIVE. FUI OPERADA POR UM RESPEITADO MÉDICO MUITO EXPERIENTE, E FUI CORRETAMENTE ORIENTADA DE QUE ESTA RECUPERAÇÃO SERIA DIFÍCIL DEMAIS. ACHO IMPORTANTE A QUEM O FAÇA ESTEJA CIENTE DISSO...TODOS MEUS CUIDADOS ESTÃO SENDO TOMADOS CORRETAMENTE...NÃO ME ARREPENDO POIS ESTAREI BEM PRA FRENTE, MAS AO LER, NÃO POSSO DEIXAR DE EXPRESSAR MINHA EXPERIÊNCIA E DE OUTRAS PESSOAS QUE O FIZERAM QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVERSAR...BEM DIFERENTE DESTA TEORIA...PERGUNTEM A MAIS PESSOAS QUE FIZERAM ESTA CIRURGIA...É IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o testemunho acima. É necessária? Sim. Dói muito? Sim, tanto logo após a cirurgia e principalmente nos primeiros dias quando precisa evacuar. É desconfortável? Muito. E a pessoa deve ter um companheiro(a) para lhe ajudar a todo instante em todos os procedimentos. Todas as pessoas que conversei e que passaram por essa experiência relataram exatamente o que eu estou passando. Boa sorte a quem precise realizar essa cirurgia. Só cura mesmo com a cirurgia mas se preparem para esses momentos difíceis, que passam.

      Excluir
    2. Dói sim e muito!!! A médica provavelmente nunca teve hemorróidas...A única motivação para a realização da cirurgia é a cura!

      Excluir
    3. DOI MUITO MESMO SO DEUS NA NOSSA VIDA, JA FAZ 52 DIAS QUE EU OPEREI E AINDA TENHO DOR APOS EVACUAR , E AINDA NAO CICATRIZOU DIREITO O MEU MEDICO DISSE QUE É NORMAL ESPERO QUE ISSO ACABE LOGO.
      ENTREGO TODOS OD DIAS NA MAO DE DEUS.

      Excluir
    4. Nossa pessoal! operei dia 14/08/20013 hoje está fazendo 3 dias e não sei o caso de vcs, mas operei hemorroida interna externa e fissura anal de forma tradicional com corte, não sinto essas coisas absurdas que vcs relatam não, nos 2 primeiros dias nem senti nada, neste terceiro dia me doeu um pouco pq não havia conseguido defecar e tiver que por tipo um supositorio...mas a dor é suportável, estou fazendo banho de acento,usando uma pomada anestésica local e tomando dipirona pra dor e está bem tranquilo. Fui para a cirurgia morrendo de medo, com os pensamentos contantes dos comentários que havia lido, e na verdade estou bem tranquila, lógico que há o desconforto e confesso que sou super sensível a dor e digo mais, me doeu mais a agulha do soro do que propriamente o pós operatório rs.... só digo uma coisa para as pessoas q não tem escolha e precisam operar, operem, vão sem medo, cada caso é um caso, se fosse uma dor tão insuportável as pessoas nem teria alta do hospital. Tenham FÈ!!!! vai dar tudo certo e força a todos!!!!

      Excluir
    5. Olá flavia , nossa estou morrendo de medo pois minha cirurgia esta marcada para o dia 23/01/2014
      minha hemorroida nao é muito grande , mais mesmo assim estou morrendo de medo de operar ...
      Porque o pessoal está dizendo que é terrivel a dor e tals ... Tomará que o meu pos operatorio seja que nem o seu .. Sem dor tranquilo ! Obrigado voce foi a unica que me TRANQUILIZOU , pq eu estou bastante aflita ! Obrigado !

      Excluir
    6. Bom.. Fiz a cirurgia em 16/12/2013, ou seja, faz-se já 45 dias e ainda sinto dor ao evacuar e um certo desconforto pois trabalho o dia todo sentada. (o meu médico disse que é normal) até porque ainda não houve total cicatrização do local.
      Agora dizer que o pós-cirúrgico não é doloroso ..fala sério.. Sento MUIIIIITA dor nos primeiros dias após a cirurgia..e para evacuar então...a dor era insuportável.. Porém não há outro jeito de curar o problema....E olha que segui a risca a dieta pós cirurgia bem como tomei todos os remédios..usei a pomada...banho de assento..e repouso...

