Translate

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COLONOSCOPIA - Exame importante e seguro

Na prática clínica diária, percebo que alguns pacientes mostram-se bastante apreensivos e ansiosos mediante a solicitação de um exame colonoscópico. O temor passa pelos mitos de a colonoscopia ser um exame desconfortável, constrangedor e perigoso, o que de forma alguma configura uma verdade.
O conhecimento de como o exame é realizado desmistifica estas premissas e revela uma ferramenta importante na detecção e controle das doenças do cólon.
A colonoscopia foi introduzida na medicina na década de 70. Nesta época era considerado um exame difícil; entretanto, hoje é um procedimento extremamente comum, seguro e de fácil realização.
De fato,a  colonoscopia reformulou a abordagem diagnóstica das doenças colorretais e permitiu a realização de procedimentos também terapêuticos, rastreando, detectando e prevenindo muitas doenças, como o câncer colorretal.

Indicações de colonoscopia:

DIAGNÓSTICA

  • Pesquisa de Sangue oculto nas fezes POSITIVA
  • Alterações do hábito intestinal ( constipação ou diarréia )
  • Rastreamento de Câncer colorretal
  • Acompanhamento de pacientes submetidos à polipectomia ( remoção de pólipos intestinais)
  • Doenças inflamatórias intestinais
  • Colites
  • Dor abdominal
  • Hemorragia digestiva baixa,
  • entre outras.

TERAPÊUTICA

  • Polipectomia
  • Hemostasia de lesões sangrantes
  • Remoção de corpos estranhos
  • Dilatação de estenoses ( estreitamentos)
  • Descompressão cólica no volvo ( torção intestinal),
  • entre outras.


Como é realizado o exame de COLONOSCOPIA?

A colonoscopia consiste na introdução de um aparelho flexível de fibra óptica ( FIBROCOLONOSCÓPIO ) através do ânus, a fim de visualizar diretamente todos os segmentos do intestino grosso e a parte final do intestino delgado. Tais imagens são transmitidas para um aparelho de vídeo e também podem ser documentadas através de impressão fotográfica.
Além de detectar possíveis alterações na mucosa intestinal, o método também permite a realização de biópsias de lesões ou áreas alteradas, cauterizações e a remoção de algumas lesões polipóides identificadas durante o exame.  São introduzidas  pinças especificas em canais do aparelho colonoscópico que possibilitam tais procedimentos.

Onde é realizado o exame ?

A COLONOSCOPIA poderá ser realizada em regime ambulatorial (clínicas e laboratórios médicos) ou em ambiente hospitalar, dependendo da idade e da condição clínica do paciente. O paciente sempre deverá ir acompanhado.

Qual é o preparo necessário?

Para a realização de uma colonoscopia adequada, mais rápida, acurada e segura, é imprescindível que o cólon esteja limpo, sem presença de resíduos fecais que possam dificultar o procedimento e impedir a visão adequada da mucosa do cólon, podendo passar desapercebida uma pequena lesão.
O preparo do cólon pode variar dependendo de cada serviço e da preferência de cada médico examinador.
Ao agendar o exame, serão fornecidas com antecedência todas as informações relacionadas ao preparo do cólon para a realização da Colonoscopia, incluindo as restrições alimentares a serem seguidas e como limpar o intestino adequadamente para o exame. Em geral a preparação consiste em usar uma solução laxativa oral na véspera do exame .
Cólon limpo e um preparo adequado são indispensáveis para a realização da colonoscopia com segurança e
alta eficácia. Desta maneira, tenha certeza em seguir todas as instruções médicas cuidadosamente.
Pacientes idosos, cardíacos, hepatopatas ou renais crônicos devem ter um acompanhamento mais rigoroso durante o preparo intestinal para previnir desidratações e quedas da pressão arterial.
 

Posso tomar minhas medicações usuais?

A maioria das medicações podem ser continuadas, mas algumas podem interferir com o preparo ou com o exame. Informe o seu médico sobre as medicações que esteja tomando, particularmente aspirina e derivados, medicações para artrite, anticoagulantes, insulina ou medicações que contenham ferro. Também é importante mencionar se apresenta algum tipo de alergia medicamentosa.
Deverá ser preenchido um questionário com seu histórico médico anterior como por exemplo cirurgias anteriores, história de traumas ou internações prévia.

O que acontece durante a Colonoscopia ?

A Colonoscopia é um procedimento seguro, simples e indolor, realizado com o auxílio de uma sedação e com duração média de 15 a 30 minutos.
O médico inicia o exame introduzindo vagarosamente o “colonoscópio” através do intestino grosso para examinar a mucosa intestinal, na maioria das vezes até atingir o ceco e se possível uma parte do intestino delgado. O médico irá examinar novamente todo o trajeto do cólon ao ser retirado o aparelho.

