Translate

sábado, 2 de junho de 2012

Náuseas e vômitos em pacientes diabéticos


 













O último Congresso DDW, realizado em Maio de 2012 na cidade de San Diego, Califórnia, nos trouxe temas relevantes na área da gastroenterolgia mundial. Com mais de 16 mil médicos participantes, o Digestive Disease Week foi mais uma vez um sucesso, consagrando-se como um dos maiores congressos mundiais da especialidade. Em um Simpósio instigante, foram abordadas as causas de náuseas e vômitos ( Symposium:nausea and vomiting: what’s the cause?), tema de grande importância na prática clínica diária.

O que é GASTROPARESIA?

gastroparesia é uma síndrome caracterizada por um atraso no esvaziamento gástrico, na ausência de obstrução mecânica do estômago.

Os sintomas clássicos incluem:

  • plenitude pós-prandial ( empachamento)
  • náusea
  • vômito
  • distensão abdominal
Na maioria dos trabalhos de metanálises, o diabetes é responsável por, pelo menos, 1/3 dos casos de gastroparesia. Os sintomas de gastroparesia são relatados por 5%-12% dos pacientes diabéticos.
Em estudo publicado por Parkman e colaboradores em 2011 (CGH 2011;9:1056-1064) foram relatados 254 casos de gastroparesia idiopática (sem causa definida) e 137 de gastroparesia por diabetes, sendo 78 pacientes DM tipo 1 e 59 DM tipo 2. Os pacientes diabéticos tipo 2 apresentaram sintomas de gastroparesia mais intensos do que os pacientes com gastroparesia idiopática. Além disso, foram hospitalizados mais vezes do que os pacientes com gastroparesia idiopática. Na gastroparesia diabética o vômito é o sintoma mais frequente, já na idiopática, é a dor abdominal.

Os mecanismos da gastroparesia são:
- neuropatia autonômica (vagal)
- neuropatia intrínseca
- hiperglicemia aguda do paciente diabético
- psicossomático
- iatrogênico (opiáceos, incretinas)

O não controle dos níveis glicêmicos é causa de gastroparesia.
Curiosamente, medicamentos utilizados no controle glicêmico de pacientes diabéticos, como pramlintide, exanetide e vildagliptina também podem causar gastroparesia. A sitagliptina apresenta menos efeitos na lentificação gástrica, quando comparado com exanetide , conforme estudo publicado por Berg e colaboradores (Diabetes obes metabol 2011;13:982-9). Drogas utilizadas como imunossupressores, como ciclosporina e tracolimus, bem como os opiáceos, também estão na lista dos geradores de gastroparesia.
Em estudos de cintilografia de esvaziamento gástrico com Tc99 obeservou-se que nos pacientes com gastroparesia por diabetes, após 1 hora, apenas 20% do conteúdo gástrico (sólidos e líquidos) foi esvaziado, enquanto que em um indivíduo normal, mais de 40% tinha sido esvaziado.
O esvaziamento gástrico é mais lento na gastroparesia por diabetes, do que nos casos de dispepsia funcional, ou na pós-fundoplicatura (cirurgia de correção de hérnia hiatal).
Na mesma palestra foi abordado o manejo da gastroparesia:
- restaurar hidratação e adequado nível nutricional
- controle glicêmico e eletrolítico.
O não controle glicêmico (pacientes diabéticos descompensados) é importante causa de gastroparesia. Estudos prospectivos de longo prazo, mostram que pacientes sob bom controle do nível glicêmico NÃO apresentam gastroparesia.


Conclusões:
- Pacientes diabéticos possuem um esvaziamento gástrico retardado, levando a uma lentificação do processo digestivo e aumento da incidência de náuseas e vômitos.
- O controle da glicemia, uma boa hidratação e uma dieta adequada evitam a gastroparesia. 


  

10 comentários:

  1. E diabéticos hipertensos pode tomar chá de gengibre.

    ResponderExcluir
  2. É normal perder 7kg em uma semana, devido aos vômitos?
    E o chá de gengibre não sobe a pressão.?

    ResponderExcluir
  3. Oque tomar pra melhorar a gastroparesia

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe é diabética internou e agora tudo que come vomita o que poderia faze para esta ajudando ?

    ResponderExcluir
  5. Olá que acontece quando a pessoa e diabético e descobre, o Dr passa o remédio quando a pessoa comessa a tomar dai começar vomitar tudo oque come

    ResponderExcluir
  6. Meu pai é diabético esta vomitando muito e sentindo muitas dor na barriga oq pode set

    ResponderExcluir
  7. Sou cardíaco diabético e tenho também uma hérnia de hiato tenho vômito e muita dor na barriga oque faço

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com diabete 2 estou tomando irmofolina.ai eu sinto muita naci de vômito oq tomar

    ResponderExcluir
  9. minha filha é DIABÉTICA quando se alimenta almoça janta fica passando mal com ânsia de vômito pq se eu controlo a coisas que ela come

    ResponderExcluir
  10. Olá minha mãe é diabética e está tendo diarréia e vômito o que fazer ,se ela já toma insulina na veia .

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!