      É isso ai pessoal.. Para quem ainda vai fazer a cirurgia boa sorte.. Pra quem já fez ..fica só as lembranças...

      Excluir
    7. ola pessoal eu fiz a cirurgia faz 7 dias,nao estou conseguindo evacuar sinto vontade mais na hora que eu sento no trono só vem dor e mais nada estou seguindo todas as recomendações que o médico me passou e a dor ainda é bastante na hora de evacuar!!
      alguém me diga se isso é normal pq já estou ficando preocupado por não evacuar!!

      obrigado a todos e boa sorte

      Excluir
    8. Olá Pessoal, estou no 6º dia pós cirurgia. Operei na última 2ª feira e só consegui evacuar na 5ª feira pela manhã depois de introduzir um supositório líquido. A dor foi infernal e por pouco não desmaiei, mas acredito que o medo era maior do que qualquer coisa.
      Depois da primeira evacuação a impressão é que eu regredi, pois até então estava ótima, com as dores controladas, andando dentro de casa, sentando tranquilamente, mas depois deste primeiro cocô, já não aguentava andar, sentar, somente deitada eu sentia um pouco de conforto e tive que começar a tomar um analgésico mais forte (Tylex). Essa primeira vez acabou comigo, fiquei o dia inteiro chorando de dor.
      Pra piorar, comecei a evacuar a "pequenas" prestações - digo pequenas porque evacuo muito pouco, então neste primeiro dia fui 2 vezes ao banheiro, ontem fui 3 vezes e hoje já fui 2, aparentemente indo para uma terceira daqui a pouco, mas hoje sem dúvida é o melhor dia de todos. Estou sem tomar analgésicos desde as 5hs da manhã e mesmo já tendo ido no banheiro pela 2a. vez a dor está suportável e já consigo andar e me sentar sem sentir tanta dor.
      A secreção continua igual. Cada vez que vou ao banheiro ela aumenta um pouco.
      Estou seguindo todas as recomendações, comendo muita fibra, coisas pastosas, tomando muita água, fibra solúvel e laxante. Mas ontem a noite resolvi não tomar o laxante pois estou tento muitos gases e desconfio que seja por conta dele, então resolvi fazer um teste, vamos ver como eu fico até o fim do dia.
      A higiene sem dúvida é muito importante! Tomo vários banhos ao dia e faço os banho de assento com água morna toda vez que sinto alguma dor ou que evacuo.
      Sem dúvida o que mais alivia a dor no pós côco são esses banhos! Então essa é minha dica primordial pra quem ainda vai fazer a cirurgia, faça os banhos de assento!

      Excluir
    9. Me desculpe pela sinceridade, mas dizer que o pós operatório é tranquilo é uma inverdade. Fui operada no dia 28-05-2014, ou seja a exatos 29 dias, e infelizmente minha experiência não tem sido das mais agradáveis. Acordo super bem, mas logo depois vem a novela da evacuação. As dores são menos intensas, mas só Jesus na causa! Esse procedimento deveria ser proibido de ser realizado pelo CRM! Deus nos proteja e permita que nosso restabelecimento seja abreviada! Amém

      Excluir
  12. algum hospital publico para realizar esta cirurgia em sao paulo capital ???? tenho um filho que esta esperando a quase 6 meses e nada , quem souber me ajude

