Translate

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Síndrome do Intestino Irritável - Importante impacto na qualidade de vida

A Síndrome do intestino irritável (SII) é uma das afecções mais comuns do aparelho digestivo nos países ocidentais, caracterizando-se por dor e desconforto abdominais recorrentes associados à alteração do hábito intestinal ( diarréia, constipação ou alternância), na ausência de qualquer anormalidade orgânica.
Os pacientes podem  ainda apresentar  outras queixas como  distensão abdominal, cólicas, flatulência, urgência para evacuar e sensação de evacuação incompleta.
A doença incide em qualquer faixa etária, mas atinge especialmente indivíduos entre 20 e 40 anos, sobretudo as mulheres. Embora esta disfunção tenha uma evolução totalmente benigna, pode levar a um prejuízo significativo na qualidade de vida, pois apresenta um curso crônico, com grandes variações em sua intensidade e, por vezes, superpõe seus sintomas aos de outros distúrbios funcionais do aparelho digestivo, como dispepsias, refluxo gastroesofágico e constipação ou diarréia de origem orgânica.

Quais as causas da SII?
Muito se avançou na última década sobre o conhecimento dos mecanismos envolvidos no desencadeamento e perpetuação dos sintomas desta síndrome, contudo sua fisiopatologia não está totalmente esclarecida.
Entre os mecanismos envolvidos, podemos citar:
  • hipersensibilidade visceral destes pacientes associada à desrregulação de neurotransmissores intestinais, particularmente a serotonina, e seus receptores. ( alteração da regulação do eixo cérebro-intestinal levando a um aumento da sensibilidade intestinal aos estímulos dolorosos).
  • Fatores genéticos
  • Fatores psicossociais ( estresse emocional, ansiedade )
  • Alterações intestinais pós-infecciosas ou inflamatórias (gastroenterocolites)
  • Fatores alimentares (dieta fermentativa)
  • Alterações intestinais motoras ( resposta exagerada e inadequada dos movimentos intestinais aos estímulos alimentares ou emocionais)


Afecções frequentemente presentes nos pacientes portadores de SII:
Doença do refluxo gastroesofágico, afecções genitourinárias, fibromialgia, cefaléia tensional, síndrome da fadiga crônica (SFC), dor temporomandibular (ATM) e transtornos psicológicos.

Ainda que somente uma pequena parcela dos pacientes procure um gastroenterologista ( estima-se apenas 20% destes pacientes), a doença possui  uma importante repercussão na saúde pública, pois é responsável por perdas expressivas de horas de trabalho e por um decréscimo da qualidade de vida destas pessoas.

Como a SII é diagnosticada?
O diagnóstico baseia-se em dados clínicos, a partir de critérios estabelecidos por especialistas e resultantes de avaliações de estudos populacionais, chamados de critérios de ROMA III.
Os exames bioquímicos de sangue, exame de fezes, estudos de imagem ou endoscópico são importantes mas não imprescindíveis ao diagnóstico da doença, uma vez que os critérios de Roma baseiam-se fundamentalmente no quadro clínico: " presença de dor ou desconforto abdominal, geralmente aliviados pela evacuação, de início no mínimo há 6 meses, contínuos nos últimos 3 meses, associados a correlação do aspecto das fezes e sensibilidade evacuatória".
Lembro que na SII, por ser uma doença funcional, ou seja , sem alterações estruturais anatômicas , os exames subsidiários apresentam-se normais.
É importante lembrar que a ausência dos sintomas de alarme para câncer colorretal ( sangramento intestinal, perda de peso, febre, anemia ou massa abdominal palpável ) deve ser pesquisada e confirmada.

Qual o tratamento da SII?
O controle dos sintomas da SII pode ser alcançado por medidas que incluem dietas específicas, manutenção do equilíbrio emocional ( psicoterapia ) e medicação apropriada. Vários tipos de medicamentos são usados para o tratamento da SII, entre eles os reguladores intestinais, os prócinéticos, os bloqueadores do canal de cálcio, os antidepressivos,os inibidores das prostaglandinas, entre outros.
A SII é uma doença crônica e benigna, não relacionada à incidência de neoplasias do aparelho digestivo.
O paciente, com o tratamento, costuma ficar longos períodos assintomático, porém está sujeito a crises agudas, principalmente relacionadas aos transtornos emocionais ou a ingestão de algum alimento a que seu aparelho digestivo tenha maior sensibilidade.
O tratamento também pode ser auxiliado por atividades que passem tranquilidade ao paciente, como a psicoterapia, técnicas de relaxamento, yoga, exercícios físicos, pintura, música,etc.

Como a dieta interfere na SII?
A ingestão de alimentos e o estresse psicológico são os principais fatores desencadeantes e perpetuadores da síndrome. Normalmente os sintomas ocorrem logo após as refeições e em média 35 a 66% das pessoas que apresentam a SII não toleram certos tipos de alimentos.
Para avaliar se isto acontece com você, observe se a ingestão de um determinado alimento provoca diarréia ou constipação; anote os alimentos ingeridos e o número de evacuações/sintomas durante a semana. Vale lembrar que nem todas as pessoas são afetadas da mesma maneira pelos mesmos alimentos.
Alguns exemplos de alimentos que costumam desencadear sintomas na SII: alimentos gordurosos, ricos em sorbitol ( adoçante), latícinios, condimentados, cafeína e bebidas alcóolicas.
No caso da lactose, 25% dos pacientes com a SII podem apresentar intolerância a esta substância, e portanto a dimuição do seu consumo pode evoluir com a melhora dos sintomas em alguns casos. Nos pacientes com constipação, deve-se estimular a dieta rica em fibras. Nos casos em que há distensão abdominal devido a gases intestinais, alimentos como feijão, lentilha, cenoura, uva-passa, damasco, brócolis, couve-flor e cebola devem ser evitados.


Procure sempre um especialista.


Leia Mais: Síndrome do Intestino Irritável - Evitando a crise. Acesse:

3 comentários:

  1. Doutora,parabéns pelo artigo claro e rápido.Gostei bastante.Rogério de Santo André-SP

    ResponderExcluir
  2. Doutora,parabéns.Gostaria muito que me respondesse se consigo afastamento do trabalho pois passo muito extess no trabalho e tenho uma carga de trabalho muito alta.Tenho a sii,tou sofrendo muito com os sintomas da doença.
    Obrigado!
    magno
    e-mail magnosilva649@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

    lojinhadokefir.com.br

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!