Translate

domingo, 11 de março de 2012

Síndrome do Intestino Irritável - Evitando a Crise

Você já deve ter percebido que os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) - diarréia ou constipação, gases e dor abdominal, entre outros - pioram e melhoram de tempos em tempos, e talvez já tenha relacionado a piora a algum alimento presente em sua dieta  ou a períodos de estresse mais intenso.
Saiba que estes dois fatores são muito importantes e que o seu controle pode fazer com que as crises minimizem ou até mesmo desapareçam.

CONTROLANDO A ALIMENTAÇÃO 


Não há regra geral para a sua dieta, mas você terá de observar o seu organismo para saber quais os alimentos podem desencadear uma crise e evitá-los. Lembre-se que esta orientação é muito individual, portanto não necessariamente o que incomoda a uma pessoa, irá incomodá-lo e vice-versa.
É interessante que no início você faça um " Diário Alimentar", anotando durante uma semana o que você comeu e se houve algum tipo de desconforto gastrointestinal. Desta maneira, você pode relacionar o que mais lhe faz mal e evitar o consumo.
Em geral, as pessoas com SII não toleram muito bem as gorduras, os açúcares frutose e sorbitol ( presentes na maçã, pêra, pêssego, bebidas fermentadas , dietéticos), leite e derivados, café bebidas alcoólicas, chocolate, enlatados e grãos. Vegetais  e fibras podem incomodar devido à fermentação excessiva e ao aumento na produção de gases, porém podem ajudar bastante aquelas pessoas com SII que cursam com constipação.
A orientação geral para todas as pessoas com SII é que devem comer pouco e  fracionadamente  ( várias vezes ao dia ), ingerir bastante líquido ( mínimo 2 litros de líquidos ao dia ) longe dos horários das refeições e evitar o consumo de gorduras e frituras.

 CONTROLANDO O ESTRESSE


Infelizmente não há fórmulas mágicas, pois as pessoas são afetadas de formas diferentes, por problemas diferentes, reagindo conforme suas características individuais. Discuta seus problemas com seu médico, ele tem como avaliar a gravidade da situação e , se necessário, lhe indicar um especialista na área.
Agumas orientações podem ajudá-lo(a):
  •  Faça exercícios físicos regulares, adequados à sua idade e condição física; aprenda técnicas de relaxamento, como sentar-se em um local tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente e devagar, relaxando todos os músculos do corpo, começando pelos pés e terminando na cabeça; relacione os seus afazeres diários e resolva uma coisa de cada vez, dando prioridade aos mais importantes; interrompa a sua atividade diária para relaxar por 5 minutos, conversando, escutando música ou lendo algo que não se relaciona com o trabalho. E, finalmente, não se esqueça dos seus momentos de lazer; faça uma atividade recreativa, esportiva ou lúdica que lhe dê prazer! Ioga, pilates, dança, artesanato....preze pelo seu momento de bem-estar!
  Siga à risca as orientações do seu médico, tome de forma correta as medicações indicadas, converse com outras pessoas com o mesmo problema, procure informações sobre a doença e tranquilize-se. Lembre-se que a SII não é uma doença grave e não se torna grave com o passar do tempo. É uma doença funcional do intestino e aprendendo a lidar com ela, você terá uma vida normal.

   Para controlar a SII é importante seguir sempre a prescrição e as orientações médicas.       


Leia mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável. Acesse:

3 comentários:

  1. Estou em crise , e estou com medo até de comer
    alguma coisa que possa me fazer mal...
    Estresse é uma das coisas mais dificeis de evitar !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir
  3. Ola Jessica, acabo de descobrir esta síndrome e não consigo me acostumar com o ideia de ter que conviver dia após dia com dores abdominais que no momento afetam até as costas. Gostaria de saber se poderíamos fazer contato para que assim me passe algumas dicas de como lidar com isso...

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!