    ResponderExcluir
  13. Bem, Bom dia! Aqi quero deixar meu relato: Tenho problemas com hemorroidas desde os 17 anos de idade e todo ano sempre aparece a tal dita, só que com o passar do tempo veio a idade e hoje com 42 anos ve vejo na dúvida se faço ou não essa cirugia, uma vez que tenho visto muito relatos que esse tipo de cirurgia não resove o caso de hemorroidas, ou seja, vc faz a tal cirurgia e nuca fica bom e muitas das vezes ate agrava mais o caso. Estou ha 2 meses em crise e fui em 3 médicos e o mesmo me diseram que tenho que fazer a cirurgia e que só tenho que escolher entre a tradicional (40 dias ) ou a moderna que não leva corte (grapeamento em 15 dias de recuperação)Será que é verdade? O certo é que somos o que comemos e depois de ter esse diagnostico dos médicos resolvir mudar toda a minha alimentação e passei a comer alimentos ricos em fibras e tenho melhorada em 90% das hemorroidas. Assim espero poder ficar pelo mesno melhor sem dores já que as mesmas são terriveis e se perde ate o sono or conta das dores.
    Se alguem tiver mais relatos sobre o assunto e até mesma a Dª gostia que postassem pra gente ter uma ideia de todo os casos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITEA AMIGO!!!
    EU POSTEI ESSE RELATO ACIMA DE 11 de junho de 2011 16:51, AMANHÃ FAZ 2 MESES QUE FIZ A CIRURGIA E POSSO DIZER QUE ESTOU RINDO Á TOA...EVACUO FELIZ DA VIDA...USO UM COMPLEMENTO NATURAL POIS TENHO INTESTINO PRESO...MAS HEMORRÓIDAS...NÃO TENHO MAIS...
    COMO DISSE ANTES...OS PRIMEIROS DIAS APÓS A CIRURGIA FORAM TERRÍVEIS...MAS A DIETA PODERÁ LHE AJUDAR A DIMINUIR ESSE SOFRIMENTO.
    O QUE POSSO É INCENTIVA-LO A FAZER COM UM BOM MÉDICO, POIS AGORA ESTOU LIVRE DISSO E ME SINTO MARAVILHOSAMENTE BEM...MUE MÉDICO DISSE QUE NÃO VOLTAREI A TER HEMORRÓIDAS MAIS...ESTOU 100% SATISFEITA COM A CIRURGIA...SE QUISER ME DEIXE SEU EMAIL...QUE EU INFORMO O MÉDICO COMPETENTE QUE ME OPEROU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola fiz, a cirurgia faz 23 dias, estou muito nervosa e com medo da minha próxima evacuação, a última que foi a 4 dias atrás quase surtei de tanta dor, isso esta mexendo com o meu psicológico, meu namorado fez mas disse que não sofreu tanto, depois de quantos dias vc conseguiu evacuar sem tanta dor?

      Excluir
  15. Olá A Todos, passei pela cirurgia de hemorroidectomia quinta-feira dia 11/08/11, sinto muita dor e desconforto,e sempre que tento evacuar sangra,alguém poderia me indicar algúm fármaco para aliviar essa dor terrível,que a gente passa após a cirurgia???fico no aguardo desde já Grato a todos. Marcus

    ResponderExcluir
  16. Marcus...existe o Povata, Metamucil, para fezes mais macias, converse com seu médico sobre esses produtos.

    ResponderExcluir
  17. Olà, ouvi falar de uma nova técnica para o tratamento cirúrgico das hemorróidas, a Desarterialização Hemorroidal Trans-anal (THD). Essa operação pode ser realizada em um único dia de procedimento cirúrgico nos casos de hemorróidas de graus 2 ou 3, utilizando apenas anestesia local. Gostaria de saber se voces conhecem a técnica, jà quq foi aprovada pela NICE e FDA. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu fiz com esse metodo THD, faz 20 dias, a primeira semana e um pouco desconfortavel, sangra um pouco e dor suportavel moderado(talvez de para passar sem remedio) a sensação de vontade de defecar quase a toda hora e o mais desconfortavel. O resto do que escreveu e verdade.. ok!

      Excluir
    2. Olá ... estou no começo de hemorroida, Gostaria de optar pela a cirurgia!!! o pos operatorio do THD é muitooo doloroso ou não?

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Gente, é mentira que o pós operatório não dói. Dói sim, e muito. Com remédio, sem remédio, com morfina, com dieta, banho de assento etc.... Pode esquecer essa balela de que "as técnicas modernas vão te tirar a dor". Não vão. Na primeira semana você vai querer morrer. Depois passa.

    ResponderExcluir
  21. faz 5 meses q operei e ainda sinto muita dor depois de evacuar, nao sei mas o q fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE AMIGO EU TBEM TO NA MESMA SITUAÇAO, EU JA FAS 6 MESES, SO QUE A MINHA NAO DOI PORQUE TOMO MUITO LIQUIDO E CUIDO MUITA DA MINHA ALIMENTAÇAO, POPRQUE SO MUITO RECEQUIDO..JA MARQUE CONSULTA PARA MES QUE VEM DIA 16/6/2013

      VO PERGUNTAR QUE TIPO DE CILURGIA QUE ELE FES..JA QUE VEJO TANTO COMENTARIO QUE EM 3 SEMENAS A MAIORIA DA CURADO..