Em alguns casos, o médico examinador poderá ter dificuldade em conseguir passar o colonoscópio através de toda extensão do cólon. Alguns fatores podem ser responsáveis por esta situação: presença de resíduo fecal mesmo com a realização de um preparo orientado prévio; presença de estreitamentos causados por inflamações, pólipos, divertículos, variações anatômicas, aderências por cirurgias prévias ou tumores. Nestes casos o médico decidirá qual o limite de segurança para interromper o exame.
Quando o médico achar que uma área necessita de uma análise mais profunda, passará uma pinça através do colonoscópio para obter uma biópsia que será analisada no laboratório. Biópsias são comumente usadas para identificar muitas condições, como processos inflamatórios, pólipos, infecções ou até mesmo detecção de câncer. Se a colonoscopia está sendo utilizada para identificar o local de um sangramento, o médico poderá controlar o sangramento através do colonoscópio injetando medicamentos ou utilizando várias técnicas modernas disponíveis, como por exemplo o gás de argônio.
Durante a colonoscopia, pólipos podem ser identificados e rapidamente removidos.  Estes procedimentos usualmente não causam dor.


O que são pólipos e porque devem ser  removidos?

Pólipos são crescimentos anormais da mucosa intestinal ( semelhantes a "verrugas" ) e variam de tamanho, desde pequenas lesões até alguns centímetros de diâmetro. Para se diferenciar pólipos benignos ou pré malignos, o médico realiza a remoção destas lesões ( polipectomia ) e as envia para exame anátomo-patológico. Como sabemos que o câncer de cólon se origina de um pólipo, removê-lo é muito importante e constitui uma eficiente prevenção ao aparecimento do câncer de colorretal.

CUIDADOS APÓS A COLONOSCOPIA

  • Deixar o hospital ou clínica sempre acompanhado;
  • Devido ao uso de sedativo durante a realização do exame, o paciente NÃO PODE dirigir automóvel ou outros veículos durante TODO O DIA após a realização do mesmo. Até mesmo se estiver bem após o exame, seu julgamento e reflexos podem estar afetados pelo resto do dia.
  • Durante um período de aproximadamente 8 horas NÃO pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como operar máquina e objetos cortantes;
  • A medicação usada durante a sedação poderá ocasionar um período curto de amnésia;
  • Permanecer em repouso durante o restante do dia;
  • Ingerir alimentação leve;
  • Ingerir bastante líquido ( água , suco, chá, água de côco );
  • Poderá ocorrer diarréia por um período de cerca de 12 horas após o exame , em alguns pacientes;
  • Poderá ocorrer algum desconforto e distensão abdominal devido ao ar que é insuflado durante o exame para melhor visualização do cólon.
    Tal sintoma  desaparecerá à medida que os gases forem sendo naturalmente eliminados ou mediante à utilização de antifiséticos, como a dimeticona.
  • Quando são realizadas biópisias ou polipectomias durante o exame, poderá ocorrer sangramento nas fezes nas próximas evacuações.
     
Quais são as possíveis complicações da Colonoscopia ?

Colonoscopia e polipectomia são geralmente seguras quando realizadas por médicos que são especialmente treinados e experientes neste procedimento.
Uma rara complicação é a perfuração, ou laceração através da parede intestinal que pode ocorrer em presença de algumas alterações patológicas como por exemplo: divertículos, estenoses, aderências ou tumores e podem requerer uma cirurgia de urgência.
Sangramento pode ocorrer no local da biópsia ou da polipectomia, mas é usualmente pequeno. O sangramento pode parar sozinho ou ser controlado através do colonoscópio; raramente irá requerer um tratamento de acompanhamento. Alguns pacientes podem ter reação à sedação ou complicações decorrentes de patologias cardíacas ou pulmonares prévias.

Embora complicações após a colonoscopia não sejam comuns, é importante perceber cedo seus sinais. Contacte seu médico se notar dor forte abdominal, que não cede com analgésicos comuns, febre, calafrios, ou sangramento retal importante. Observe que o sangramento pode ocorrer muitos dias após a polipectomia.

Colonoscopia - o que há de novo?
 
Nos últimos anos, vêm sendo introduzidos  no mercado colonoscópios de magnificação, que permitem aumentar  de 40 a 100 vezes as imagens da mucosa intestinal. Tal técnica, quando associada à cromatoscopia ( uso de corantes) permite aferir informações importantes e detalhadas sobre as características das lesões intestinais (ex: pólipos).
Ainda no campo da inovação tecnológica, surgiu a colonoscopia virtual, que consiste na reconstrução computadorizada do cólon por meio da tomografia helicoidal. É um método ainda não disponível em muitos centros, e possui a desvantagem de não permitir a realização de biópsias ou  remoção de lesões.




Colonoscopia Virtual










Seus pais, seus avós e seus tios sempre cuidaram da sua saúde.
Agora você vai lembrá-los o quanto é importante cuidar da deles, também.
Compartilhe um dos nossos conselhos com a sua família e faça parte do Movimento
#vaipormim

84 comentários:

  1. Olá BOA Tarde.
    Após 3 meses de ter passado por uma cirurgia por divrticulite aguda com a retirada do sigmóid por abscesso e passado po3 tomografias e biópsia do material, pergunto: por que preciso fazer a videocolostomia? e se ha ainda a possibilidade de cancer? Muito obrigada por vcs exixtirem!
    Mpap

    ResponderExcluir
  2. Margarida,

    Boa Tarde e obrigada pelo seu comentário.
    Veja, diverticulite é um processo inflamatório que pode ocorrer na região do cólon que possui divertículos, enquanto o câncer colorretal é o crescimento de células diferentes das do intestino, dando origem a um tumor.
    São doenças distintas. Provavelmente seu médico solicitará uma videocolonoscopia alguns meses após a sua cirurgia para acompanhamento e seguimento pós sigmoidectomia.
    Devemos lembrar que a colonoscopia também é um importante exame para rastreamento de câncer colorretal, principalmente naqueles pacientes com história familiar relevante da doença.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Dra Terry.

