Saiba que estes dois fatores são muito importantes e que o seu controle pode fazer com que as crises minimizem ou até mesmo desapareçam.
CONTROLANDO A ALIMENTAÇÃO
É interessante que no início você faça um " Diário Alimentar", anotando durante uma semana o que você comeu e se houve algum tipo de desconforto gastrointestinal. Desta maneira, você pode relacionar o que mais lhe faz mal e evitar o consumo.
Em geral, as pessoas com SII não toleram muito bem as gorduras, os açúcares frutose e sorbitol ( presentes na maçã, pêra, pêssego, bebidas fermentadas , dietéticos), leite e derivados, café bebidas alcoólicas, chocolate, enlatados e grãos. Vegetais e fibras podem incomodar devido à fermentação excessiva e ao aumento na produção de gases, porém podem ajudar bastante aquelas pessoas com SII que cursam com constipação.
A orientação geral para todas as pessoas com SII é que devem comer pouco e fracionadamente ( várias vezes ao dia ), ingerir bastante líquido ( mínimo 2 litros de líquidos ao dia ) longe dos horários das refeições e evitar o consumo de gorduras e frituras.
CONTROLANDO O ESTRESSE
Agumas orientações podem ajudá-lo(a):
- Faça exercícios físicos regulares, adequados à sua idade e condição física; aprenda técnicas de relaxamento, como sentar-se em um local tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente e devagar, relaxando todos os músculos do corpo, começando pelos pés e terminando na cabeça; relacione os seus afazeres diários e resolva uma coisa de cada vez, dando prioridade aos mais importantes; interrompa a sua atividade diária para relaxar por 5 minutos, conversando, escutando música ou lendo algo que não se relaciona com o trabalho. E, finalmente, não se esqueça dos seus momentos de lazer; faça uma atividade recreativa, esportiva ou lúdica que lhe dê prazer! Ioga, pilates, dança, artesanato....preze pelo seu momento de bem-estar!
Para controlar a SII é importante seguir sempre a prescrição e as orientações médicas.
Leia mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável. Acesse:
Estou em crise , e estou com medo até de comer
ResponderExcluiralguma coisa que possa me fazer mal...
Estresse é uma das coisas mais dificeis de evitar !!!
Ola Jessica, acabo de descobrir esta síndrome e não consigo me acostumar com o ideia de ter que conviver dia após dia com dores abdominais que no momento afetam até as costas. Gostaria de saber se poderíamos fazer contato para que assim me passe algumas dicas de como lidar com isso...
ResponderExcluir