      EU AINDA TO UM POUCO MELHOR PORQUE MANDEI FAZER UMA POMADA MANIPULADA QUE MELHOROU BASTANTE..EU SO DE TUBARAO SC..SE PRECISAR DE ALGUMA COISA..rodnei@jnmk.com.br

      Excluir
    2. Boas amigos,

      Fui operado a 4 meses e tambem sinto desconforto grande depois de evacuar e fiquei com umas peles no exteriores do anus.... alguem aconteceu o mesmo.
      Pelo que vejo a pessoas quem com 5 e 6 meses operçação ainda sentem desconforto e dores o que fizeram para resolver isso????????? Respondam se faz favor!!!!!

      Excluir
    3. Boa noite amigo. Estou com 40 dias de cirurgia e ainda sinto algumas dores e sangramento. E nada de cicatrizar. Fiquei com uma pele também... o meu médico disse que tudo é normal que pode demorar até um ano pra cicatrizar completamente. Será?

      Excluir
  22. olá bom dia.Estou no meu sexto dia pós cirurgia,meu quinto dia foi terrivel sangramento e 2 horas para conseguir evacuar,voltei á dieta liquida pois duas colheres de arroz foram responsáveis pelo pior dia até aqui.6 dia muita dor ,acho que vou tomar um lactopurga e tentar também um supositório e também algum remédio para dor pois o paracetamol não está resolvendo.Estou andando somente dentro de casa evitando as escadas ,conversando com quem já fez essa cirurgia o relato é o mesmo desconforto,dor,dia após dia com uma pequena melhora mas quase imperceptível nos primeiros 30 dias , dos 30 ao 60 bons dias e dos 60 aos 90 dias e após os 90 vida normal sem dores.Desejo força a quem tiver que passar pelo que também estou sentindo

    ResponderExcluir
  23. Olá boa tarde.Estou no 7 dia,a noite de ontem foi razoável, mas acordei com muita dor,sendo que ao evacuar hoje devido á dieta líquida foi mais fácil que ontem. Hoje teve sangramento mínino , de ontem pra hoje resolvi usar o bendito modes feminino oh trem esquisito e difícil de colocar, mas funcionou, a secreção também diminuiu, da forma que estou agora acredito que evacuarei novamente é triste mas amanhã digo como foi mais um capítulo. Só pra deixar claro estou na dieta liquida feijão batido,legumes amassados , laranja,mincau de leite com aveia no mais água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa meu caro , eai se recuperou bem ?! Eu irei fazer cirurgia daqui 4 dias e estou aflita com isso ! Se puder me dizer os remedios q usou no pos operatorio , me de mais dicas se puder ! Obrigado

      Excluir
    2. Oi estou na mesma situação realizei a cirurgia tem 6 dias e sinto dor também ao evacuar esse bendito pós cirurgico e complicado, mas tem que passar né. O médico me falou que posso comer normal alguém recomenda isso?Não sei mas acho que não ajuda muito. Me falou que não precisa de dieta nada comer normal. Aí comi já viu no que deu dor demais. Então tô trocando minha alimentação vou procurar comer mais frutas frutas verduras e líquido. Mas é meio estranho a sensação é que nunca vai acabar esse sofrimento e tenho medo de voltar a ter hemorróidas de tanto ficar forçando novamente, isso é possível. ?

      Excluir
  24. Olá boa tarde.Nono dia. Ontem os pontos realmente começaram a se soltar,permaneço com a dieta liquida,tomando suco de limão não comendo nada sólido exceto a laranja e o mamâo. Na evacuação ainda tenho dores mas encontrei uma maneira de controlar um pouco.Uso o jornal no chão do banheiro,uso também um espelho para visualizar a evacuação sendo que quando a dor esta muita ,pressiono o bumbum de um lado e de outro e até ao redor do anus o que tem ajudado a não abrir mais a ferida.Internamente ainda tem a dor do local aonde foi retirado o nodulo, a secreção diminuiu uns 90% e o sangramento também. Em se falando do método que estou usando para evacuar , a posição agachado ajuda mesmo uma vez que também visualizando podemos usar o fator psicológico para suportar um pouco mais a dor afim de terminar logo o processo e até mesmo parar alguns instantes para tomarmos um fôlego.Pode parecer engraçado mas só quem passa pra entender o sofrimento que é.Por hoje é só até mais