    Faz dois dias meu pai (61 anos ) fez a colonoscopia, pois a cerca de 3 meses começou a sentir um desconforto abdominal. Foi descoberto um polipo enorme e apesar de ainda não sair a biopsia é fato que é maligno está quase obstruindo o intestino. Estou escrevendo para exteriorizar minha revolta por saber agora que era um cancer que podia ser evitado. Para piorar minha revolta ele fez exame de toque há um ano atrás e o médico não o orientou a fazer o exame antes e me pergunto se ele tivesse feito antes poderia estar bem menor o polipo. Pq os médicos não informam os pacientes que eles tem que fazer esse exame depois de 50 anos! É muito revoltante tantas pessoas morrerem por ano por algo que pode ser evitado. Estou em estado de choque de tanta revolta. Se mais médicos divulgassem, meu pai com certeza teria feito esse exame antes, e talvez as coisas teriam sido diferentes. Obrigado pelo trabalho de continuar divulgando. pretendo passar seu site por e-mail que atinja cada vez mais pessoas!
    Att.
    Ligia

    ResponderExcluir
  4. oi boa noite venho aqui expressar minhas homenagens e tirar minhas duvidas gostaria muito que a senhora me ajudasse póis ainda não consig um proctolista pelo sus é muito dificil meu marido operou um cancer no colon ascendente era um t4 um ano se passou depos de quatro meses passada a quimioterapia começou uma dor no reto já fizemos (TC DE PELVIS)COLONOSDCOPIA ambas com resultados satisfatorio só apreceu uma hemorroida em 2ºgrau mesmo assim ele continua sentindo fortes dores no reto então gostaria de saber se isso td é consequencia de uma hemorroida tenho imagens da colono e gostaria que vc desse uma analizada no laudo medico com imagens gostaria de lhe enviar mas não tem imail como faço?pos ele sente demais dores no anus,o agurdo resposta meu email e edymusic@hotmail.com...

    ResponderExcluir
  5. ..Resutado de um Exame de Colonoscopia..feita no dia data do Exame 05/01/11
    Diz Assim: Reto com Morfilogia Habitual e Expansibilidade Presercada .Mucosa Integra .padrãp Vascular e Válvulas de Houston Preservadas . Na Retrovisão, Hemorróida gRAU II.

    TRANSIÇÃO Retossigmoidiana Ultrapassada sem Dificuldade

    Segmentos Cólicos Examinados ate 40cm da Borda anal sem Alterações Observa-se Anastomose Cólica - Entérica(40cm da BA), Pérvia sem Lesões Obstrutivas e ou Ulcerativas ( Biosia ) Para Histopalogico

    Conclusão: HEMORROIDA GRAU II
    ANASTOMOSE PERVIA

    Essa e a conclusão da Medica que fez o exame .tenho emagem da colonoscopia .como faço para enviar para a senhora analizar .meu endereço e edymusic@hotmail.com..obrigado Agurdo resposta suas .....me chamo Edy carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você já fez alguma cirurgia anterior que necessitou remover alguma parte do intestino? Anastomose é o termo que se dá ao religamento das veias a artérias rompidas durante uma cirurgia até onde sei. Ou seja, para mim, o único problema aí seria a hemorróida grau II, que é uma hemorróida interna que sai um pouco do meio interno para o externo mas que retorna pro meio interno sozinha. De fácil tratamento pelo que sei... Baseado no seu laudo, eu ficaria tranquilo, mas não sou médico, procure ajuda médica para que este possa lhe tranquilizar mais que eu. Mas, para mim, você não tem nada demais.

      Excluir
  6. Dra boa tarde! Parabens pelo seu blog e saiba que é muito útil para nós leigos. Tenho uma duvida bastante delicada. Meu sogro tem 55 anos e apresentou sintomas de sangramento nas fezes, bem como diarréia frequente com sangue. No mês passado ele fez exame de prostata com toque retal e não foi constatado nenhuma anormalidade. Foi ao médico clinico apresentando os sintomas supracitados e este solicitou colonoscopia. Feito exame com laudo conclusivo: "Blastoma de Reto". O exame relatou que foi realizado com a introdução do colonoscópio pelo canal anal até o reto médio, entre a primeira e segunda válvula de Houston, onde se evidenciou lesão blastomosa, tipo ulcero-vegetante, superficie irregular, limites imprecisos, impedindo a progressão do aparelho, sendo realizado biópsia. De posse deste laudo, a médica clinica geral considerou o estagio avançado de câncer sem perspectivas de sucesso no tratamento cirurgico quimioterápico. É possivel concluir que o paciente não tem mais chances de cura baseado apenas neste exame, visto que este foi incompleto no intestino? Como devemos proceder com relação a busca do tratamento?
    Certo da vossa atenção, agradeço atencipadamente!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo seu comentário.
    Pelo que descreve parace ser uma neoplasia retal em estadio avançado, até mesmo pelo caráter obstrutivo da lesão.
    Há de se considerar que o tratamento nem sempre é cirúrgico e pode envolver apenas quimio e/ou radioterapia.
    Sugiro a avaliação de um cirurgião oncologista para estadiar o tumor e direcionar o tratamento.
    A medicina não é uma ciência exata, cada caso é um caso e, com certeza ele tem possibilidade de tratamento.

