Qualquer processo inflamatório hepático ( seja ele por vírus, medicamentos, excesso de gordura, álcool, entre outros) gera uma destruição progressiva , com uma desorganização, fibrose e atrofia do fígado, denominada de CIRROSE.
Portanto, podemos definir cirrose como sendo o estágio final de uma doença inflamatória crônica do fígado.
Fato relevante é que o fígado possui uma grande capacidade de regeneração, e este processo pode levar 15 a 30 anos para a cirrose se instalar.
PRINCIPAIS CAUSAS DE CIRROSE HEPÁTICA
- PRIMEIRA: Hepatite por vírus B e C. Atualmente a principal causa de cirrose no Brasil é a HEPATITE C CRÔNICA. Dentre os indivíduos que possuem a doença, estima-se que 40-50% evoluirão com cirrose. A hepatite C é a principal causa de câncer hepático e a principal indicação de de transplante deste órgão.
- SEGUNDA: Uso abusivo do ÁLCOOL - ingestão diária, acima de 15 anos, em doses superiores a 40 g/dia para mulheres e 80g/dia para os homens.
- TERCEIRA: OBESIDADE . Estima-se que no Brasil 11 a 15% da população seja obesa, o que configura um sério problema de saúde pública atual. O acúmulo de gordura no interior da células do fígado ( esteatose hepática ) constitui hoje uma causa importante de inflamação e degeneração do órgão.
DIAGNÓSTICO
O processo inflamatório do fígado leva a sua atrofia, deformidade e diminuição. Desta maneira, há uma dificuldade muito grande de o sangue circular pelo fígado, ficando acumulado ( congestão ) em outros órgãos como baço, esôfago e estômago.
- ENDOSCOPIA: podemos evidenciar varizes no esôfago e no estômago
- ULTRASSOM DE ABDOMEM: podemos evidenciar um fígado pequeno e deformado, além de um baço aumentado de tamanho (espenomegalia).
- BIÓPSIA HEPÁTICA: estudo anatomo-patológico de fragmentos do fígado para determinar o grau de comprometimento hepático
- Icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas)
- Ascite (acúmulo de líquido detro da cavidade abdominal)
- Encefalopatia hepática (distúrbio neurólogico provocado pelo acúmulo de metabólitos hepáticos no cérebro)
- Falta de apetite e emagrecimento
- Desnutrição- perda da massa muscular
- Osteoporose
- Edema de membros inferiores
- Distúrbios da coagulação por baixa de plaquetas- risco de sangramentos
- Hemorragias Digestivas- rupturas de varizes esofágicas
- Diminuição da imunidade
Deve ser dirigido para a doença de base: tratar a hepatite B e/ou C, reduzir o peso corpóreo, interromper o uso do álcool.
Não há um tratamento específico para a cirrose. O tratamento objetiva interromper a progressão da doença que, em alguns casos, pode levar também a reversão parcial do grau de cirrose.
Se realizado em um estágio inicial, há possibilidade de que a doença se estabilize e o indivíduo tenha uma sobrevida normal. Em estágios avançados o único recurso disponível é o TRANSPLANTE DE FÍGADO. O Brasil chega a realizar até 4.000 transplantes hepáticos anualmente, com uma taxa de sucesso cada vez maior devido ao aprimoramento da técnica cirúrgica e aos medicamentos utilizados.
PREVENÇÃO
- Vacinar contra a Hepatite B
- Diagnosticar precocemente e tratar os casos de hepatite C. Vale lembrar que a Hepatite C é uma doença silenciosa e até o momento não há vacina disponível.
- Controlar os fatores de risco que levam a esteatose hepática: diminuir a obesidade, praticar exercícios físicos, controlar o diabetes e a dislipidemia ( colesterol e triglicérides elevados ).
- Evitar o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
Saiba mais sobre a Hepatite C, acesse: http://saudedigestiva.blogspot.com/2010/03/hepatite-c-uma-epidemia-silenciosa.html
Meu esposo foi diagnosticado com cirrose hepatica crônica,está muito magro não consegue andar e com anemia, sente muita fome cometido tempo, mas não adquiriu peso.
ResponderExcluirNo dia 04 de agosto ele passou mau foi levado pro os lá entrou em coma alcoólico, ficou 4 dias até ser levado pra um hospital, ficando numa UTI, teve hemorragia, edema pulmonar, parada nos rins, até ir a uma enfermaria, onde ao todo no hospital ficou 36 dias. Hoje está a 4 dias em casa mas não consegue andar, se sente muito fraco. Só queria saber o que devo fazer pra ajudar?
Muchos profesionales de la salud me "diagnosticaron" fatiga suprarrenal y VIH, cáncer de próstata y enfermedad renal, por lo que mi situación era molesta y luego seguí buscando una cura permanente en línea. Fue entonces cuando conocí las manos del Dr. Jekawo, a quien Dios ha bendecido con hierbas ancestrales y un don para curar a personas con enfermedades como cánceres, enfermedad de Alzheimer, VPH, infertilidad masculina y femenina, melanoma, mesotelioma, diabetes, mieloma múltiple, enfermedad de Parkinson, tumores neuroendocrinos, herpes, VIH / SIDA, linfoma no Hodgkin, diarrea crónica, EPOC, hepatitis ... Así que compré sus medicinas a base de hierbas y he estado cuidando mi salud durante 6 años y, de hecho, confirmé que sus medicinas a base de hierbas son una cura permanente y estoy muy feliz de haber llegado a conocer sus curaciones a base de hierbas. Puede comunicarse con el Dr. Jekawo Correo electrónico: drjekawo@gmail.com WhatsApp: +2347059818667. Si usted pasó por exactamente lo que yo pasé en términos de condiciones de salud, porque para ser honesto, hay más que aprender sobre las hierbas naturales.
ResponderExcluir