Translate

domingo, 11 de março de 2012

Síndrome do Intestino Irritável - Evitando a Crise

Você já deve ter percebido que os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) - diarréia ou constipação, gases e dor abdominal, entre outros - pioram e melhoram de tempos em tempos, e talvez já tenha relacionado a piora a algum alimento presente em sua dieta  ou a períodos de estresse mais intenso.
Saiba que estes dois fatores são muito importantes e que o seu controle pode fazer com que as crises minimizem ou até mesmo desapareçam.

CONTROLANDO A ALIMENTAÇÃO 


Não há regra geral para a sua dieta, mas você terá de observar o seu organismo para saber quais os alimentos podem desencadear uma crise e evitá-los. Lembre-se que esta orientação é muito individual, portanto não necessariamente o que incomoda a uma pessoa, irá incomodá-lo e vice-versa.
É interessante que no início você faça um " Diário Alimentar", anotando durante uma semana o que você comeu e se houve algum tipo de desconforto gastrointestinal. Desta maneira, você pode relacionar o que mais lhe faz mal e evitar o consumo.
Em geral, as pessoas com SII não toleram muito bem as gorduras, os açúcares frutose e sorbitol ( presentes na maçã, pêra, pêssego, bebidas fermentadas , dietéticos), leite e derivados, café bebidas alcoólicas, chocolate, enlatados e grãos. Vegetais  e fibras podem incomodar devido à fermentação excessiva e ao aumento na produção de gases, porém podem ajudar bastante aquelas pessoas com SII que cursam com constipação.
A orientação geral para todas as pessoas com SII é que devem comer pouco e  fracionadamente  ( várias vezes ao dia ), ingerir bastante líquido ( mínimo 2 litros de líquidos ao dia ) longe dos horários das refeições e evitar o consumo de gorduras e frituras.

 CONTROLANDO O ESTRESSE


Infelizmente não há fórmulas mágicas, pois as pessoas são afetadas de formas diferentes, por problemas diferentes, reagindo conforme suas características individuais. Discuta seus problemas com seu médico, ele tem como avaliar a gravidade da situação e , se necessário, lhe indicar um especialista na área.
Agumas orientações podem ajudá-lo(a):
  •  Faça exercícios físicos regulares, adequados à sua idade e condição física; aprenda técnicas de relaxamento, como sentar-se em um local tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente e devagar, relaxando todos os músculos do corpo, começando pelos pés e terminando na cabeça; relacione os seus afazeres diários e resolva uma coisa de cada vez, dando prioridade aos mais importantes; interrompa a sua atividade diária para relaxar por 5 minutos, conversando, escutando música ou lendo algo que não se relaciona com o trabalho. E, finalmente, não se esqueça dos seus momentos de lazer; faça uma atividade recreativa, esportiva ou lúdica que lhe dê prazer! Ioga, pilates, dança, artesanato....preze pelo seu momento de bem-estar!
  Siga à risca as orientações do seu médico, tome de forma correta as medicações indicadas, converse com outras pessoas com o mesmo problema, procure informações sobre a doença e tranquilize-se. Lembre-se que a SII não é uma doença grave e não se torna grave com o passar do tempo. É uma doença funcional do intestino e aprendendo a lidar com ela, você terá uma vida normal.

   Para controlar a SII é importante seguir sempre a prescrição e as orientações médicas.       


Leia mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável. Acesse:

2 comentários:

  1. Estou em crise , e estou com medo até de comer
    alguma coisa que possa me fazer mal...
    Estresse é uma das coisas mais dificeis de evitar !!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Jessica, acabo de descobrir esta síndrome e não consigo me acostumar com o ideia de ter que conviver dia após dia com dores abdominais que no momento afetam até as costas. Gostaria de saber se poderíamos fazer contato para que assim me passe algumas dicas de como lidar com isso...

    ResponderExcluir

Esta matéria foi esclarecedora e informativa? Deixe sua opinião!