    Abraços,
    Dra. Terry.

    29 de maio de 2011 11:46

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Dra. Terry,

    Gostaria de convidá-la a participar do grupo de portadores de doenças inflamatórias intestinais no facebook. Contamos hoje com mais de 280 membros e sua presença será muito bem vinda! Segue o link: https://www.facebook.com/groups/dii.br/
    Receba nosso abraço!

    ResponderExcluir
  9. ola...meu pai fez uma colonoscopia com a retirada de um polipo durante o exame, o medico nao passou nenhuma medicação e ja fazem dois meses, o resultado da biopsia ainda nao saiu e ele continuna com sangramento de vez em quando, dependendo do alimento que ingere sai muito sague...o que deve-se fazer?

    ResponderExcluir
  10. Fiz uma endoscopia e o resultado foi pangastrite anemanetosa leve tomo omeprazol a manha e noite e nao passa a dor porque como o que nao posso

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, tudo bem? Dra., preciso da sua ajuda. Sinto muitas dores abdominais, gases, e casos de diarréias, então os médicos suspeitaram da síndrome de crhon, peguei o resultado da colonoscopia agora e pelo que eu pesquisei se enquadra na sidrome. Na maioria biopsias ( ceco, colon ascendente, trasnverso, descendente, sigmoide) deu colite crônica inspecifica e alguns com eosinofilia ( trnjo intolerância a lactose desde bebe). Tenho que fazer ainda os exames de sangue para verificar intolerância a gluten tambem. Desde já agradeço, tenho 19 anos e não aguento mais sentir dor.

    ResponderExcluir
  12. Olá! bem, gostaria muito que vc tirasse minhas dúvidas. a 1 mês operei de vesicula.(achando que era so esse o meu problema) dias antes de operar comecei a sentir uns desconfortos estranhos do lado esquerdo, perto do umbigo. o medico entao pediu uma tomografia do abdomem. Apareceu um cisto de 4cm no ovario esquerdo, o restante, incluindo alças intestinais estavam normais. apos exames repetidos o cisto era funcional, mas a dor , que o medico disse sr do cisto, nao desapareceu. e em todos os medicos que ia falavam que era gases, ou por causa da cirurgia mesmo. ate que eu mesma pedi para o medico para eu fazer uma colonoscopia. o resultado foi: aspecto endoscopico sugestivo de colite+hemorroidas de 2 grau. o med. tambem pediu biopsia. alem desse desconforto que eu sinto do lado esquerdo, tem tambem uma dorzinha abaixo da costela esquerda todos os dias quando acordo. não aguento mais essas dores, minha vida praticamente parou, e eu nao sei mais o que fazer. nao tenho diarreias e meu intestino geralmente funciona normal. o que devo fazer agora? realmente e colite e nao tem cura? AGUARDO!!!! ESTOU MUITO TRISTE. ME CAHMO KAROL E TENHO 20 ANOS.

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe fez o exame ha 4 dias, está evacuando sem sentir. Sente vontade de evacuar, quando vai ao banheiro já fez sem sentir. Isso é normal???

    ResponderExcluir
  14. OLÁ, CONHEÇO UMA SENHORA DE 72 ANOS QUE HA MAIS DE UM ANO TEM UM PEDIDO MEDICO PARA COLOSCOPIA E NÃO CONSEGUE PELO VALOR DO EXAME... GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM LUGAR EM SP QUE REALIZA ESSE EXAME GRATUITAMENTE...OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hospitais públicos realizam esse exame.
      Fiz no hospital alípio correa, em ermelino matarazzo, zona leste.

      Excluir
    2. Fiz a colo tem três dias. Ouve sangramento mas não teve biópsia. O sangramento quase acabou mas as cólicas continuam isso é normal

      Excluir
  15. Prezada Dra. Bom dia! Preciso de uma orientação, meu pai tem 83 anos e está a alguns meses com sangramento nas fezes (suspeita-se de pólipo). Em consulta com um gastroenterologista foi solicitada uma colonoscopia. Estamos com muito receio pois ele já fez este exame a uns 15 anos atrás e sabemos que ele desgasta muito. Para a idade dele o que podemos fazer e quais os riscos por conta da idade? Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Olá, fiz a videocolonoscopia e o medico precisou interromper o exame ao chegar no angulo esplenico, por eu estar sentindo muita dor. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  17. Olá Dra. gostaria de tirar uma dúvida. Meu pai tem 58 anos, ele sofre de gastrite e esofagite. Ele passou por uma tomografia que resultou em pequenas alterações no intestino. Depois disso os médicos pediram o exame de colonoscopia. Ele tentou fazer o exame duas vezes, porém o laxante não fez efeito e o suco com o remédio não parou no estômago e ele veio a vomitar. Depois disso a barriga dele ficou muito estufada e com enjoou. Agora ele está aguardando para tentar fazer novamente o exame. Aí vem a minha dúvida, o porque o laxante não ter feito efeito? Ele pode sofrer de uma diverticulite? Existe outro método de se fazer os preparos para o exame?

