A data foi instituída, principalmente, para chamar a atenção dos governos e sociedade sobre a importância da criação de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos celíacos. Além do Brasil, a data foi adotada por vários países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Espanha e Canadá.
Pelo fato dos sintomas serem variados e estarem associados a outras doenças, muitas pessoas podem ser celíacas e não saber. Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será a possibilidade de a pessoa conviver com a condição celíaca, sem maiores prejuízos ao organismo. Do contrário, é possível que o celíaco passe toda sua vida enfrentando as consequências da doença, que podem levar à formação de tumores e estados de desnutrição crônica, sem que ele saiba que retirando de sua dieta alimentos com glúten é possível controlá-la.
Para saber mais detalhes sobre a doença celíaca e a programação do evento, visite o site: http://www.doencaceliaca.com.br/
Fonte: http://www.fbg.org.br/
Dra Terry, parabéns por seu espírito científico investigativo e criterioso em busca de diagnósticos mais plenos! Tantas vezes as dificuldades que temos não são bem rastreadas e nos acompanham, como um grito surdo por socorro; porque nascemos para brilhar! Que sua lanterna seja assim sempre persistente! Abraços. Ira e G.
ResponderExcluir