    ResponderExcluir
  25. olá boa tarde.Décimo primeiro dia . As dores diminuíram consideravelmente , fiz até uma caminhada de uns 2km, ainda tenho dificuldades para sentar e na hora da evacuação ainda ha dor mas também suportável,também estou intercalando a alimentação e aos poucos voltando ao normal.As feridas externas estão cicatrizando mas ainda sangram na evacuação. Aquela secreção quase já não existe mais.Acredito que em mais uns dez dias estarei uns 95% recuperado.No entanto comprovo que os 15 dias de licença médica no meu caso seriam insuficiente para que eu retornasse ao trabalho,sorte que estou de ferias.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, gostaria de dizer que fiquei satisfeita em ser operada pelo método THD. Foi tudo muito tranquilo, entrei na clinica segunda e na quarta estava jà em casa. Realmente nao senti quase nada de dor. Gostei muito, porque muita gente disse que as outras cirurgias sao dolorosas.

    ResponderExcluir
  27. Hoje faz 21 dias que operei, sofri muito nas primeiras semanas.....ao contrário de todos desde o 2 dia de operada estou indo ao banheiro de 4 a 6 vezes. Depois de evacuar é uma dor horrível. estou a 7 dias tomando um remédio para controlar a evacuação e a 2 dias comecei a tomar floratil de 200 para diminuir as idas ao banheiro. Eita cirurgia nojenta.

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é silmara esposa do marcio fiz a cirurgia a 7 dias, no hospital foi tudo tranquilo,mas o pos operatorio realmente o sofrimento é na hora de evacuar, mas o dr me deixou bem ciente deste processo,que nao seria facil, mas é necessario , mesmo com dores estou feliz, pra quem sofreu 20 anos com hemorroida, o que sao alguns meses de recuperação.Fico pensando que agora poderei fazer academia, andar de bike, praticar esportes , coisa que eu nao podia fazer porque a qualquer momento ela podia aparecer.Agora e só aguardar.Agradeço a equipe que me operou.Deus continue lhes abençoando. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia !

    Estou com uma hemorroida de 2º grau, ao correr na esteira na academia, percebi que fiquei pior, posso continuar minhas atividades físicas normalmente ou devo ao menos diminui-las?

    ResponderExcluir
  30. Oi pessoal,meu nome é Gislene meu esposo operou semana passada,que sofrimento! ele senti muitas dores,mas o médico disse que é assim mesmo,o pós operatório não tem jeito é sofrido,mas estou aqui para dizer à quem vai passar por isso que não desanime,faça tudo que seu médico falar:banhos de assentos,comer fibras,frutas,tomar muita água,os remédios... enfim se cuidar mesmo!Fé e força nessa hora,a família sofre junto e não é "frescura" do operado!Só eu e minhas filhas sabemos o que ele está passando.Desejo uma ótima recuperação e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  31. ola, gostaria de saber quanto tempo normalmente dura a cirse de hemorroidas , a 2 meses eu tive minha filha foi parto cesariana mais tive as contracções do normal e fiz muita força, meu medico me passou a pomada proctyl e o venalot cumprimdo mais ainda não melhorou isso e normal?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, tem um mes e uma semana q fiz a cirurgia de hemorroidas, ainda sinto dor para evacuar e apos, a 11 dias estou tomando o metamucil para regular o intestino, porem ainda não estou conseguindo evacuar regularmente, apenas de 4em4 dias +ou-. Estou preocupada com essa demora tão grande entre as evacuaçoes, gostaria de saber se o medo da dor pode estar influenciando o funcionamento de meu intestino pois antes da cirurgia ele funcionava regularmente

    ResponderExcluir
  33. Doutora, agradeço o tema abordado. Estou no 3º dia pós operatório, e ainda não consegui evacuar - estou tomando muito liquido (água) e comendo fibras também. Para não dizer que não evacuei, fui ao banheiro hoje, mas evacuei a prestação e bem pouco. Minha barriga está um pouco inchada. Além das fibras que estou comendo bastante e água - tomei 1 colher de óleo mineral para ajudar a soltar . De natureza, sou ressecado.
    É normal essa demora para evacuar? No demais, , as dores , secreções, etc - dentro do previsto.
    Poderia me dar mais aluma dica

    ResponderExcluir
  34. Outra questão - quando fazemos a cirurgia para hemorroidas, é feito lavagem intestinal?\Será esse o fato de demorarmos tanto para evacuar?