    ResponderExcluir
  18. Ola fiz a colonoscopia e durante o exame senti dores,isso e normal?estava sedada mas acordei ,nem sei se o medico fez biopsia,eles nos avisam quando fazem?obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa tarde

    Meu esposo fez uma colonoscopia e o resultado foi esse:

    Lesão vegetante, friável, obstruindo o lumem. Lesão do colon descendente. Gostaria de poder mandar a foto, foi retirado material para a biópsia, mas o resultado vai demorar um pouco e ele tá muito nervoso por isso estamos querendo que nos ajude. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, recebi um diagnóstico parecido, seu esposo fez cirurgia?

      Excluir
  20. Boa noite! Dra tenho 47 anos e meu médico ortomolecular pediu exames de colonoscopia para ver se tenho intolerância a glutém e a lactose e endoscopia pelo fato de um tio ter tido cancêr de estomago,esta correto e ele mesmo pode fazer o exame?

    ResponderExcluir
  21. Meu pai fez um exame de colonoscopia e detectou um blastoma de reto de 15 cm qual e o grau de perigo? Aguardo retorno urgente.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde, fiz uma colonoscopia que foi retirado material para biopsia. o resultado da biopsia diz: Mucosa Retal com Discreto infiltrado inflamatório crônico no córion. O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  24. Dores e sangramento pós exame é normal ( nao foi preciso biopsia ).

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,

    Fiz a colonoscopia há 1 semana e estou com muita colica, dores nas costas que não passam com remédio nenhum.Fui no pronto socorro e falaram que pode ser a Retocolite que piorou, viram minha colono e falaram que fizeram Biopsia porque tinha uma lesão. Não sei mais o que fazer, quando fico sentada doi mais :'(

    ResponderExcluir
  26. Fiz uma colonoscopia a 5 dias ,tive febre e calafrios na noite seguinte e ainda sinto desconforto abdominal,Isso é normal???

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Fiz o exame Colonoscopia na Segunda-Feira, até hoje estou sentindo dor abdominal e diarreia. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  28. Tento uma explicação , mas está difícil conseguir respostas . O intestino da minha irmã sempre funcionou muitíssimo bem. Raríssimas vezes ocorria prisão de ventre. A alimentação é a mais saudável possível (ingestão de fibras , evita gorduras, não fuma, não bebe ), porém depois de uma colonoscopia ele praticamente parou! Só funciona , e mesmo assim aos trancos, com remédio. Já consultou alguns médicos( por sinal, está cada dia pior) e fez exames e , aparentemente, tudo normal. Como pode isto?! Por favor, se algum médico puder me dar uma resposta possível para isto serei muito grata.

    ResponderExcluir
  29. boa noite

    passei por uma colonoscopia e vaja a conclusão - COLONOSCOPIA NORMAL - ILEOSTOMIA NORMAL

    MAS OLHA A MENSAGEM - EXAME DE COLONOSCOPIA DEVIDO AS CARACTERISTICAS POSSUI UM INDEICE DE INDENTIFICAÇÃO DE LESOES NEOPLASICAS VARIANDO 85% E 95% ---- ESTO MUITO ANSIOSA ALGUEM CONSEGUE ME AJUDAR ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Tido Bem? Você descobriu o que tinha no exame de colonoscopia, minha esposa recebeu exatamente o mesmo diagnóstico que você. Estou muito preocupado. Ela só tem 27 anos de idade, acabamos de nos casar. Sua mensagem: EXAME DE COLONOSCOPIA DEVIDO AS CARACTERISTICAS POSSUI UM INDEICE DE INDENTIFICAÇÃO DE LESOES NEOPLASICAS VARIANDO 85% E 95%

      Excluir
  30. Troquei de medito e fiz uma colonoscopia terça,porém,não fiz com meu novo medico, pq consegui o exame pelo sus, já é minha 3 em 4 anos , esta foi a pior ainda tenho desconforto abdominal, de imediato deu retite distal leve, e estou aguardando histopatológico...ando me sentindo fraca e este desconforto abdominal esta incomodando pq ate andar de bicicleta doi...fiz exames de sangue tb...estou meio tensa por conta desse desconforto...pq nunca senti nos outros exames.

    ResponderExcluir
  31. Meu marido fez a cirurgia de câncer de estômago há 14 anos e recentemente vem se queixando de dores abdominais, oque pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Olá, Dra. Terry, fiz uma colonoscopia à 3 dias e foi retirado 2 polipos com quase 3 cm cada, e 2 foi cauterização pq estavam bem pequenos. Estou sentindo muita dores lombar, princinpalmente qdo estou em pé, é normal? Tô mto preocupada e ñ consigo falar com o medico

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  34. CONSULTAS MÉDICAS E ORIENTAÇÕES EM SAÚDE

    A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.

    Pelas suas limitações, não deve ser intrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico.

    0 Código de Ética Médica vigente, promulgado em 1988, disciplina que é vedado ao médico:

    Artigo 62 - Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente cessado o impedimento e Artigo 134 - Dar consulta, diagnóstico ou prescrição por intermédio de qualquer veículo de comunicação de massa.

