Para minimizar e prevenir os danos causados pelo fígado gorduroso, algumas mudanças nos hábitos de vida são imprescindíveis. Veja a seguir, algumas orientações:
- Reduza a ingestão de carboidratos e dê preferência aos alimentos integrais .
- Evite gorduras saturadas ( carne vermelha , manteiga, frituras, etc) e dê preferência às gorduras boas (castanhas, abacates, azeite de oliva , etc); evite as frituras, as refeições gordurosas e diminua o óleo utilizado para preparar as refeições.
- Aumente a ingestão de fibras (cereais integrais, farelos como gérmen de trigo, farinha de linhaça e de outras sementes, aveia, legumes crus, verduras e frutas).
- Faça refeições leves, com porções menores e mais frequentes; se possível, faça de cinco a seis refeições ao dia.
- Evite consumir em excesso bolos com recheios e coberturas, balas, chocolates,sorvetes e doces em geral.
- Prefira sempre os alimentos grelhados , cozidos ou assados, carnes magras, leite e derivados desnatados.
- Evite a ingestão de líquidos durante as principais refeições.
- Reduza o consumo de sal. Experimente limão e ervas aromáticas, como manjericão, orégano e cheiro-verde, para temperar os alimentos.
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Exercite-se diariamente. Esta prática ajuda a controlar o peso e a 'queimar' a gordura armazenada.
- Evite grandes perdas de peso em curtos períodos de tempo. Isto piora o grau da Esteatose Hepática. Fuja de dietas milagrosas. Emagreça saudavelmente, aos poucos e sempre com orientação médica e nutricional.
Além de manter o peso saudável, alguns cuidados com a alimentação ajudam no tratamento da esteatose hepática. Porém, não deixe de procurar o médico para avaliar qual o melhor tratamento individualizado para o seu caso.