    ResponderExcluir
  35. Fiz cirurgia de hemorroide. Doi...doi...doi, principalmente na hora da contração anal (piscadinha) rss. Meu Deus! Mas depois da cirugia e recuperação total, arrependi de não ter feito antes. Acabou meu sofrimento. Mas gostaria de saber se existe algum problema depois da cirugia andar de bicicleta. Existe algum problema? Pois peguei gost20 km, por dia. Qual o risco? Algúem pode me informar?

    ResponderExcluir
  36. bom dia! Tenho 30 anos e hoje faz 8 dias que fiz a hemorroidectomia, a cirurgia foi pela manhã e a noite já tive alta. Esse primeiro dia foi tranquilo, com medicação na veia... no dia seguinte em casa que a dor veio de verdade. Que sofrimento meu Deus, infelizmente precisamos passar por isso... Ainda estou de dieta líquida, a base de sopinhas, mingau e muita água, mas não está me ajudando pois estou muito ressecada. SÓ consegui evacuar no terceiro dia bem pouco, no quinto dia e hoje no oitavo dia, isso pq estou tomando FIBERMAIS, MUVINLAX E HUMECTOL-D, todos laxativos. De tres dias pra cá estou com muitas dores, até andar tá complicado...hj qdo fiz o n°2 parecia que estava saindo um porco espinho enrolado num arame farpado rsrs, engraçado mas só quem passa por isso sabe a imensidão da dor. MAS UMA COISA BOA...não tive sangramento em nenhum momento, e nem secreção... e a dor que estou sentindo não é nada comparada a dor que eu sentia antes de operar...então estou rindoo a toa em pensar que daqui uns dias vou estar livre disso pra sempre... quem precisa fazer, faça de uma vez, pelo menos sabemos que a dor é passageira...boa sorte a tds e quem quiser trocar uma idéia tamos ai...

    ResponderExcluir
  37. Olá, fiz a cirurgia com o THD fazem 10 dias e a dor foi insuportável no pos cirurgico..... na verdade, é igual a cirurgia tradicional.... a única diferença é o dinheiro que vc gasta pra comprar o famigerado do THD..... com 10 dias ainda sinto dores ao evacuar e sai sangue e também tenho dificuldade para caminhar e sentar. O médico, como todos, diz que é normal....então tá...boa sorte.... acho que em um mês não sentirei mais nada.... Mario de Santa Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo...
      fiz pelo mesmo metodo THD faz 12 dias e to com os mesmos problemas seus...

      Excluir
  38. Eu operei faz 8 meses ou mais quando eu ando na rua começa doer parece que está me passar faca não aguento fica muito sentado e nem fica muito tempo em pé

    ResponderExcluir


  39. Anônimo3 de março de 2014 19:22

    ola pessoal eu fiz a cirurgia faz 7 dias,nao estou conseguindo evacuar sinto vontade mais na hora que eu sento no trono só vem dor e mais nada estou seguindo todas as recomendações que o médico me passou e a dor ainda é bastante na hora de evacuar!!
    alguém me diga se isso é normal pq já estou ficando preocupado por não evacuar!!

    obrigado a todos e boa sorte

    ResponderExcluir
  40. Olá Pessoal, estou no 6º dia pós cirurgia. Operei na última 2ª feira e só consegui evacuar na 5ª feira pela manhã depois de introduzir um supositório líquido. A dor foi infernal e por pouco não desmaiei, mas acredito que o medo era maior do que qualquer coisa.
    Depois da primeira evacuação a impressão é que eu regredi, pois até então estava ótima, com as dores controladas, andando dentro de casa, sentando tranquilamente, mas depois deste primeiro cocô, já não aguentava andar, sentar, somente deitada eu sentia um pouco de conforto e tive que começar a tomar um analgésico mais forte (Tylex). Essa primeira vez acabou comigo, fiquei o dia inteiro chorando de dor.
    Pra piorar, comecei a evacuar a "pequenas" prestações - digo pequenas porque evacuo muito pouco, então neste primeiro dia fui 2 vezes ao banheiro, ontem fui 3 vezes e hoje já fui 2, aparentemente indo para uma terceira daqui a pouco, mas hoje sem dúvida é o melhor dia de todos. Estou sem tomar analgésicos desde as 5hs da manhã e mesmo já tendo ido no banheiro pela 2a. vez a dor está suportável e já consigo andar e me sentar sem sentir tanta dor.
    A secreção continua igual. Cada vez que vou ao banheiro ela aumenta um pouco.
    Estou seguindo todas as recomendações, comendo muita fibra, coisas pastosas, tomando muita água, fibra solúvel e laxante. Mas ontem a noite resolvi não tomar o laxante pois estou tento muitos gases e desconfio que seja por conta dele, então resolvi fazer um teste, vamos ver como eu fico até o fim do dia.
    A higiene sem dúvida é muito importante! Tomo vários banhos ao dia e faço os banho de assento com água morna toda vez que sinto alguma dor ou que evacuo.
    Sem dúvida o que mais alivia a dor no pós côco são esses banhos! Então essa é minha dica primordial pra quem ainda vai fazer a cirurgia, faça os banhos de assento.