    ResponderExcluir
  35. Oi Dra., bom dia!!!! Dra. tenho 36 anos e o médico passou uma colonoscopia para eu fazer. Está com dois anos que fiz passei por uma cirugia de apendice estrangulado. Dra. tem algum problema ou corro algum risco em fazer esse exame com 36 anos. Estou com muito medo também porque vai ser feito em um hospital do SUS. Estou com muito medo por conta da higiene. Dra. me explica por favor: são aparelhos descartaveis? Como é por favor me explica Dra. Já vou fazer na quinta-feira. Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Boa noite eu fiz o exame sexta-feira só que o médico que fez não falo nada pr mim e assistente de falo que agora e com meu médico que ele vai ver oque faz só que eu estou com muita dor na barriga E normal?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde,
    Um ano atrás eu passei por uma cirurgia de apendicite aguda, a minha chegou a supurar e tive que usar uma bolsinha de colostomia por 6 meses, e em dezembro do ano passado fiz a reconstrução do transito intestinal, meu médico pediu a colonoscopia pra ver como tudo está. Mas eu não quero fazer este exame, teria outro exame que eu possa estar fazendo menos invasivo, e se teria alguma chance de eu ter problemas depois de um ano da cirurgia ?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  38. Dra. Como vai? Preciso uma informação referente a um exame de colonoscopia. Após o exame feito a título de rotina, pois meu pai teve canser foi constatado polipos, os mesmos foram retirados e na biopisia deu benegno, porém nunca tive sintomas, o problema e que fiquei com uma dor no lado esquerdo da barriga que perdura meses após o exame, a médica do SUS jura de pé junto que não pode ser do exame. Gostaria de saber a sua opinião, se a possibilidade de algum erro no exame que possa ter gerado essa dor permanente? Não tenho sangramento, faço fezes normal, fiz exame do abdômen total q não deu nada e sempre deixo bem claro para a médica que essa dor veio exatamente depois do exame, agora ela quer tratar síndrome do intestino irritável, você não acha se existisse esse problema isso seria detectado no exame de colonoscopia? Agradeco desde já!

    ResponderExcluir
  39. Dra. Como vai? Preciso uma informação referente a um exame de colonoscopia. Após o exame feito a título de rotina, pois meu pai teve canser foi constatado polipos, os mesmos foram retirados e na biopisia deu benegno, porém nunca tive sintomas, o problema e que fiquei com uma dor no lado esquerdo da barriga que perdura meses após o exame, a médica do SUS jura de pé junto que não pode ser do exame. Gostaria de saber a sua opinião, se a possibilidade de algum erro no exame que possa ter gerado essa dor permanente? Não tenho sangramento, faço fezes normal, fiz exame do abdômen total q não deu nada e sempre deixo bem claro para a médica que essa dor veio exatamente depois do exame, agora ela quer tratar síndrome do intestino irritável, você não acha se existisse esse problema isso seria detectado no exame de colonoscopia? Agradeco desde já!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde , fiz uma cirurgia de retirada de pólipo no intestino grosso em 20/005/2014 e até hoje sinto fisgads e queimação no local . Isso me incomoda bastante no dia a dia .O pólipo foi do tipo adenamatoso . Gostaria de saber se esse incomodo é normal ?

    ResponderExcluir
  41. Olá, a minha mãe fez a colonoscopia e o médico pediu biópsia. Será que ela está com alguma doença?

    ResponderExcluir
  42. ola boa tarde meu nome e zeneide meu pai não tem plano de saúde e estamos com muita dificuldade para encontra um laboratório que faz o exame de colonoscopia com magnificação por gentileza vcs não poderia me ajudar por favor obrigada

    ResponderExcluir
  43. Minha mãe fez a colonoscopia, para verificar um possível problema, mas no exame lhe perfuraram o intestino, passou seu aniversario de 80 anos no hospital e em função de uma fistula que surgiu depois da primeira cirurgia lhe operaram novamente, retirando parte do intestino o grosso, delgado e sigmoide, esta entre a vida e a morte com outra fístula, apos 7 semanas da perfuração, penso que estes exames estão sendo pedidos sem o devido critério, pois sim existem seus riscos, no caso de minha mãe, não foi detectado nenhum problema no intestino pela colonoscopia!!

    ResponderExcluir
  44. em janeiro de 2016 ,como costume de faz alguns exames de prevenção,desta vez tive azar o medico foi fazer a colonoscopia e perfurou o meu intestino ja estou estou com 4 meses e o meu abdome esta muito alto..quero saber qual o proficional q procuro...me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  45. em janeiro de 2016 ,como costume de faz alguns exames de prevenção,desta vez tive azar o medico foi fazer a colonoscopia e perfurou o meu intestino ja estou estou com 4 meses e o meu abdome esta muito alto..quero saber qual o proficional q procuro...me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Dra Terry estou a três semanas com fortes dores no abdômen que vão para parte de traz das costas passei por três clínicos e resumo foram feitos ultrassom e raio x mais exames de sangue por ultimo agora fui encaminhado ao cirurgião de plantão que me solicito uma tomografia tendo a, impressão radiológica: conglomerado linfonodal coalescente retroperitoneal, suspeito para doença linfoproliferativa. nefrolitíase a esquerda. duplicação incompleta do sistema coletor bilateralmente.
    agora fui encaminhado ao oncologista. se poder por gentileza me mande uma resposta cristianovas33@gmail.com de como sera esse tratamento, porque estou com dores .obrigado

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Dra. O que exatamente quer dizer um laudo de uma colonoscopia?
    Diz assim : Cólon Descendente - Presença de lesão vegetante, friável, com áreas de necrose, infiltrativa, produzindo subestentose da luz do órgão, com impossibilidade de ser transposto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, meu amigo recebeu um diagnóstico parecido, V teve que fazer cirurgia?

