- 1. Evite o uso de antiinflamatórios, pois podem irritar o tubo digestivo e ativar a doença. Em caso de dúvida, consulte seu médico antes de ingerir qualquer nova medicação.
- 2. Nas crises de diarréia, procure não ingerir fibras alimentares, principalmente as insolúveis (verduras cruas, cascas de frutas,etc.), pois podem acentuar e perpetuar o quadro.
- 3. Não consuma condimentos picantes, pois são agressivos à mucosa intestinal que já encontra-se inflamada.
- 4. Evite o uso de papel higiênico. Procure lavar-se após as evacuações, pois isto evita possíveis irritações locais.
- 5. Sempre que consultar algum médico ou especialista da área da saúde, informe sobre sua doença e sobre os medicamentos em uso.
- 6. Entenda as medicações que você faz uso. Pergunte ao seu médico quais os seus efeitos colaterais e por quanto tempo você deverá usá-las.
- 7. Uma vez decidido o tratamento, siga-o de maneira discipinada. se uma medicação lhe foi prescrita, tome-a exatamente como foi solicitado.
- 8. Algumas medicações DEVEM ser mantidas mesmo quando você está bem, a fim de evitar recidivas da doença. Portanto, nunca pare de tomar uma medicação sem antes consultar o seu médico.
- 9. Algumas medicações utilizadas para as DII podem provocar eventuais efeitos indesejáveis, como anemia e hepatotoxidade. Exames laboratoriais e clínicos devem ser realizados regularmente durante o tratamento.
- 10. Não fume, especialmente se você tem Doença de Crohn. O tabagismo piora significativamente esta doença.
- 11. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, a fim de absorver os nutrientes necessários e obter ganho de peso. Evite pular refeições ou ficar longos períodos em jejum.
- 12. Faça sempre práticas esportivas. Mantendo o seu corpo saudável você terá uma melhor qualidade de vida. Momentos de lazer e descontração são necessários e possuem um impacto positivo no controle da doença.
- 13. Lembre-se de que todos os pacientes portadores de DII são diferentes. Não existe " caso típico". Portanto, o tratamento é sempre individualizado e único.
- 14. Estresses emocionais podem agravar a doença. Pratique atividades que o ajudem a buscar o equilíbrio - ex: yoga, meditação, psicoterapia e esportes.
- 15. Informe-se sobre sua doença, seus sinais e sintomas. Conheça o seu organismo e o modo como a doença o afeta.
- 16. Se você possui retocolite, provavelmente deverá realizar colonoscopias regulares como exame de prevenção de câncer colorretal. Informe-se com seu médico.
- 17. No caso de recaídas, tanto na Retocolite Ulcerativa quanto na Doença de Crohn, a menstruação pode ser temporariamente afetada, com ciclos irregulares.
- 18. Durante as recaídas, particularmente se houver diarréia intensa, a eficácia do anticoncepcional de uso oral poderá ser menor, e outros métodos de contracepção deverão ser utilizados.
- 19. Não há evidências de que as DIIs sejam adversamente afetadas pela gravidez. Entretanto, se você estiver fazendo planejamento familiar ou desejar engravidar, deverá sempre falar sobre isto com o seu médico. É melhor tentar a concepção na fase de remissão da doença, ouseja, quando estiver se sentindo bem.
- 20. Recaídas agudas durante o período de gravidez podem ser seguramente tratadas com corticosteróides ou aminossalicilatos sem danos ao feto.
Translate
domingo, 2 de janeiro de 2011
Cuidados e orientações aos portadores de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa Inespecífica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!