    ResponderExcluir
  41. Ola Pessoal, estou no meu 6 dia apos a cirugia, e para o bem da verdade digo, DOI ...DOI MUITO!. Os primeiros dias são terriveis.. e tem ma coisa que aconte, que não le em nenhum depoimento acima.... São as dores da contração involuntaria do musco anal... isso mesmo o cortador de coco... quando estamos dormindo ele do nada se contria com tada a força.! A dor é alucinante... vc acorda com a dor terrivel... alguem teve?

    ResponderExcluir
  42. Sim Anônimo eu tive e realmente dói demais, pra falar a verdade esses foram um dos piores sintomas que eu tive. Hoje estou no 10º e as contrações já diminuíram bastante, mas às vezes ainda acordo na madrugada sentindo exatamente esse sintoma que você descreveu. Nos primeiros dias, realmente me incomodaram muito e eu mal conseguia dormir e uma coisa que me ajudou foi tomar simeticona (antigases), pois essa contração nada mais é que os gases que se formam por não estar evacuando normalmente. Pelo menos eu acho que é isso, pois quando comecei a evacuar mais, as contrações diminuíram.

    ResponderExcluir
  43. Poxa,fiz hemorroidectomia há 28 dias.Minhas dores começaram assim que passou o efeito da anestesia.Confesso que foi uma das piores,pois estava ali na cama sem poder nem virar de lado.Após voltar pra casa(no dia seguinte)comecei a tomar a medicação logo cedo.Minha primeira evacuação foi após 5 dias,juro que pedi pra minha irmã ficar na porta do banheiro pra me socorrer,mas enfim eu consegui,sem desmaio e sem muitas dores.Terminado o ato,o banho de assento já estava ali,me aguardando kkk.No princípio,fazia cerca de 6 banhos de assento ao dia,pois aliviava bastante.Hj,com 28 dias de operada,não vou negar,dói após evacuar,mas muito menos que no princípio.Faço 2 banhos de assento ao dia,comprei um spray chamado Andolba,que me aliviou bastante e tomo um torsilax,pois somente amanhã,dia 09/04 será minha primeira consulta após a cirurgia.Uma coisa posso dar certeza,antes vc sofrer sabendo que um dia vai passar do que viver com este problema para o resto da vida.Ninguém merece!!

    ResponderExcluir
  44. HOJE FAZ 5 DIAS QUE OPEREI, SINCERAMENTE NUNCA SOFRI TANTO NA MINHA VIDA. O PROBLEMA É EVACUAR, A SENSAÇÃO É HORRÍVEL, QUASE DESMAIEI , MINHA PRESSÃO CAIU, O QUE ME AJUDA É ENTRAR NO CHUVEIRO, E DEPOIS BANHO DE ASSENTO. CHORO DESESPERADAMENTE E O ALÍVIO VEM DEPOIS DE UMAS TRES A QUATRO HORAS. ESTOU COMENDO SOPINHAS E , AMEIXA, MAMÃO, SINCERAMENTE, AJUDAM , MAS O RUIM ÉE QUE A DOR CAU
    SA UMA TENSÃO TÃSO GRANDE QUE OS NERVOS FICAM A FLOR DA PELE. MEU MARIDO, MÃE ESTAO ME AJUDANDO MUITO, SINTO ATÉ PENA DELES, POIS DE FATO, NÃO CONSIGO CONTROLAR OS GRITOS E O CHORO. SÓ DEUS MESMO

    ResponderExcluir
  45. Ola gente ,vim aqui entendendo um pouquinho dessa situacao .,meu pai operou dia 07/04/14 e estou muito preocupado com os relatos de todos ,pois estou orando muito para q tudo corra bem nao só com meu pai mais com todos . Estimas melhoras abçs(a os sintomas nao sao diferentes)