      Excluir
    2. Oi Mayara, meu amigo recebeu um diagnóstico parecido, V teve que fazer cirurgia?

      Excluir
  48. Boa tarde fiz a colonoscopia e o resultado exame incompleto por angulação fixa cólon sigmoide,o que poderia vir a ser isso?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde fiz a colonoscopia e o resultado exame incompleto por angulação fixa cólon sigmoide,o que poderia vir a ser isso?

    ResponderExcluir
  50. TENHO 41 ANOS E RETIREI DOIS POLIPOS, UM COM 3MM NO CECO COM ADENOMAS COM DISPLASIA DE BAIXO GRAU E OUTRO COM 2,5 CM COM ADENOCARCINOMA DE ALTO GRAU ASSENTADO NO PÓLIPO SEM MARGENS AVALIAVEIS A DOZE CM DO RETO. APÓS REALIZEI CA 19.9 E CEA E TOMOGRAFIA COMP DE TÓRAX, PELVI E ABDOME E EXAMES DE SANGUE TUDO NORMAL. MAS A TC DEU DIVERTICULOSE EM TODOS OS COLONS. CORRO RISCO DE RETIRAR MEU INTESTINO TODO?

    ResponderExcluir
  51. minha mãe tem 85 anos e esta com colicas e diarreia o medico indicou o colonoscopia mas como ta fazendo dieta ha mais de 1 mes ta fraca qual o risco pra ela fazer esse exame como filha muito preocupada. me orientem

    ResponderExcluir
  52. O meu filho fez o exame de colonos cópia porque ele fazia coco com sangue e normal depois que faz exame sai mais sangue por favor me esclareça pra mim

    ResponderExcluir
  53. Boa noite dra.gostaria de tirar uma dúvida, fiz uma cirurgia para retirada de pólipo, através de colonoscopia, hoje estou com 03 dias de cirurgia, defequei hoje pela primeira vez depois da cirurgia,e ocorreu sangramento, isso é normal? Estou muito apreensiva

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, Dra, á 2 meses estou com dores do lado esquerdo superior e constante constipação, gases, e inflamação do abdômen, agora a dor se estende as costas, fiz ultrassom, normal, fiz a colonoscopia com a retirada de um polipo de 5mm, resultado doença diverticular no sigmoide e Polipo de sigmoide. Resultado da Polipectomia Adenoma tubular com displacia Moderada(baixo grau).
    Mas apesar de tudo continuo com a dor e desconforto.
    Meu medico esta suspeitando do diagnostico, dado que
    não foi colocada a imagem da colonoscopia, quando solicitei no centro onde foi realizada, dizeram que a maquina estava com problemas e não salvou nada, aparece uma folha em branco.
    Pergunto como o medido conseguiu fazer o laudo sem imagem, se logo apos meu exame foi embora, é só fez o laudo uma semana depois quando voltou ao hospital. Será que posso refazer o exame? estou muito insegura.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde dra. Meu esposo está com diverticulite perfurada conforme laudo tomo e confirmação medico.. ficou internado tomou antibióticos sem cirurgia. Isso foi em agosto . Estamos em dezembro e gostaria de saber se já podemos realizar a colonoscopia para verificar a situação. E gostaria de saber se ele fazendo esse exame corre o risco de piorar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Dra.Terry meu marido começou com uma febre e as fezes dele era mole depois foi internado pois nada acharam,fez raio x do abdômen, utrason e endoscopia nada! Só que agora di sente um desconforto abdominal fala como se tivesse quente muito quente e corre pro banheiro mais as fezes saim pastozas fez colonoscopia com biópsia só não saiu o resultado ainda oque pode ser? Nem dormi ele consegue!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Dra. Tenho 30 anos.No mês de março do ano 2016 fiz uma colonoscopia foi feito biópsia e o resultado foi pólipos adenomatosos. Porém continuei tendo sangramento ao defecar. Repeti no dia 03 de março 2017 e foi retirado novamente pólipos. A minha dúvida é. É normal nascer pólipos apenas 1 ano após já ter passado por uma colonoscopia?? Aguardando resultado dos exames.

    ResponderExcluir
  58. Fiz colonoscopia ah 4dias atrás e estou com muita cólica e diarréia estou evacuando de 4a 6 vezes por dia e normal

    ResponderExcluir
  59. Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, Hospital Especialista que compra rim ($ 370,000.00 Dollars), Você deseja vender seu rim em troca de dinheiro? Se sim, então entre em contato com o doutor Anthony Craig hoje para obter uma transação confiável e boa para um bom dinheiro e para uma cirurgia melhor, entre em contato conosco Via: torontogeneralhospital@aol.com

    Esperando o seu responde ... ..
    Cumprimentos….
    Dr. Anthony Craig

    ResponderExcluir
  60. Dra fiz colonoscopia a 12 dias de rotina retirada de cá de reto superior a 4 anos após esses 12 dias veio sangue nas fezes como melena faz dois dias exames deram tudo bem sem alterações o que poderia ser

    ResponderExcluir
  61. muitas perguntas sem respostas, no meu ponto de vista todas as perguntas deveriam ter uma respostas, porque afinal sao pessoas em aflitos a procura de uma palavra de conforto para cada hum!
    um blog nao pode ficar sem resposta, ao seu leitor. desculpe so axo!