    ResponderExcluir
  46. eu vou pra essa tal cirurgia confesso que quando soube tive medo dá dor . mas agora não tenho mais medo .o que a o medo me ajudará. a maior arma que nós podemos usar é o controle dá nossa cabeça . vc já sabe que vai doer então ao invés de pensar na dor pensa em suportar ela comprovadamente o cérebro mais tranquilo produz mais eficiente dopamina enquanto o stress e medo moradrenalina que aumenta circulação pressão nos vasos e a dor é mais intensa. então o segredo e ter calma . vamos na fé

    ResponderExcluir
  47. 16 de Maio de 2014
    Hoje faz 31 dias que operei e ainda sinto dor ao evacuar, sinto uma ardência muito grande. Com o laxante vou duas vezes por dia ao banheiro. Estou usando há dois dias Bepantriz pomada, espero que melhore, pois já usei proctil, o tal do Aldoba e nada. Ainda não fiz nenhum banho de assento, vou experimentar, quem sabem resolve.

    ResponderExcluir
  48. Já fazem 8 mese que eu operei da hemorroida grau 3 e 4, interna e externa, meu anus parece que nao ficou normal, digo redondo, as vezes eu solto gazes e acaba saindo um pouco de fezes, quando esta meio mole, isso nao aconteceia antes da operaçao, isso e normal, vai voltar a ser redondo.

    ResponderExcluir
  49. Ola. Sofro com esta dor ha mais de 4 anos. Eh uma dor insuportavel quando ela esta para fora. Da ultima vez ela sangrou coisa que nunca aconteceu. Minha cirurgia esta marcada para daqui 2 semanas e ja estou trabalhando com minha mente: sei que vai doer ao evacuar mas melhor doer agora do que ficar sentindo dor sempre e nunca saber qdo ela ira sair novamente. O dificil sera o pos, pois moro fora do Brasil e nao tenho ninguem para me ajudar. Tenho um filho de 4 anos e meu marido. Melhoras para que ja operou e se recupere logo.

    ResponderExcluir
  50. Hoje esta fazendo 12 dias que eu fiz a hemorroidectomia por grampeamento, falar que não tem desconforto pode ser variado de pessoa pra pessoa, mas pra mim ESTA SENDO TERRÍVEL, fico com dor horas depois de evacuar, o médico me deu quinze dias de afastamento, não serão suficientes até porque eu nem consigo andar direito, hoje evacuei as 8 da manhã e até agora tô com muita dor... Se eu soubesse que passaria por tudo isso, eu jamais teria operado. Tá muito difícil. Eu tô ficando preocupada porque minha licença acaba essa semana e eu não sei o que fazer. Minhas fezes estão normais, evacuo todos os dias de manhã, não tive constipação no pós cirúrgico, mas toda vez que vou no banheiro é esse sofrimento do cacete! E se alguém me perguntar sobre a hemorroidectomia, eu digo: Se tiver opção, não faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veeh , eu também fiz essa cirurgia ( pph ) faz 40 dias e esta difícil também quando anda parece que tem uma faca "lá". E quando evacuo sai pouco de sangue o médico disse que deu uma trombo e faz parte da recuperação e passou proctyl ( supositorio ) mas não está resolvendo ... Como está a sua recuperação ou quem fez por esse método demorou a recuperação também ...

      Excluir
  51. Olá...estava aqui pesquisando, agora fiquei com mais medo que demore a recuperação! Fiz a THD a 7dias..concordo que é o mesmo que defecar um porco espinho com arame farpado, isso na primeira defecaçao, hoje foi a segunda e foi só arame farpado..dói um pouco depois mas fora evacuar, sentar e fazer movimentos bruscos, está sendo tranquilo, comparando a outros depoimentos.
    Queria saber quanto tempo isso vai durar
    boa sorte a todos e muito tamarine para os ressecados! Nara, PoA, RS

    ResponderExcluir
  52. Olá, vou fazer a cirurgia THD amanhã às 13 horas e realmente estou com pouco de medo no pós operatório. Não aguento mais essa malditas veias. Vamos ver no que vai dar.
    Retornarei com o que aconteceu amanhã à noite se conseguir sentar kkkkkkk.

    Rafael - Viamão / RS

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!