    ResponderExcluir
  62. doutora tenho tido dores abdominais fortes colicas intestinais queimacao e desconforto no reto ja utrason colonocospia ate tomoggrafia abdominal pelvico nao deu nada nos exame mais os sintomas nao desaparecem tem me incomodado demais tenho gases muito fortes o proctologista mandou eu voltar de 6 meses por favor me ajude minha vida social nao existe mais sai do trabalho pois nao aguento mais oque pode ser ja troquei a minha alimentacao

    ResponderExcluir
  63. Boa noite, fiz uma colonoscopia e retirei um pólipo de 3 cm, é o médico pediu urgência na biópsia. Relatou no laudo que a Base estava certamente comprometida
    É grave.
    Abraço André Luis

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, toda colonoscopia deve ter imagens ou o medico ou técnico pode fornecer apenas laudo ? Grato

    ResponderExcluir
  65. Olá hoje fiz colonoscopia com sedação e após a segunda evacuação depois do procedimento começou a sair sangue vivo toda vez que vou evacuar, perguntei pro médico se havia dado alguma alteração é ele disse que não, porém eu li que o sangramento ocorre quando há retirada de algum material como pólipos. É possível sangrar mesmo que o médica não tenha encontrado nenhuma alteração? Ou será que entendi errado o que ele disse, pois o laudo ainda não saiu!

    ResponderExcluir
  66. Fiz colonoscopia e endoscopia a 4dias.No intestino n tirei pólipos mas no estômago tirei um. E estou c dores abdominais. É normal? Estou tomando dimeticona,sucrafilm e omeprazol. Aguardo resposta obrigada

    ResponderExcluir
  67. Gostaria de agradecer ao Dr. EBOSELE por me ajudar a me fazer acreditar no feitiço mágico, ele trouxe meu amante de volta ao encontro 10: am ontem de manhã, entrei em contato com ele há 3 dias para me ajudar a trazer o meu ex de volta para mim e ele contou eu, ele me ajudará isso, uma vez que ele acabe de lançar o feitiço, o meu amante voltará para mim com dois dias, depois que ele acabou de lançar o feitiço, ele me chamou e disse que ele apenas queria que o espirito fosse que meu amante venha me procurar, ontem de manhã em 10: meu namorado voltou para mim, ele me disse que ele lamenta muito por me machucar rompendo comigo. Este é o ótimo trabalho de dr ebosele, você pode contatá-lo, eu nunca acredito em forst quando vi tantas pessoas falando sobre a bondade dele, então eu digo, permitam-me dar uma chance, fiquei surpreso por ele realmente ter trabalhado para mim você pode entrar em contato com ele se você tiver um namoro ou um relacionamento quebrado ou quer que alguém se apaixone aqui é dr ebosele detalhes: dreboselesolutioncenter@hotmail.com você também pode fazer o que ele está em: +2348147461232 entre em contato com ele para ajudá-lo também

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia Dra.minha mãe fez a colono e seu polipos no estomago,E está com anemia profunda tomando sangue só que tudo que ela come sente dor de barriga e normal o que a Sr me aconselha obrigada .

    ResponderExcluir
  70. Eu sou um representante do Iowa Lutheran Hospital, localizado em Iowa City, EUA. A gerência hospitalar me deu a oportunidade de anunciar na internet como trabalhamos e que começamos de novo no ano para a compra e venda de órgãos humanos, por exemplo, Rim, se você estiver interessado nesta oferta, não hesite em nos contatar no e-mail abaixo: compensamos os nossos doadores com boa quantia de dinheiro e somos especialistas em cirurgia de órgãos e, como doador, não há risco em isto.
    E este é o nosso e-mail:
    iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou nos contatar no whatsapp +1 929 281 1248

    ResponderExcluir
  71. Somos representantes do Iowa Lutheran Hospital localizado em Iowa City, EUA. Estamos aqui novamente para comprar rins para nossos pacientes e eles concordaram em pagar uma boa quantia em dinheiro para todos que desejarem doar um rim para salvá-los. está interessado em ser um doador ou você quer salvar uma Vida, por favor, escreva-nos no e-mail abaixo.

    Esta é uma oportunidade para você ficar rico ok, garantimos e garantimos 100% de transações seguras conosco, tudo será feito de acordo com a lei que orienta os doadores de rim.
    Então não perca mais tempo, por favor escreva-nos no iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou entrar em contato conosco no whatsapp +1 929 281 1248

    Iowa Lutheran Hospital.

    ResponderExcluir
  72. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir
  73. Atenção por FAVOR,

    Isto é para informar ao público em geral que o homem ou a mulher que são saudáveis e 100% sérios na venda de seus rins devem entrar em contato urgentemente com o Minot Center. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a quebra financeira e nós ofereceremos US $ 550.000 para o seu rim. Meu nome é Doutor Brad Hilaman, sou representante no Hospital Memorial Dosher. Nosso hospital é especializado em Cirurgia Renal / transplante e tratamento de outros órgãos, também lidamos com compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Se você está interessado em vender seu rim, por favor, não hesite em nos contatar via e-mail: doshermemorialhospital1@gmail.com

    Email: doshermemorialhospital1@gmail.com
    Ou whatsapp: +2348110652559
    Dr. Brad Hilaman.

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!